quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Café Central


Há uns meses atrás, já não sei a que propósito, o Topo dizia-me que todas as terras, terrinhas, terriolas, têm um café de nome Central. Eu ria-me e dizia que nem todas porque não conhecia nenhum perto de mim. Café Avenida (ou padaria) ainda tinha, Central é que não. Mas, ele dizia que sim.
Ontem, liga-me o motorista de um fornecedor dizendo que estava perdido, se podia indicar o caminho.

- Onde é que está? Diga-me o que tem à volta?

- Olhe menina, estou mesmo em frente ao Café Central!

Comecei-me a rir de imediato e disse ao homem que afinal todas as terras tinham um Café Central. Perguntei aos meus colegas se conheciam o dito cujo e depois de me indicarem onde era, lá fui buscar o homem.

Afinal, até passo muitas vezes pelo estabelecimento, nunca me apercebi foi do nome, talvez porque fosse o verdadeiro tasco, onde meninas bonitas como eu não entram.

E depois, pus-me a pensar onde começa tanta originalidade. Afinal, todos sabemos que não faltam por aí Cafés Central, Avenida,... porque continuam a colocar esses nomes?

Teremos chegado ao ponto que ser original é não o ser, de todo???


Sábado a caminho de Braga (estrada nacional Famalicão-Braga) passo por uma padaria que se chama Peluche III, o que significa que ainda há mais 2, pelo menos. Ok. Ajudem-me. Padaria e Peluche? Onde está a ligação???


Depois temos a loja de lingerie de seu nome Santa Inocência!!! Bolas... ele há cada um...

32 comentários:

Anónimo disse...

Pronto, lá tenho que ir à procura do Café Central na minha terra... se existe, eu nunca vi... mas eu vejo mal... :-)

Há uns anos, no centro de Madrid, coexistiam lado a lado, uma sex shop e uma loja de artigos religiosos... :-)

Maria Papoila disse...

Não reclames do Peluche nem da Santa Inocência!
Queres originalidade, não queres? Ora toma lá um pão da Peluche!!

Ana disse...

É verdade, sim! Nós aqui na empresa temos um monte de clientes com o nome de "Café Central", cada um na sua terrinha.

Ah! E "Farmácia Central" também! Deve existir por aí alguma...

Anónimo disse...

Olha eu onde moro não existe nenhum café Central, tenho um Nacional.
Por falar em nomes bizarros existe um stand de automóveis que se chama Stand Mata! Palavras pra quê?
Beijo

Babe Certificada disse...

BC

hehehhe Eu tb via mal, ao que parece.

Babe Certificada disse...

Maria Papoila

Uma coisa é originalidade, outra é "O que têm a ver peluches com paõ?"

Marta disse...

Eh pá tu decide-te! Se é original é pq é original, se não é, é porque não é, tu decide-te!

:)

Babe Certificada disse...

Ana

Farmácias talvez haja, mas mais nos grandes centros. Por aqui têm o nome do proprietário, ou da terra.

Babe Certificada disse...

Só eu

Pois eu conheço um que se chama "Auto Stand Derrapagem". ehehehe

Babe Certificada disse...

Marta

Original sim, mas com lógica!

Marta disse...

Oh Babe pode lá haver uma especialidade de bolinhos em forma de peluche! :)))

Francis disse...

No Alentejo não falha.

Bruno Fehr disse...

Existe outro nome, "Ponto de Encontro". Desde que começou esse programa, os "pontos de encontro" espalharam-se pelo país.

Isso acontece, pois quem abre um café, ao contrário de uma empresa normal, não faz registo do nome.

Imagina que o dono do primeiro café central, tinha patente do nome!

Existe em Portugal uma padaria chamada "Levar no Pacote", sem dúvida, original!

Babe Certificada disse...

Marta

Assim que tiver oportunidade vou lá ver.

Babe Certificada disse...

Francis

Acredio que sim...

Babe Certificada disse...

Crestfallen

Tb temos cá um!

tavguinu disse...

um dos cafés centrais mais bonitos do país é o de Estremoz, vale a pena uma visita !

quanto ao peluche pergunta ao crest que ele é que é fofinho !

Bruno Fehr disse...

Pois sou, elas até tiram os peluches da cama para eu me deitar!

Afgane disse...

Essa história do café central é bem verdade toda a terreola tem um. Os nomes que as pessoas se lembram de dar às coisas são de morte. O pai de um amigo meu tinha uma avaliadora de seguros e na falta de melhor juntou o nome dos filhos (Bruno e Ana) o que deu Bruana, Hilariante. Faz-me lembrar aquela anedot em que Deus estava a dar o nome aos peixes... S. Pedro entregava um objecto ao animal e enviava-o a Deus para qu recebesse o nome, assim sendo viu um peixe e deu-lhe um pau nandando-o seguir para o criador. O peixe voltou rápido e todo feliz com o nome. Pergunta-lhe Pedro: Então como te chamas peixe? este responde - Carapau. Aí Pedro pergunta: E como é que Deus descobriu o teu nome? Diz o peixe - olha ele disse que eu tinha cara e tinha um pau ficava Carapau. Aí o S. Pedro exclama: Porra ainda bem que não te dei um alho!
Beijos

Gaja Boa 2 disse...

"talvez porque fosse o verdadeiro tasco, onde meninas bonitas como eu não entram"
hahahahah, tás a brincar não????

bjs de tasca

Anónimo disse...

Entre "peluche" e "central", se calhar sempre é melhor ficar café central :)

Anónimo disse...

E por falar em nomes bizarros, em Canas de Senhorim existe uma Agência Funerária de seu nome "Cá te espero"... Brilhante, não?!!!!

Anónimo disse...

Antigamente existiam realmente esses nomes por todas as terras, por aqui tambem existe um secular café com esse nome e para se manter foi até a Autarquia que o comprou!..
Só que este era noutros tempos frequentado pela fina flor cá do burgo e não entrava lá qualquer farrapilha!...

Babe Certificada disse...

Afgane

Essa de conjugar o nome dos filhos tb é moda por estes lados. Sai cada coisa mais assustadora!

Babe Certificada disse...

Gaja boa 2

Lamento, mas só num caso de vida ou morte entraria nesses tascos. São daqueles que começamàs 8h da manhã a servir o bagacinho, depois a cervejola, o tintinho e por aí além... Entras lá e levas logo com um "oh! Boa!"

Babe Certificada disse...

Skynet

Pá! Só não entendi ainda a ligação!

Babe Certificada disse...

Mamie2

Mórbido sim!

Babe Certificada disse...

António

Actualmente, os bons cafés não costumam ter "Central" no nome. É mais nome estrangeiro, para dar o toque chique. Pois... se bastasse o nome...

Gaja Boa 2 disse...

E atão??? se eles disserem Óh boa, tu espetas com um "Atão?? Tásse???" como n estão à espera que respondas já nem dizem mai nada!

bjs

Firehawk disse...

café central há em tudo o que é terra. É ai que se junta o pobão para a cumbersa da terra. Só que nuns ´+e mesmo café e noutros...ai senhores. Mas acredita, a mim tem-me dado um jeitassso nas minha sinvestigações. Ali estyá a nata da coscuvilhice...ai e na cabeleireira da zona.

S* disse...

hehehe
Sei que padaria peluche é essa... quer dizer, conheço uma das outras. Tudo começou com o primeiro Peluche... o negócio correu bem, o dono expandiu o negócio e manteve o nome que era para chamar a clientela :P

Quanto à Santa Inocência, uma vez fiquei parada a olhar para aquilo a ver se conseguia acreditar no nome hehehehe Mas que está original, não há dúvida!

**

300Miles disse...

A minha terrinha (q eu saiba) não tem... mx também já tinha reparado q todas as outras nos arredores têm!
Lá n terra, em compensação, há um "trip´s" e um "slif" (heim?)