terça-feira, 4 de setembro de 2007

Chibar ou não?


Tanto as Gajas Podres de Boas, como o Topo de Gama já postaram sobre o acto de CHIBAR alguém. Tipo contar ou não contar a um(a) amigo(a) que estão a ser encornados.


Eu, vou falar de outro tipo de chibos! Os do trabalho.


Digamos que têm uma posição de algum destaque dentro da empresa e que o chefe deposita em vocês toda a confiança. Imaginem que andam a circular certos e determinados boatos (falsos) e que vocês têm conhecimento de quem os lançou e até sabem que o fez apenas por mesquinhez. O que fazem?


Eu estive perante essa situação mais do que uma vez. E vi-me confrontada entre a minha lealdade à empresa e ao meu chefe, que me paga o salário e que espera de mim essa lealdade, e a minha simpatia e amizade pelos meus colegas. Não sou de ir logo contar ao chefe que fulano de tal disse ou fez qualquer coisa, no entanto já me senti na obrigação de alertá-lo para o facto de haverem certos comentários a circular e que seria bom ele fazer algo em relação a isso. Por norma, deixo passar algum tempo, tento ver até que ponto pode ser uma situação prejudicial para a empresa e para o bom ambiente laboral, ou se achar melhor eu mesma falo aos meus colegas, no entanto, se souber que eles continuam nisso, tomo a atitude de alertar o chefe.


É claro que ao fazer isso, haverão consequências. E por saber isso, apenas o faço em casos que considero mesmo graves. Mas, de uma forma ou de outra sinto-me sempre mal, pois sinto que estou realmente a chibar alguém! Por outro lado, não posso nem consigo permitir que circulem boatos a denegrir a imagem do chefe sabendo que não estão certos, porque na minha posição, sei em primeira mão o que se passa realmente com a empresa e o porquê de determinadas decisões que ele toma.


E se não contar... bem, pior é quando ele sabe por outros e depois descobre que eu já sabia e não lhe tinha contado. Aí sim, pago quase como os outros!
Quer conte, quer não conte, sinto-me sempre mal por ter conhecimento. E nem sequer procuro saber!


Presa por ter cão e por não ter!


34 comentários:

Anónimo disse...

Como não estou na pose de todos os dados, não vou fazer um comentário directo à situação, apenas te digo que a minha postura é a seguinte: não acuso ninguém mas também não defendo.

Porque nós aprendemos com os nossos erros e uma vez defendi uma pessoa e no fim quem se lixou fui eu! Além de que ninguém me garante que, se a situação fosse a inversa, alguém me defenderia!

Bruno Fehr disse...

A tua lealdade está em primeiro lugar com a empresa, não com o teu chefe, nem com os teus colegas de trabalho. Se os rumores têm a ver com trabalho e podem prejudicar o trabalho e se a tua posição é de responsabilidade, deves fazer essa informação seguir na escala hierárquica da empresa.

Tudo se descobre e os rumores espalham-se. Se tens responsabilidades serás responsabilizada agora ou mais tarde. É a empresa que te paga e não os colegas ou o chefe.

Tenho um passado numa empresa em que deixei passar tempo demais para tomar as devidas precauções, quando tomei uma acção, fui responsabilizado e despedido.

Era novo, era o meu primeiro trabalho e sentia que a minha lealdade era devida ao meu chefe e colegas de trabalho.

Mesmo tendo recebido a carta de despedimento, que aceitei. Esclareci toda a situação. Esse meu esclarecimento levou o meu chefe de secção e 3 engenheiros a serem despedidos, os danos à empresa vim a saber atingiram os 350,000 € por ano, num periodo de 4 anos.

Recebi um pedido de desculpas e a oferta do meu emprego, o qual não aceitei, pois falhei nas minhas funções.

Rumores nos locais de trabalho existem e vão existir sempre. Se afecta o trabalho e se a tua posição na empresa exige decisões. Decide. Se não tem a ver com trabalho nem o afecta directamente. Ignora.

Hoje em dia e por experiências passadas, não exijo que nenhum dos funcionários me seja leal, mas exijo que todos sejam leais à empresa!

Babe Certificada disse...

Black Cat

Eu só defendo ou acuso com conhecimento directo e em primeira mão das situações. O diz que disse não chega para mim. Ao menos por aí quando dou a cara faço com os factos na mão.

Babe Certificada disse...

Crestafallen

No meu caso, o chefe ou a empresa são a mesma coisa, porque ele é o dono da mesma. Por isso, sou-lhe leal, pois se a empresa funcionar correctamente isso é bom para todos.

Francis disse...

não é facil. eu acho que depende de vários factores...não se sabe antecipadamente o que fazer.

VF disse...

Eu (só para contrariar) gosto de Chibos, ou não fosse eu um tipo com as costelas todas das Beiras...
Gosto de chibos assados no forno ou então tranformados numa bela chanfana à moda lá de cima...

até lambo os dedos no fim...

Quanto aos outros, aqueles de que falas, não merecem a perda de tempo!

Lívio disse...

Já fui objecto de cibanço e sei como é! "presa por ter cão..." não concordo. E quanto a mim não tem a ver com lealdade - porque as empresas e os chefes comem-nos a carne e deixam os ossos para os cães (isto é fruto de 35 anos de empresa) - mas sim com a nossa forma de estar na vida : pactuar com boatos e más linguas ou falsas acusações é errado (p'ra mim) sejam contra quem sejam. E não tens que te sentir mal mas sim sentir-te bem contigo sabendo que a tua integridade é mantida. Tu estás acima de tudo!

Ana disse...

Pois eu, de acordo com a experiência que tenho ( e acredita que este assunto é o pão nosso de cada dia nas empresas onde tenho trabalhado!), já aprendi há muito que o melhor é estar caladinha!

Essa coisa de ser a "pessoa de confiança do chefe" tem muito que se lhe diga! Normalmente, só o somos quando lhes convém. Passamos de bestiais a bestas em 3 tempos!

Se eu me chibaria de um colega? Definitivamente, não!
Queixas sobre a empresa e sobre o patronato, todos temos uma vez que seja... e qd é a nossa vez de nos queixarmos, o patrão vai-se estar nas tintas se somos ou não "de sua confiança".

Mas claro... eu falo pelo que tenho vivido e presenciado.

Marta disse...

Cada caso é um caso e em cada um deles temos que agir de acordo com a nossa consciÊncia!

Bruno Fehr disse...

Bolas o que eu estou a ler por aqui é assutador...

Ou a malta tem mau patronato, ou esta mentalidade explica o porquê das empresas funcionarem mal, quer seja patrão ou empregado.

Fui funcionário, hoje sou patrão. Haver rumores dentro do edifício irrita-me. O chibo, não recebe um prémio, estou-me a cagar, mas quem causa rumores, quem criam mau ambiente vai passar um mau bocado.

Mas afinal quem é que nos coloca o comer na mesa? É o colega estupido que cria mau ambiente e é protegido por simpatia, ou a empresa de cujo o sucesso depende o vosso sucesso?

A merda a sério acontece quando o patrão é o último a saber e quando percebe que toda a gente sabe, questiona-se sobre o tipo de pessoas que se está a rodear. Eu pretendo confiar nas pessoas que me rodeiam. Pretendo que venham falar-me quando acharem que o devem fazer. Caso contrário ficarei muito desiludido. Sem confiança não há sucesso.

Ana disse...

Crestfallen:

Acredito que cada um tenha os seus motivos e experiências!

Nas empresas onde tenho trabalhado, o "ser leal ao patronato" nem sempre é interpretado da melhor maneira!

Uma vez (e digo "uma vez" porque me serviu de lição!), eu e um colega observámos durante algum tempo o comportamento de uma determinada "Dra" e constatámos que ela, não só roubava a empresa, como falsificava a assinatura da patroa e etc., etc.
Com provas (que foram completamente ignoradas), alertámos a mesma (patroa) sobre o que se estava a passar... e sabes o que nos aconteceu? Fomos ameaçados de sermos postos no olho da rua por estarmos a pôr em dúvida o trabalho de uma "Dra" que estava ali há 2 meses, enquanto que nós estávamos naquela empresa há 4 anos! Já para não falar das "represálias" que sofremos por parte da dita senhora, que tinha "carta branca" da patroa para agir como quisesse!

Um ano e tal depois, essa mesma "Dra" foi despedida e processada por ter dado um enorme desfalque na empresa, mas até aí... muita gente ficou sem emprego por ter sido "leal ao patronato".

E como este, houve muitos e muitos casos iguais. Compensa a lealdade? Não nas experiências que tenho vivido.

Babe Certificada disse...

Francis

Isso é verdade, cada situação seu peso, mas também não vou falar se não for mesmo importante.

Babe Certificada disse...

Vitor

Junta esse prato ao outro que já tinhas prometido fazer-me (já nem me lembro qual era, mas sei que havia).

Babe Certificada disse...

Livio

Trabalho aqui há 8 anos, além de conhecer o meu chefe desde criança (fomos vizinhos). Posso garantir em 1ª mão que ele é justo com os funcionários, eu incluída. Pode ter os seus momentos de mau humor, mas também tem a responsabilidade de garantir trabalho para 30 pessoas. Sou-lhe leal porque ele nos apoia a todos da melhor forma que pode, além de nos pagar os sários (óbvio), inclusivé é fiador de 2 ou 3 para que podessem comprar as suas casas.

Babe Certificada disse...

Ana

Compreendo que certas más experiências levem a essa decisão, mas no meu caso, porque confio de facto no meu chefe e sei que ele também o faz, tenho de o pôr ao corrente de tudo o que possa provocar mau ambiente cá dentro.

Babe Certificada disse...

Marta

Claro... só nos casos mesmo graves é que tomo uma atitude.

Babe Certificada disse...

Crestafallen

Óbvio que o "chibo" não deve receber nada por isso, a não ser a atenção do patronato e pelo menos, a verificação deste dos factos. A partir daí, o patronato torna-se responsável por qq atitude que decida tomar. Mas, sim, acho que é meu dever "denunciar" com provas sempre que julgue necessário. No entanto, fazê-lo não me faz sentir melhor.

Anónimo disse...

Depende dos boatos, se forem falsos não tenho o mínimo remorso de me chibar, até o faço com gosto, porque odeio pessoas mentirosas e que só gostam de meter o nariz na vida dos outros. E é fácil distinguir quais são os falsos

Blade disse...

Bem este assunto como já referiram depende muito das experiências de cada um.

A minha visão é que a história da lealdade raramente é recompensada e à primeira coisa que faças que não agrade à gerência vão esquecer tudo o que fizeste pela empresa. No entanto não é por saber que isso que vou deixar de dar o meu melhor para a empresa crescer.

Uma das maneiras de desarmar essas coisas é entrar no gozo mesmo. Uma vez surgiu um rumor que os donos da empresa tinham uma conta secreta nas ilhas Caiman, comecei a dizer isso de voz alta em tom de brincadeira (informando que existia o rumor sem ferir susceptibilidades) e o efeito que a pessoa que o lançou queria alcançar (destabilizar o grupo de trabalho) não foi conseguido porque o rumor passou a ser uma piada.

Beijos,

Anónimo disse...

Livra, ainda á pouco tempo passei por um episódio desses...alias, ainda esse barco navega.
Inclusive escrevi um post sobre isso no blog...se tiveres tempo e paciencia, força nisso. Está lá presente a minha vingança (sim, que eu não estou para tretas), e ando a guardar este trunfo para uma certa altura.

Soberbo post.

Anónimo disse...

Chibaria é punivel....eu não me chibo de nada! Alias, eu não sei de nada, eu não vi nada.... Adoro pressionar quem "mete as patas" até que sejam elas proprias a chibarem-se da merda que fizeram!

Afgane disse...

Babe,
A tua atitude é a correcta, a de uma pessoa bem formada e boa profissional não tens que te sentir mal. Ages em consonância com o que acreditas e com o que sabes ser melhor para a tua empresa e isso é importante. Já chefiei muita gente e geri muitos conflitos e nessas alturas gostava de ter uma profissional como tu para me apoiar.
Beijos

Gaja Boa 2 disse...

Oh pá!!! O melhor seria fingires que não sabes de nada!
Mas...se te lixas de qualquer maneira, faz o que a tua consciencia manda!

bjs

Vício disse...

acho que fazes muito bem porque se falarem de ti concerteza vai haver alguém que te vai avisar... ou não! :P

Helluah disse...

A lealdada está para com o teu chefe, é ele que te paga o salario e será ele que poderá contribuir para a tua carreira. os colegas, são colegas, mas em nada te ajudaram na escalagem profissional!!

Babe Certificada disse...

Skynet

Quando me refiro a boatos falo dos falsos, que são os que podem prejudicar a empresa. Se andarem verdadeiros a correr, isso passa-me ao lado.

Babe Certificada disse...

Blade

Foi uma boa táctica!

Babe Certificada disse...

inocêncio da silva

Passei e achei imensa piada à solução encontrada. Mas, neste caso, opto por alertar quem de direito e depois lavo as minhas mãos.

Babe Certificada disse...

Texuga

Podemos em vez de usar o termo chibar, usar outros como alertar, avisar, abrir os olhos... Dependendo das situações nem todos são puniveis.

Babe Certificada disse...

Afgane

Por um lado é correcta, eu sei... mas por outro tb é condenável, porque conheço-os há anos e custa imenso fazê-lo.

Babe Certificada disse...

Gaja boa 2

Já fiz isso... mas dei-me mal porque depois o chefe descobriu que eu já sabia há muito e não tinha feito nada.

Babe Certificada disse...

Vicio

A verdade é que sim. Já falaram de mim por coisas não relacionadas com o trabalho e tive quem me alertasse. É sempre bom saber.

Babe Certificada disse...

Helluah

É verdade, mas não espero que estes episódios contribuam para eu subir na carreira. Aí sim, seria chibar a sério!!!

Lívio disse...

Babe, não é essa a questão. O principal é a tua integridade; só tens que te sentir bem quando reages a uma injustiça e denuncias, não interessa quem é o visado.
Isso nada tem a ver com lealdade. Os cães são leais e mordem-nos, se for preciso!