sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Cunhas

A partir das 9h comecei a ligar ao people que mandou currículo para marcar as entrevistas. Depois de ontem, a ordem é para acelerar e na próxima Sexta tenho de ter alguém. E porquê?


O centro de emprego tem um acordo com um gabinete qualquer do centro social cá da terra. Esse gabinete é informado das propostas de trabalho na zona e tendo alguém que se enquadre no perfil, manda-o como candidato. Ou seja, ontem liga-me uma moçoila a candidatar-se e eu fiquei com o contacto dela e a promessa de lhe ligar para marcar a dita entrevista. Quando chego do almoço o chefe vira-se para mim e pergunta se o nome XYZ me diz alguma coisa. Eu respondo que sim, que é uma candidata ao emprego. E diz-me ele que a moçoila é filha de um tipo que trabalhou com ele há 20 anos mais ou menos e que o tipo ligou-lhe a meter a cunha! Coisa que o lixou bastante porque se ele quisesse fazer favores desses não pedia ninguém ao centro de emprego.


Percebemos logo que vai ser um instante para se saber que a nossa empresa precisa de alguém para o escritório e já estou a ver o cenário: os amigos e pseudo-amigos a tentar meter a cunha.


O meu chefe descalçou bem a bota: atirou a responsabilidade da contratação para mim. Típico! Mas não me importo, existe um perfil traçado da pessoa que pretendemos, quem mais se aproximar fica com o emprego, independentemente de quem são os pais, tios, avós...


15 comentários:

Su disse...

Viva o mundo da cunha! Em Portugal, dependes quase inteiramente dos conhecimentos que tens... Se não os tiveres, chapéu, bem podes andar a penar em empregos manhosos... Ou isso, ou tens de ter muita sorte.
bjks

Anónimo disse...

Infelizmente vivemos onde as cunhas nuncam vão acabar mas pondo isso de parte e não precisando de emprego (trabalho tenho eu) não me importava nada de concorrer só para ser entrevistada por ti!..

Ana disse...

Belo patrão, sim senhora! Estima-o bem, porque desses já não existem muitos hoje em dia!

Nas empresas onde trabalhei, as entrevistas para certos cargos serviam apenas de fachada, porque na verdade a pessoa já estava indicada há muito tempo!

Cláudia disse...

Todas as empresas deviam ser assim.
Ao menos o teu chefe teve (eu n digo o nome) :)
Boa sorte

Anónimo disse...

entrevistado!..

Afgane disse...

A velha história das cunhas... a verdade é que funcionam principalmente para os empregos melhor remunerados. Dssde a influência de uma simples amizade até cor política tudo vale. A verdade é que depois vamos às empresas para tratar de qualquer assunto e ficamos abismados pois que a pessoa responsável diz umas patacoadas mas não percebe um boi do que estamos a falar. Este é o meu Portugal e tenho que viver nele pois não tenho dinheiro para ir viver para lugar melhor e pensando bem nem quero ir.
Beijos

Vício disse...

Oh babe that's what I like!
muito bem!
não façam como na PSP há uns anos quando eu concorri que os testes eram apenas para preencher com cruzes e... a lápis! caricato, não?

Babe Certificada disse...

Su

É uma questão complicada. Hoje em dia toda a gente é formada em alguma coisa e não faltam candidatos, por isso tem que se tentar de tudo. Depois, uma coisa é certa, por muito valor que uma pessoa tenha vai levar anos a prová-lo, pois a ideia geral é que tem o cargo porque tem amigos!

Babe Certificada disse...

António

ahahah

As inscrições ainda estão abertas!

Babe Certificada disse...

Ana

Infelizmente nada é perfeito, pois alguns virão e eu já sei de antemão que não vão ser contratados. Não sei o que é pior, dar-lhes uma oportunidade de mostrar as suas capacidades ou não perder tempo, nem eu nem eles.

Babe Certificada disse...

Claúdia

Gato escaldado é o que é! As pessoas vêm pedir emprego para o filho, para o sobrinho... ele dá a oportunidade e depois queima-se.

Babe Certificada disse...

Afgane

Actualmente, funcionam em todo o lado. Entre ir para uma loja trabalhar 10 horas e ser mal pago, e trabalhar num escritório sentado confortavelmente...

Babe Certificada disse...

Vicio

hmmm... isso parece-me caso de policia!

Anónimo disse...

Não vejo o problema da cunha!eu tenho uma empresa e prefiro meter o filho de um amigo do que uma pessoa completamente desconhecida.Existe maior confiança e segurança para a empresa pois vem indicada por alguém enquanto que um desconhecido,além disso se a pessoa tiver dentro do prefil nem penso duas vezes...espero que as cunhas continuem a existir para o bem das empresas,e não se esqueçam que se a cunha nao contribuir para empresa vai embora. tao rapido entra como sai. a cunha é boa para a empresa e para a pessoa, santa paciencia

Babe Certificada disse...

Manelinha

Tenho conhecimento de várias situações de pessoas mais bem preparadas para os cargos que concorriam e que foram preteridas por uma outra cujo maior trunfo era ser filho(a) de fulano tal. Embora aceite que se a pessoa não servir, vai embora, não acho que a empresa lucre muito ao estar a investir sucessivamente na formação de alguém que depois não serve para o cargo.
Quando meter aqui alguém, não quero perder um mês inteiro a ambientá-la à empresa e ás suas funções, para depois descobrir que ser filha de não-sei-quem não lhe deu os conhecimentos necessários para o cargo.