sexta-feira, 22 de junho de 2007

Pensava eu...


... que chegada aos 30 teria uma vida bem diferente da que provavelmente vou ter. Já disse antes isto e sei que muita gente, principalmente com a minha idade, pensam ou pensaram o mesmo. E aquelas que já atingiram esse nº redondinho também o devem ter pensado.


Pensava eu que já estaria casada, enterrada em alguns créditos (habitação, carro, férias... :-P), prestes a pôr mais uns fedelhos no mundo, com uma vida "insossinha"... Bom, como diz o Pinto da Costa "penso eu de que" isso não vai acontecer nessa altura.


Em tempos gozei quem não aspirava a mais que uma vida familiar. Agora, até entendo. Mas, ainda não sinto esse desejo ou necessidade. Ainda quero muito o meu tempo e o meu espaço. É claro que ainda faltam 4 anos e até lá, muita coisa pode mudar...




... que chegada aos 30 anos, seria uma mulher segura de mim própria, com ideias definidas, certezas alcançadas, objectivos definidos. E acredito que assim será, excepto a parte das certezas. Sempre vamos aprendendo umas coisas, mas outras dúvidas se instalarão! Quanto à minha segurança pessoal, acredito que sim. Pois à medida que vou envelhecendo, amadurecendo, crescendo (esta última em sentido figurativo, que do 1,50 mt já ninguém me tira!), gosto mais de mim, conheço-me melhor. Logo, sei o quero da minha vida, mas principalmente, sei o que não quero!



Esta conversa toda porquê? - perguntarão Vossas Excelências.


Contaram-me um episódio muito engraçado sobre uma jovem de 30 anos que namora um jovem pouco mais novo, 2 ou 3 anos, não sei. O jovem, tem um passado... desculpem, tem a fama de mulherengo (a fama nem sempre traz o proveito). Mas mesmo assim, esperar-se-ia um certo comportamento da jovem. Ela sabe o que tem entre mãos, certo? Aparentemente, é uma jovem dotada de um insegurança que já não vejo em algumas meninas de 20. Faz questão, em qualquer situação ou espaço, de falar do dito passado do seu namorado, numa tentativa de mostrar que a ela ninguém engana e que é mais esperta que ele, para que ele "se ponha a pau". Tadinha! São as mais enganadas!

Depois, é daquelas que cola. Mas "super cola 3"!!! Por exemplo, numa reunião social, com amigos do rapaz, com quem ela não tem ainda a confiança necessária para se pôr com confidências e tal (mas faz!), fica rabugenta se ele não fica ao lado dela e se só a ela dá atenção. Lá está, nem agora, nem daqui a 4 anos me ponho com estas cenas tristes. Instala-se o mau ambiente e não fosse ele querido pelos seus amigos, ainda corria o risco de ser esquecido nos convites!



E foi assim, depois desta cusquice, que fiquei a pensar no que faz umas ganharem confiança e segurança e outras parecerem umas tontinhas! E se esta fosse a única!

16 comentários:

Anónimo disse...

A segurança está dentro de nós, gostarmos de quem somos, e como somos.Uma relação como a que descreveste, não dá certo...é desgastante para o "alvo".

Maria Papoila disse...

É fácil prever o que vai acontecer a essa tua conhecida.
O rapaz, que se calhar gosta mesmo dela e desta vez até nem pensa em dar umas voltas com outras, vai fartar-se, ai vai, e vai oferecer à menina um belo par de patins.
Aqui entre nós (que ninguém nos ouve), pessoas como essa menina de 30 anos gostam muito pouco delas próprias, daí a insegurança.

Anónimo disse...

Há coisas que já fazem parte da personalidade de cada um e não mudam com a idade.
A segurança e a auto-confiança tem de estar dentro de nós.
Provavelmente, essa jovem nunca a vai adquirir, independentemente de com quem esteja.

Em relação á primeira parte do teu texto...enfim,falei muito sobre isso.
Nós achamos sempre que, com determinada idade, é suposto certas coisas acontecerem, mas a vida não é assim tão linear.
De qualquer forma, ainda te faltam 4 anos até aos 30... e 4 anos é uma eternidade!!

Bjocas

VF disse...

Ainda faltam 4 anos!

Goza-os bem amiga...

Nestas como em outras tantas coisas o tempo é o nosso melhor conselheiro, mas também o pior inimigo!

Anónimo disse...

Mas já chegaste aos 30??? Não! Então porque te preocupas??? :-)

Eu, quando tinha 20, dizia que não me casava antes dos 25, que queria acabar a faculdade, que queria arranjar emprego, etc... Aos 25 achei que ainda era nova, que não me casava antes dos 30. Aos 30 estive quase, quase, a casar… mas mudei de ideias! Não me quero casar, não quero constituir família, apenas quero viver a minha vida! Até aos 30 não sabia o que queria. A partir dos 30 sei muito bem o que NÃO quero!

PS: o que contas sobre essa rapariga nada tem a ver com a idade, tem a ver com a maneira de ser!

Vício disse...

estás a pensar nos 30, daqui a 4 anos... e sabes o que te vai acontecer amanhã?

Anónimo disse...

Eu tb acho que isso tem a ver com o feitio de cada um e não com o ter 30 ou ter 20. :-D

Afgane disse...

Quando cheguei aos 20 pensei que aos 30 é que era, aos 30 pensei que era aos 40 e agora penso que é aos 50. Na verdade não há tempo específico para fazer coisas bem ou mal feitas fazem-se e pronto. Em tempos (ainda hoje) tive a fama de mulherengo, apaixonava-me a cada 5 minutos e no entanto fui sempre fiel às pessoas com quem estive. A segurança começa por nós não são os outros que a trazem. Queremos ou não queremo e se queremos em que condições? O mais divertido davida é que nos fartamos de errar e anos mais tarde temos um milhão de histórias para contar aos netos e quando pensamos nisso sabemos que estivemos a viver. O meu conselho, se é que o posso dar: aproveite cada segundo, dia, ano, como se fosse o único e deixe estar que o resto lhe aparece quando menos o procurar.
Até breve

Marta disse...

A segurança tem a ver com a nossa auto estima e como enfrentamos o nosso medo de perder!

Babe Certificada disse...

Comentário geral

Amigos, o texto tem mais informação a seguir ao 1º parágrafo. Eu não estou obcecada com os 30. :-) Queria explicar que julgava que algumas coisas adquirem-se com a idade. Duh, meninos, duh! :-)))

Babe Certificada disse...

2º Comentário geral

Sempre julguei que mesmo os tímidos e inseguros com o passar dos anos, vivências e experiências adquiridas, acabariam por ganhar mais confiança em si próprios. Sei que a timidez não se perde, mas aprende-se a viver com ela e a superá-la. Falo com conhecimento de causa, pois quando era mais nova, era muito insegura e ocultava esse facto com uma atitude defensiva-agressiva. E com o tempo tornei-me muito mais calma. Vai daí a minha pouca compreensão com pessoas assim. Uma vez, aceita-se, duas vezes, é mau mas aceita-se, três e mais vezes... é ridiculo!

Actriz Principal disse...

Miúda,

À medida que o tempo passa, vamos crescendo e tornamo-nos mais maduros, fazemos escolhas mais acertadas e revelamos mais confiança em nós mesmos, porque, com tanto tempo de convivência connosco mesmos, acabamos por nos conhecer.
OK, deveria ser assim.
Na prática, nem sempre é. Conheço pessoas bem mais jovens do que eu e cuja mentalidade e forma de estar dão 10 a zero (antes do intervalo) a muito trintão e quarentão que já se me cruzou pela frente!

Quanto à miúda de 30 anos e muitas inseguranças: há quantos dias é que ela está com o mocinho, mesmo? Mais de 3? Estranho, eu não lhe daria muito mais tempo...

Beijos e bom São João!!!

Diabba disse...

Oh chavala, então tens 26 e já estás preocupada com os 30?? hihihihi

Pareces um perú de Natal... morres antes do grande dia??

Ah e ter 30 anos ou 40 é igual... o que interessa realmente parece-me que vais ter: frescura nos neurónios!

beijo d'enxofre

Diabba disse...

Ahhhhh e tu não te vais parecer nada com a "super-cola-qualquer-coisa"

beijo d'enxofre

Babe Certificada disse...

Actriz

Segundo sei, desde Fevereiro pelo menos... É porque ele gosta. ehehehe

Diabba

Só elogios :-) Muito obrigada.
Mas não deixa de ser uma coisa engraçada,o processo de amadurecimento de cada um...

Joao disse...

o que eu acho nestas coisas de junventude é que se exagera no termo "jovem". Jovem tem 15, 18, 20 e... Ao s 30 somos (e também somos antes disso), homens e mulheres. Inseguranças, tontos e tontas, não sei de onde venho, não sei para onde vou, há sempre... a idade por vezes ajuda, outras vezes nem por isso.