sábado, 13 de outubro de 2007

Post sem sentido, pensado às 4h da manhã, na 3ª noite consecutiva de insónia!

Há 3 noites que não durmo mais que 2 ou 3 horas. A juntar ao excesso de trabalho, começo a sentir-me muito ansiosa e fisicamente esgotada. O meu cérebro aproveita-se desta minha fraqueza para me enviar os pensamentos mais estranhos que se possa imaginar. E o desta noite começa com os 10 mandamentos. Só me lembro de três e porque 2 deles são óbvios e o outro é engraçado, na minha perspectiva. Não acham que os mandamentos são muito vagos?


- Não matarás!


Tem lógica, se se refere ao uso de uma arma mortal. Mas, pensem comigo... lá vai a Babe no seu carrinho, vê a atravessar a estrada um tipo que na opinião dela ficava mais bonito colado ao alcatrão e pimba! passa-lhe com o carro por cima. Ele morreu, mas eu não o matei. Atropelei-o e isso levou à morte do individuo... Tem lógica, não tem?


- Não roubarás!


Acho que deviam ter feitos umas alíneas, porque tem toda a razão de ser se dissesse:


a) Não roubarás quem trabalha!

b) Não roubarás quem tem menos que tu!


E por aí adiante. E já pensaram naquele ditado "Ladrão que rouba ladrão, tem 100 anos de perdão"? Lá está, colocavam uma alínea a dizer "Não roubarás, excepto o Estado, porque este já te rouba a ti". É só uma ideia.


E por último (dos 3 que me lembro):


- Não cobiçarás a mulher do... (aqui não me lembro, mas acho que é semelhante ou próximo)


Eu sou gaja HETEROSSEXUAL! Quero lá saber da mulher.


Percebem porque digo que os mandamentos são vagos? E machistas, ainda por cima!



Eu não me lembro dos mandamentos, mas sei as regras da vivência em comunidade. No entanto, tenho uma regra própria que serve para tudo e mais alguma coisa e é por essa que rejo toda a minha vida:


- Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti!


Tirando o óbvio, matar e roubar, uma das coisas que evito ao máximo fazer é mesmo mentir e dar falsas esperanças. O que eu não quero para mim, não dou aos outros. E não me refiro só a namorados e relacionamentos amorosos.


Por exemplo, não há coisa que me aborreça mais que um fornecedor meu quando se trata de me dar prazos de fabrico e/ou entrega. Esqueçam, ele nunca diz a verdade. O bom, é que eu já sei isso e quando ele diz "Amanhã entrego" eu traduzo logo em "Se tudo correr bem depois de amanhã, ao final do dia e depois de me chateares muito a cabeça!". Mas, porque é que ele não diz a verdade logo? Porque anda ali a enrolar a questão?


Depois, podemos pensar na família. O filho que diz ao pai que nem gosta da noite, mas é vê-lo todo borrachão dia sim, dia sim, e a chegar à hora do pequeno-almoço a casa! Mais vale assumir o que é, em vez de enganar os paizinhos. Eles não dormem de qualquer das formas!


E por último, as relações amorosas. Aqui já dei e levei! Pá! Tenho de assumir que também falho. Sou certificada, não perfeita!


Por exemplo, lembro-me de ter saído com um rapazito durante... 2 ou 3 meses, acho... (já foi há muito tempo). Ele, aparentemente, era apaixonado por mim, no meu caso não me aquecia nem arrefecia. Porque saí com ele? Não tinha nada melhor para fazer! A minha desculpa interior na altura é que eu nunca lhe menti dizendo que gostava dele, blá, blá, blá... Mas, a verdade, e até os cegos a veêm, é que lhe dei esperanças. Eu sabia dos sentimentos dele e ao consentir em sairmos juntos estava a dar-lhe esperanças de algo que nunca aconteceria! Cá para nós, nunca me perdoei, porque me arrependi profundamente e nunca repeti esse erro. No entanto, já me fizeram o mesmo um sem número de vezes.


Exemplo hipotético: tenho uma relação com mais baixos que altos, dia sim dia não imagino que qualquer dia acaba-se tudo. Sei de alguém que gosta de mim. Que é que eu faço? Simples, directa ou indirectamente, faço com que essa pessoa (uma espécie de suplente) saiba que as coisas não estão bem. Assim, mantenho-a em stand by, para o caso de necessitar. Digo que ligo e não ligo, digo que está mau, mas continuo... E quando deixo passar algum tempo sem notícias faço um telefonema surpresa o que me garante mais umas semanas...


ISSO é uma m*rda! Não se faz!


Por isso, ao fim de 10 anos de catequese e outros tantos de missas semanais (a que fui obrigada à força), não ganhei fé. Na verdade... sabem as casas de correcção, que os miúdos saiem piores do que entraram? Pois, missa e catequese tiveram o mesmo efeito. Se entrei com crença e fé, saí limpinha de ambas. No entanto, nem tudo são espinhos. No meio da hipocrisia que aquilo era, lá consegui tirar algumas lições de moral, entre elas:


Fazer pelos outros o que espero que façam por mim!


Bom fim-de-semana...




17 comentários:

André disse...

"Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti!"
è pena é que nem toda a gente pense assim,e por isso a sociedade
continua a ser e a valer o que vale... nada!
não há nada pior que a hipócrisia,e no fim estamos rodeados dela
por todo o lado.

Afgane disse...

Cara Babe,
Essa dos mandamentos já era a começar peo "Não cobiçarás a mulher do próximo" então e se cobiçar a do que está longe já pode ser? Acho que os verdadeiro mandamentos estão dentro de nós, na forma como nos olhamos e sentimos. Se sentirmos respito e carinho por nós certmente que o sentiremos pelos outros. Na verdade já sofri muitos dissabores por respeitar valores como a honra, a amizade e o amor. Fui traído nos dois últimos inúmeras vezes, mas mesmo assim acredito nos meus valores e nas pessoas. Para mim é importante que a cara física que vejo no espelho todas as manhãs corresponda ao meu interior espiritual. Religião? São todas iguais e todas procuram um caminho para um Deus que moldam consoante a sua maneira de pensar o que está crto. A fé? É algo que se sente, não se descreve, não se critica, existe ou não dentro de nós. Fé em quê? No que quisermos, no que acharmos merecedor dessa nossa fé. Neste momento tenho a fé de que vou trabalhar todo o fim de semana sem fazer a ponta de um corno a não ser pintar o quadro da Anokas durante a hora de serviço já que me pagam para não fazer nada he he he.
Beijos e bom fim de semana

S* disse...

Estamos numa onda de reflexão sobre estas coisas de mandamentos, igejas e tal?? lol acabei de publicar um post (mega post) acerca desta treta da Igreja da Santíssima Trindade... tem nesse post um link para o teu post em que referes o Monsenhor Luciano Guerra e a sua teoria relativamente ao divórcio e à violencia domestica. :)

**

Bruno Fehr disse...

"Não faças aos outros o que nã queres que te façam a ti", é sabedoria popular e não um mandamento.

Os 10 mandamentos são:

1- Não tendo outro deus diante Dele.

2- Não fazer imagens de ídolos, não se prostrando diante deles e nem os cultuando.

3- Não pronunciando o Seu Nome em vão.

4- Não esquecer de santificar o dia de Sábado e, consagrar o dia de Sábado para honra do Senhor: "Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do Sábado, e o santificou."

(interessante que nós santificamos o domingo e não o sábado)

5- Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

6- Não matarás.

7- Não adulterarás.

8- Não furtarás.

9- Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

10- Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Lívio disse...

Eu que o diga. Onze anos de sermões e missas cantadas, novenas, círios pascais e missas do galo, transformaram-me num herético agnóstico, que acredita em si próprio, nos que ama e nos outros, enquanto houver razão para isso!
Se fé é sinónimo de acreditar, então tenho fé!

Ops, parece que fiz de propósito para chegar aos 10000.

Babe Certificada disse...

Psycho_mind

Estamos e sem querer, às vezes, também somos. Temos é de ter consciência disso e tentar alterar!

Babe Certificada disse...

Afgane

Eu acredito nos outros, porque acredito em mim. Penso que se faço as coisas de determinada forma e tento ser mais e melhor, haverá por aí outros como eu!

Babe Certificada disse...

LC

É inevitável pensar nessas questões, primeiro porque a maioria cresce a ser educado de acordo com elas e segundo porque vemos tanta coisinha má e horrível por aí, que simplesmente queremos respostas!

Babe Certificada disse...

Crestfallen

Nem eu disse que era um mandamento. Pelo menos 1 dos 10. Eu disse que esse é o meu mandamento e que me rejo por ele!

Babe Certificada disse...

Livio

No entanto... felizes dos que acreditam,não é?

Anónimo disse...

quando existe fé, existe crer, para se ter fé não é preciso ser-se devoto de uma religião, deus aceita-nos conforme somos, com ou sem ideologias religiosas e nós temos de fazer sempre com que consiga-mos acreditar em nós próprios.

LurdesMartins disse...

Afinal parece que sempre serviu para alguma coisa...
Beijinhos

quartonorte disse...

Então isso da sarça ardente é tudo uma treta?

sonjita disse...

Bem, tomei a liberdade de vir à tua antiga casa dar uma volta... hilariante o teu texto, só tenho pena de estar no trabalho e não poder dar algumas gargalhadas estridentes, mas enfim, deu para o gasto... gostei porque me revi em muito do que escreveste e um dos meus lemas também é "não faças aos outros o que não gosterias que te fizessem a ti" se bem que (confesso) nem sempre o cumpra :)
Também já tive situações como a tua, ter o rapazito na algibeira... mas tb me senti muito mal!!!
Quanto à religião... sim, também sofri uma lavagem pela catequese e idas forçadas à missa... revolta-me a hipocrisia com que algumas pessoas se dedicam a ela porque acho que se fossem mesmo crentes em Deus não fariam muitas das coisas que fazem... No entanto, acho que aprendi bons valores com algumas coisas que a religião me ensinou... Hoje em dia de vez em quando vou a uma missa por alma de alguém querido ou entro numa igreja porque me dá um pouco de paz em dias de revolta mas não me revejo num cenário de obrigatoriedade para com a religião.
Enfim...
BJoka

P.S. Sendo eu também uma "certificada" outro lema é o ciclo PDCA... Plan Do Check Act ... se bem que nem todos os lemas se cumprem e como tal de vez em quando avanço do Plan para o Act... umas vezes até corre bem mas outras....

Babe Certificada disse...

Sonjita

Espero que gostes, fui mt feliz nesta casa. eheheh

Anónimo disse...

sinceramente nao me surpreendi ao ler o teu post, nao é mais nem menos daquilo que eu penso de "babes" como tú, acho que sofres alem de insonias do sindrome fui-comida-e-agora-couves, e vai daí á semelhança de um qq Saw I, II, etc o teu karma faz com que coloques os rapazes em banho maria sabe se lá á espera de quê, coitados , a culpa nao é tua é deles porque nao vêm que ás vezes mais vale uma sarapitola do que terem que pedir desculpa ao membro acasalador para o resto da vida por se meterem com alguem como tú. saudaçoes

Anónimo disse...

Yes undoubtedly, in some moments I can reveal that I jibe consent to with you, but you may be considering other options.
to the article there is even now a without question as you did in the downgrade issue of this demand www.google.com/ie?as_q=somedays the song writes you torrent ?
I noticed the axiom you have not used. Or you use the black methods of helping of the resource. I possess a week and do necheg