sexta-feira, 8 de junho de 2007

A censura chegou



A censura chegou. Aos blogs. É verdade. Eu vi. Mais que uma vez. E isso preocupa-me.


A certa altura critiquei quem, por causa do seu blog, mentia e enganava o/a companheiro/a. Essa é a minha única critica ao mundo da blogosfera. A partir daí, o que escrevem, como escrevem, e a imagem que dão de si mesmos, é-me completamente indiferente. Se gosto, frequento, se não gosto, viro-me para outro lado.
No entanto, há algum tempo atrás, tive conhecimento de uma "tentativa" de abaixo-assinado para que se moderasse a linguagem usada nos blogs, ou o conteúdo dos mesmos.
Vamos lá ver se nos entendemos. Eu também me preocupo com o que alguns escrevem ou mostram, pois sei que há crianças a navegar todos os dias entre blogs e afins. No entanto, isto é como a televisão. Lá também passam imagens violentas. E as crianças só veêm se os paizinhos, ou responsáveis, o permitirem. Logo, cabe aos paizinhos controlarem por onde andam os putos quando vão à net, certo?
Sendo assim, e assumindo que somos adultos, quem não gostar que ponha na beira do prato. Não me venham é com tentativas de censura, ok?
Muito recentemente, apercebi-me de uma luta verbal num blog, onde a autora deste era criticada por uma outra quanto aos seus erros ortográficos. Ela não criticou o que a autora escreveu, não abordou o tema, não. Limitou-se, no seu blog, a gozar com a forma como a outra escrevia, a ridicularizá-la, a julgar o seu carácter com base nos tais erros. Lá está, assiste-me o direito de comentar o blog de A ou B, mas o bom-gosto e educação devem imperar. E fazer um post para unicamente ridicularizar a forma de outro escrever, é... triste. Ei, mas só lê quem quer. :-p
E ainda...
Na Quarta-feira à noite, à falta de planos para sair, andei a passear por outros blogs. Vou aos meus blogs favoritos cuscar os seus favoritos. Com isso, já adicionei mais uns Babes, mas... houve outros que não apreciei e por isso, não penso frequentá-los.
O facto de não os ter apreciado, não significa que os seus autores não sejam pessoas dignas e correctas, para mim.
Ou seja, há tempos, fui dar com um post a criticar (in)directamente o autor de um blog. Com base na forma como escrevia traçou logo o carácter da pessoa. Meus amigos, já aqui foi dito N vezes: nem tudo o que se lê é real, ou é sobre nós. Tenho noção que muitos blogs, são a forma como as pessoas viram determinadas experiências, e não como as viveram. Há diferenças! Mas, lá está, só faltou chamar-lhe nomes estúpidos.
Pareço contraditória, porque no final estou a criticar outros blogs, mas não é bem assim. Estou a lançar uma espécie de alerta contra a censura nos blogs. Cada um escreve o que quer, como quer. Quando faço um post, agradeço que os comentários sejam feitos com base no tema do post e não filetes atirados ao ar sobre a minha forma de ser. Acho mesmo de um profundo mau-gosto pegar num blog, num post ou num blogger e ridicularizá-lo. Amigos, à falta de tema, falem sobre o tempo. Não sejam mesquinhos.


8 comentários:

A Saltarica... disse...

Pois tb acho, quem não goste... mude de canal nao é?
No nosso blog escrevemos o que quizermos, metemos o que queremos, porque é nosso, as outras pessoas sao meras visitantes e quem nao gosta que nao va!

Opinei!

Precious disse...

Tens toda a razão, Babe.
A mim muito me admira, quem perde tempo com mesquinhices e com sentimentos negativos. Tanta coisa gira para ler e fazer e vamos estar fixados naquilo que achamos mau? Santa paciência.
A culpa é também do anonimato que a net tem, muita gente se aproveita disso para ventar os seus piores instintos.

Marta disse...

O meu livre arbitrio e liberdade de expressão. é coisa que ninguem me tira! Era o que mais faltava!
E quem discorda, ao ponto de criticar,que arranje uma vida ou mande umas valentes quecas que isso passa!

Anónimo disse...

Eu já senti algumas vezes essa "censura" na pele e vi-me obrigada a moderar comentários. Deixar de escrever seja o que fôr, não me passa pela cabeça, mas francamente.... não tenho de levar com gente idiota que só aqui anda para criticar.

Este post veio mesmo a propósito, já que acabei de "inaugurar" a minha nova casinha onde quis transmitir exactamente essa ideia: só lê quem quer!

Aparece!

(ninavk2.blogs.sapo.pt)

Bjocas

Afgane disse...

Só por si a palavra censura já me causa arrepios, mas penso que um blog é uma coisa pessoal, só lá vai quem quer e só lê quem achar que lhe interessa e se no final não gostar pode ir embora e não voltar mais. Censurar? Qual o objectivo?
Acredito que nos blogs podemos deitar cá para fora o que nos vai na alma, da forma que quisermos é para isso que existem tais espaços ou estarei enganado?
Até breve

Firehawk disse...

Pois esta censura funciona de várias maneiras...e há umas bem perigosas!

Babe Certificada disse...

Pois é pessoal, uns têm sofrido na pele, outros, como eu, têm visto por aí, coisas muito esquisitas. Gente desocupada e triste.

Anónimo disse...

Babe, as pessoas confundem o conceito LIBERDADE... e esquecem-se do conceito RESPEITO! Quem não gosta do que eu escrevo, que se abstenha de visitar o meu blog. Simples, não é?