segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Com licença... vou vomitar e já venho!


Este Sábado, li na revista do JN, uma entrevista ao Reitor do Santuário de Fátima, monsenhor Luciano Guerra, e mal pude crer no que os meus olhos viam quando leio o seguinte:


Jornalista – “Em todo o caso, na sua opinião, o que falta à Igreja em Portugal para evitar esse afastamento dos crentes?”


Monsenhor – “Tanto pode faltar à Igreja como a esses que se afastaram. Muito por culpa própria, porque se afastaram, para caminhos, enfim… para os caminhos do divórcio, da infidelidade, da corrupção…”


Jornalista – “Isso antigamente acontecia de igual modo. As pessoas eram talvez mais hipócritas…”


Monsenhor – “Mas hoje são ainda mais. Os divorciados passam por períodos imensos de hipocrisia antes de consumar o divórcio.”


Jornalista – “Havia vidas desgraçadas quando não existiam divórcios…”


Monsenhor – “Havia e hoje também há. E agora até há mais. No tempo em que não havia divórcios, havia situações bastante dolorosas, mas a pessoa resignava-se. A mulher dizia: calhou-me este homem, não tenho outra possibilidade, vou fazer o que posso. Ao passo que hoje as pessoas querem safar-se de uma situação e caiem noutras piores.”


Jornalista – “Na sua opinião, uma mulher que é agredida pelo marido deve manter o casamento ou divorciar-se?”


Monsenhor – “Depende do grau de agressão.”


Jornalista – “O que é isso do grau de agressão?”


Monsenhor – “Há o individuo que bate na mulher todas as semanas e há o individuo que dá um soco na mulher de três em três anos.”


Jornalista – “Então reformulo a questão: agressões pontuais justificam um divórcio?”


Monsenhor – “Eu, pelo menos, se estivesse na parte da mulher que tivesse um marido que a amava verdadeiramente no resto do tempo, achava que não. Evidentemente que era um abuso, mas não era um abuso de gravidade suficiente para deixar um homem que a amava.”

Ok! Ficamos por aqui no que toca à entrevista. Perdoem-me a franqueza, mas este homem deveria estar internado.


Por favor! Terei lido bem? Se o meu (hipotético) marido me der sovas que gastem 1 hora do meu dia, eu não devo levar isso em conta, porque feitas as contas, ela AMA-ME VERDADEIRAMENTE durante as restantes 23h?!


É a opinião de um homem. Mas um homem cuja opinião tem imenso peso dentro de um determinado círculo. Imagino o homem abusador, que sova a mulher diariamente, a ler este artigo e a pensar “Deus não me condena!” e, depois, imagino a mulher deste homem a recorrer ao padre à procura de um conselho e a ouvir “Aguenta-te! Serás pecadora se te divorciares.”


Pessoalmente… gostaria que todas as associações de direitos humanos e de igualdade se juntassem e processassem este bicho!

36 comentários:

Bruno Fehr disse...

É incrivel realmente.

"Quem nunca pecou que atire a primeira pedra". "Não julgarás".

Frase proferidas hipócritamente pela igreja. Membros da igreja a acusarem as pessoas de serem hipócritas quando eles atingem o cumulo da hipocrisia ao falar de algo que não podem experiênciar. Neste caso o casamento!

Vício disse...

acho que ele precisava era mesmo de um homem que lhe desse umas surras e passasse o tempo a tentar enraba-lo!

Anónimo disse...

LOLLLLLL
Por acaso li essa notícia e comentei com a minha namorada que por estes motivos é que eu era completamente ATEU...

O que é incrível é a quantidade de pessoas que pensam assim.

Ainda há outra quantidade incrível (e isto não é uma questão religiosa mas sim cultural) de mulheres que atribuem a culpa da infidelidade dos homens "às outras" e os "pobres meninos" não têm culpa... pq as outras "vacas" é que roubaram o marido... tadinhos dos gaijos q n têm escolha...
E depois também há a outra facção de mulheres que os homens que andam com várias gajas são "garanhões" e grandes homens (e riem-se e não criticam.. e vêm como natural e até se n o fizer até são menos homens) enquanto as gajas q o fazem já são umas porcas e p*tas.

É uma questão cultural.. de um país atrasado em muitas coisas..

tavguinu disse...

não vez que o gajo gosta de enfiar massarocas de milho no micro ondas para fazer pipocas !

fuoadassssssssssssssseeeeee !

Francis disse...

inacreditavel...é por estas e por outras que cada vez são menos.

VF disse...

É por estas que desde os 18 anos não vou à igreja!

Este homem deveria ser preso pela prática de violência!

Anónimo disse...

No tempo do SALAZAR era a IGREJA que dominava os meandros da sociedade, por esta razão esse sr Bispo fala dessa forma e que grande oportunidade perdeu de ficar caladinho.
Por todas as razões que possam existir de desentendimento entre um casal mesmo sendo a traição, o bater numa mulher só significa a falta de civismo, de personalidade, de caracter, um homem que bate numa mulher é um cobarde!!!
Eu penso que este BISPO, foi arranjar uma grande guerra.

Helluah disse...

o que???
mas o que???




o pior é que há muita gente que pensa isso, e ainda mais grava, são as maes das mulheres q as pressionam para nao deixar os maridos, como eu já vi em muitos casos. mulheres q se preocupam mais em ter uma filha divorciada e ser o falatorio da familia e vizinhança do que apoiar as filhas a lutar pela sua felicidade. puta que pariu a essa gentinha

Marta disse...

Sabes o que acho?
Que este homem só pode ser tremendamente burro!
As próprias palavras dele, são a prova comprovada da razão porque as pessoas se afastaram da igreja!

Anónimo disse...

que pessoinha mais nogenta, dá mesmo vontade de vomitar,será que quem fez a entrevista teve vontade de lhe enfiar o micro pelo «sim
senhor « acima?



MARIA PIÇARRA

Anónimo disse...

A única coisa de positivo que vejo nos discursos dos padres, é que me fazem sentir realmente uma pessoa mais inteligente e melhor, já que eles não valem nada! Não existe ninguém mais hipócrita na história da humanidade do que a Igreja.

Anónimo disse...

A diferenciação dos direitos entre homens e mulheres por parte da Igreja em beneficio dos homens, e justificado actos injustificaveis, tem motivado o afastamento dos "fieis" da casa de Deus, pelo menos os justos...
Os dogmas que a Igreja tem feito o povo "engolir" estão a ser cuspidos para o chão, e tristemente arrastando
o que de melhor a crença tem...
A desactualização dos argumentos que usa para colmatar as lacunas na doutrina se devia actualizar para os tempos que correm, fica por ruas de amargura...
E depois o que sobra, estas (tristes) declarações aos media, afastam o resto...
É por isso que eu sou Cristão Gnostico, pelo menos os antigos ainda tinham algum respeito pelas pessoas...

Firehawk disse...

Tou ainda em choque com o que li. Mas que vergonha. Como é que é possível que esta entrevista tenha saido

Maria Papoila disse...

É pena o senhor não poder casar.
É que se pudesse, eu arranjava-lhe casamento com uma vizinha que gosta de dar tareias ao marido...
E o marido nem pede o divórcio, porque aparentemente, a senhora ama-o muito nos intervalos dos socos!

André disse...

por estas coisas é que as pessoas cada vez mais se afastam da igreja. e que legitimidade tem este senhor de dizer isto quando nem uma familia tem. claro que é a 'ideia' de um só homem, a sua opinião,
mas neste caso representa a ideia de toda uma istituição que é a igreja, que não é nada mais que isso mesmo, uma instituição
governada por velhos ranhosos que andam com o cio e só sabem dizer estas barbaridades.

Anónimo disse...

A religião organizada e a instituição igreja em conjunto com os seus mais fiéis seguidores e aproveitadores, são a vergonha do mundo ocidental, o ópio do povinho ignorante e a total descrença no indivíduo.
A capacidade individual fica desfeita, a auto-estima das mulheres rebaixada e o ego masculino dos crentes destas organizações, obviamente insuflado.
E depois descobre-se que grande parte dos padres (principalmente católicos)são abusadores de menores, pederastas convictos e pedófilos em potência...
Um nojo... tudo um grande nojo!

Sílvia disse...

Jasus... já tinha lido... alias li por acaso com dois amigos Padres...tava com eles no café e ficaram parvinhos... o homem tá a precisar de uns tempos numa clinicazinha...

Sílvia disse...

Como em tudo a Igreja tem coisas boas e más...não se pode pôr tudo no mesmo saco... fazer isso não é acto de inteligência :)

Unknown disse...

Nem consigo acreditar que haja gente a pensar assim! Ainda por cima padre... que é feito da bondade, da paz, do amor... Quando ia à catequese (é verdade, fui!) era isso que se apregoava!

Unknown disse...

Acabei de fazer um post com ligação ao teu! Espero que não te zangues! :)

S* disse...

Inacreditável. Pouco mais me ocorre além de inacreditável e uma quantidade de insultos a cretinos como esse "monsenhor".

Se me permites, farei um link num post lá no meu blog, para este teu post. Contra a violência, contra a hipocrisia...

**

Su disse...

Bom, é mau demais para ser verdade! No comments...

bjks
Su

PS - até vou fazer um fw do teu link...

Insolente disse...

“Há o individuo que bate na mulher todas as semanas e há o individuo que dá um soco na mulher de três em três anos.” Espectáculo... Ah ganda padreco, assim é que é, ainda dizem que a igreja está desactualizada... o que é uma pera de 3 em 3 anos? até parece... as mulheres é que tao mal habituadas... se apanhassem todos os dias já nao se queixavam duma murraça de vez em quando...

Ora então um grande bem haja

Luzia disse...

Vindo de quem vem já nada me surpreende...por norma têm dito as coisas mais descabidas, esta é apenas mais uma!

Ana disse...

Ele deve gostar de apanhar, só pode!

Babe Certificada disse...

PENSO QUE FICOU CLARA A OPINIÃO DE TODOS ACERCA DESTAS IDEIAS. INFELIZMENTE, NÃO VI AINDA REPERCUSSÕES NO RESTO DA IMPRENSA E SÓ LAMENTO QUE A ATITUDE DESTE PADRECO DE MEIA TIJELA PASSE IMPUNE!!!

Mulheka disse...

Inacreditável! Como é possível tanta estupidez e burrice junta?

Porque Te Amo disse...

...vomitei e já voltei... vaaa... agora a sério... isto é brincadeira, num é?! quer dizer, ninguem no seu perfeito estado diz estas barbaridades... graus de agressão?! bater na mulher todas as semanas ou de 3 em 3 anos?!? mas que raio de m**** é esta?!?

upsss... desculpa a invasão... num queria "encomodar"...

Gaja Boa 2 disse...

Desculpa lá mas vai ter que ser : foooooooooooooooda-se!!!!! Raios parta o padre....
Havia de levar na tola a ver se continuava a amar na maior parte dos dias....
bkj

Helena Magalhães disse...

O mundo está completamente perdido. Se hoje em dia ainda vivessemos com essa mentalidade tacanha e vergonhosa, nao sei o que seria de nos (mulheres)!!!

Babe Certificada disse...

Porque te amo

Não incomodas nada!

Margaret disse...

os padres dão cabo de mim... será que eles têm uma revolta secreta pelas mulheres? já que não as podem (devem...) comer, que os maridos das mesmas lhes cheguem ao pelo!
tarados...

Anónimo disse...

Richard Onfray, um dos ícones da ateísmo, em livro recentemente traduzido e publicado em Portugal, critica a ICAR por defender a fidelidade monogâmica!
Isto significa q:
Os ateus são uns...
As ateias são umas...
E já agora, os casos de violência doméstica verificam-se mais entre casais católicos ou ateus???
Não sabem, claro...
É q ficariam a saber quem anda à porrada, e quem fala...

Castronauta disse...

Casais sadomasoquistas irão concordar com o Monsenhor, por isso cuidado com as acusações!!!

sonjita disse...

Xiçaaaaaaaaa, mas que raio foi isto que li agora... o homem está doido ou quê?!!!! É por estas e por outras que a igreja está a perder "adeptos"... enfim!!!

Babe Certificada disse...

Sonjita

Lembro-me que fiquei tão chocada que andei a contar a toda a gente. Levei a revista para mostrar à familia, aos amigos... senti-me doente com o que li.