domingo, 30 de setembro de 2007

Ciúme

Não era este o tema pensado, mas já que me fizeram a sugestão, vou pensar já aqui e agora sobre o ciúme.


Não é que escreva muito bem, mas geralmente gosto de pensar primeiro antes de passar para o blog. Hoje, não. Hoje, o que aqui escrever saiu na horinha, ok? Por isso, perdoem lá qualquer coisinha.


Não sou por norma uma rapariga ciumenta. Considero que tive uma boa educação e formação moral e psicológica, uma família presente e carinhosa, amigos nunca me faltaram, sou sociável qb... enfim, equilibrada. Digo isto porque grande parte das pessoas que se deixam levar pelos ciúmes, têm, a meu ver, uma carência afectiva e um sentimento de inferioridade visiveis.


Já senti ciúmes, sem dúvida. Quando? Quando me senti insegura dos sentimentos da pessoa com quem estava. Os ciúmes não são sinal de amor, são sinal de medo.


Um exemplo real: recentemente envolvi-me com um rapaz com quem não podia estar frequentemente, pois ele trabalhava bastante longe. Pela lógica, deveria sentir alguma insegurança, mas não. Esta pessoa pautou-se sempre pela sinceridade e nunca me deu motivos para duvidar do que me dizia. Senti por ele muitas coisas, mas ciúmes não.


Depois, uma nova relação e desta vez, sim, senti ciúmes. Porquê? Porque ele não estava a 100% comigo e eu percebi isso. Não tive tempo para me apaixonar, mas os ciúmes aparecerem desde quase o primeiro encontro. Não tive "capacidade" para o seduzir e prender ainda que durante uns dias. Aliás, esta pessoa hoje está com alguém extremamente ciumenta, segundo o próprio, e insiste em convencer-se que ela é louca por ele. Eu não compro essa. Simples!


Não meço o grau de amor ou paixão pelos ciúmes demonstrados. Ainda que nos saiba bem sentir da parte do nosso parceiro alguns ciúmes, unicamente porque isso nos assegura que não somos para ele um dado adquirido. Ainda a título de exemplo: ontem, durante o almoço com a minha família, a minha SistFixe estava a falar de um episódio na empresa onde trabalha e mencionou que um colega de trabalho, para disfarçar um caso que tem com outra, mandou-lhe umas piadas às quais ela reagiu no gozo. O meu cunhado, não ficou propriamente chateado, mas disse logo que era um grande descaramento do fulano, pois atéo conhecia, blá, blá, blá... A minha irmã, interpretou aquilo como algum ciúme e apercebi-me de um sorrisinho malandro na cara dela. Provavelmente, contou aquele episódio com o propósito de provocar uma reacção no marido.


Uma das faces mais visivéis do ciúme é a desconfiança eterna. Por muitas provas que se dê da fidelidade e sinceridade, o ciumento duvida sempre. Tem a necessidade absoluta de saber tudo e de controlar cada passo do companheiro. E, mesmo não encontrando nada susceptivel de causar dúvida, continua sempre desconfiado.


Pessoalmente, não lido bem com isso. Detesto sentir-me controlada e por vezes sou mal-educada quando acho que me fazem demasiadas perguntas sobre o que fiz e com quem fiz. A verdade é que ao ser assim, também jálevei por tabela, pois fui a última a saber e nem sequer estava à espera. Entendem?


Quando gosto, sou carinhosa,sou atenta, estou presente. Quero que o meu parceiro seja feliz e esteja bem ao meu lado. Produzo-me para que ele me ache mais atraente a cada dia que passo. Às vezes, apercebo-me de alguma falha quando me estão a contar as coisas, mas nãopasso logo ao ataque. Espero por mais desenvolvimentos, vou sondado com calma. Lá está, já reagi tarde de mais em alguns casos, mas prefiro pagar por confiar que deixar de dormir por desconfiar.


O ciumento nunca tem paz de espírito, nunca consegue aproveitar realmente os bons momentos, não consegue entregar-se na totalidade, não consegue ser um amigo a sério. Uma mulher, por norma, está atenta às amigas quando o namorado está presente, mas não se passa com qualquer brincadeira inofensiva. Uma mulher ciumenta evita sequer reuniões sociais por sentir que lhe vão tentar "roubar" o namorado. Quando muito aceita saídas com outros casais.


Mais uma vez, lembro-me de um caso real, em que ele diz que nunca saiem, ficam sempre em casa, embora conheçam N pessoas e locais. Porque será?

24 comentários:

Anónimo disse...

O CIÚME é quanto a mim uma grave doença psicológica, o duvidar-se de algo, ter-se uma ou mais desconfianças quando há motivos aparentes é normal, quando se gósta vrdadeiramente de alguem e nos apercebemos que algo está mal, que se está a viver com um engano,pois aí tem efectivamente de funcionar o ciúme, se afinal um tenta ser o mais sincero, tudo faz para que uma relação dê certo e está a ser enganado aí o amor tranforma-se em ciúme, agora aquele ciume patente a todo o momento é de uma pessoa desconfiada a cempor cento e nunca deixará de existir esse ciume por muitas mostras dadas de fedilidade, é constrangedor como determinadas pessoas se relacionam com uma desconfiança tão pérrima que nada mais faz parte da sua vida, privam tudo e todos de uma vida por causa do mêdo, sim mêdo porque quanto a mim tudo isso não passa disso mesmo, a pessoa é por natureza insegura e então não conseguem entender a segurança dos outros.

Sílvia disse...

Tambem nao tenho por habito ser ciumenta e também nao admito que tentem condicionar aquilo que faço.

Sair sem o namorado e ter actividades, hobbies ou o que quer que seja nao quer dizer que nao gostemos dele e que nao nos dediquemos a 100 por cento... tem é que se saber gerir o tempo.

Infelizmente o ciume faz com que se ache que o tempo disponivel tem de ser para a outra pessoa e que nao precisamos de mais nada para sermos felizes... isso é impossivel e mais cedo ou mais tarde as pessoas cansam-se.

No meu caso o ciume da outra parte deu cabo de tudo...

Mulher independente com homem inseguro é fogo...

Su disse...

O Ciúme é sem dúvida nenhuma fruto da insegurança. Raramente tive ciúmes na minha vida, talvez por ter tido a sorte te ter tido ao meu lado pessoas que me respeitavam. O meu chefe, diz um aoica muito acertada. Os ciúmes são uma doença, mas tb é verdade q há pessoas q n têm respeito pelo companheiro e "abusam" nas intimidades com os amigos e conhecidos. Aí, é normal q o outro se sinta mal, por menos ciumento e mais seguro de si q seja... Há q poderar estas diferenças...

Ana disse...

Não me considero uma pessoa ciumenta. Normalmente, quando alguma situação me causa algum desconforto ou desagrado, é porque existem realmente motivos para tal e aí, não acho que seja uma questão de ciúme, mas sim o querer e exigir respeito.

Sou, sim, muito desconfiada... demasiado desconfiada até com as pessoas em geral, mas até que as minhas desconfianças se confirmem, mantenho-me quietinha no meu canto e não chateio ninguem.
Detesto cenas... sejam elas de cíumes, desconfianças, ou qualquer coisa do género. Quando não temos coisas concretas por onde pegar, não temos o direito de infernizar os outros.

Bjs

Marta disse...

O ciume nada tem a ver com amor! Tem a ver com insegurança, obcessão e medo de perder!
O ciumento vive permanentemente preso no seu próprio medo!
Mas para mim pior do que o ciumento é o outro que gosta que o parceiro tenha ciumes! Estes sim, conseguem ser ainda mais controladores e inseguros!

Bruno Fehr disse...

Eu não confio numa mulher que não sinta ciúmes, pois se eu não sinto ciúmes é porque não sinto nada de especial.

Ciúme doentio e desconfiança, mata qualquer relação. Mas, sentir um bocadinho de ciúmes e ter alguéma sentir um bocadinho de ciúmes de nós, é bom, é saudável e é uma prova de amor, pois quem ama tem medo de perder.

Anónimo disse...

Como alguém disse um dia, o prevaricador é ciumento porque sabe os riscos que corre.
Todo o ciumento é prevaricador q.b.
Quem não prevarica desconhece a cabala e é incapaz de a reconhecer.
Quem não prevarica é por natureza tranquilo, pois não necessita de agradar por antecipação, reagindo naturalmente.
Quando alguém desta estirpe é sujeito a uma dose considerável desse veneno (ser alvo de ciumes), o primeiro impulso é vingar-se...prevaricando, irónico não?
Deixa de ser desconfiado e passa a ser ciumento também...o ciume é um flagelo só te digo, o melhor é evitar o contacto com quem a doença para evitar o contagio.

Su disse...

Concordo quando dizes que o ciúme é sinal de insegurança, mas tb acho que com peso e medida é um rasgo sinal de amor.

Acho que resume-se à confiança que temos na outra pessoa, seja amante ou amigo, hoje em dia há pessoas que confio de olhos fechados, outras nem tanto.

Enfim, acho que ao longo da nossa vida, com todas as experiências que temos, criamos uma maneira de estar diferente, que se pode ir alterando consoante as nossas vivências, seja para melhor seja para pior. No fundo resume-se a fazer as escolhas mais acertadas para nós. E tentarmos ser felizes ao máximo...

Babe Certificada disse...

António

Tudo o que é fora de medida, é errado. O ciúme desmedido é sinal de problemas do foro psicológico e nem sempre as pessoas se dão conta disso.

Babe Certificada disse...

Silvia

Infelizmente, ainda se vê por aí muito caso de homem que fica inseguro porque a namorada tem uma vida que não gira exclusivamente à volta dele.

Babe Certificada disse...

Su

Os ciúmes são uma doença quando em excesso e um sinal quando não existem de todo. Se nem para nós admitimos que de vez em quando temos um pouquito de ciúmes... quando falo em não ter, falo óbviamente em não ter constantemente e quando há, são compreensíveis e controlados.

Babe Certificada disse...

Ana

O mal é que os ciumesntos não percebem que não têm nada por onde pegar... eles pegam em tudo!

Babe Certificada disse...

Marta

Ora nem mais... quando se confunde o ciúme excessivo com amor... é sinal que também se é assim, ou então que se sofre de grande carência afectiva.

Babe Certificada disse...

Crestfallen

Quando falo que não sinto ciúme... refiro-me a algo frequente e rotineiro... tipo ter ciúme de tudo e de todos. Claro que sentimos ciúme quando ele não pode estar conosco porque tem imenso trabalho, quando fala entusiasmado de algum episódio do passado com amigos (ou amigas)... mas nem sempre o demonstramos (às vezes nem para nós próprias admitimos) ou fazemos beicinho à conta disso!

Babe Certificada disse...

Inocêncio da Silva

É uma boa forma de ver as coisas!

Babe Certificada disse...

Su

Tem de haver um bocadinho de ciúme... nem que só nós o saibamos! Como diz o Crestfallen, se não sentir ciúme/ medo de perder aquela pessoa, não temos qq sentimento importante. No entanto... como dizes, tem de ter o peso e medidas certas. Duvidar, desconfiar constantemente da pessoa, criar situações de stress devido a uma cegueira obsessiva... não há relação que resista... penso.

Afgane disse...

O ciúme quando inofensivo é agradável, aquele ciúme que resulta da demonstração ingénua do quanto gostamos de alguém. Lembro-me dos elementos da minha banda comentavam o facto do meu sucesso com as mulheres (há longo tempo atrás agora sou celibatário he he he) e as namoradas deles estavam presentes na conversa. Eu disse que não me considerava bonito mas que era um facto que atraía as mulheres e nem sabia porquê. A namorada do meu vocalista disse: "É porque tu és muito meiguinho" o namorado olhou para ela e com uma voz autoritária disse: "Também tu? Vais é já para casa para longe deste gabirú" este um caso de ciúme engraçado até.
Mas concordo com o teu post e quanto nele diz. O ciúme advém da insegurança e por vezes de pessoas doentias. O ciúme impede de amar.
Beijos

Babe Certificada disse...

Afgane

A primeira frase diz tudo.

marco disse...

eu sou mt ciumento mas nao doente!!

e acho que é saudavel existir um pouco de ciume!

Afgane disse...

Vim só dar-teo parabéns pelo teu Sporting! Grande jogo e grande equipa! Merecida a vitória e apesar de ser adepto tripeiro prezo-me de saber ver futebol. Os adeptos dos Leões como tu felizmente hoje estão de parabéns
beijos

Anónimo disse...

Obrigada pelo post..precisava de ouvir alguns opinoes acerca deste tema tão controverso e polémico..pk tb eu sou ciumenta e debato-me com uma série de sentimentos contraditorios..mas controlo-me minimamente..:)

Babe Certificada disse...

Marco

Sim, um pouco é saudável.

Babe Certificada disse...

Afgane

Muito obrigada!!!

Babe Certificada disse...

Jo

Julgo que acima de uma determinada medida pode ser prejudicial. O ciúme leva à desconfiança, e e ninguém pode acreditar que gostas dele se passas a vida a controlar o que diz e faz e desconfias sempre!