terça-feira, 11 de setembro de 2007

Centro de Emprego

Fez quinta-feira 1 semana que pedi ao Centro de Emprego um/ uma funcionário/a para o escritório. A empresa cresceu bastante e sózinha não tenho tempo para tudo. Eu sei que gasto algum nestas coisas do blog, mas acreditem, há dias que mal consigo ler os mails com tanta coisa a fazer. De qualquer das formas, é preciso reeorganizar os serviços e faz falta uma outra pessoa.


A verdade é que não pedi nada de extraordinário, apenas inglês falado/escrito, conhecimentos de informática e preferência por primeiro emprego. Tudo o que eu sabia e era quando cá entrei. E com estas características devem haver, só no concelho, dezenas deles, acadinhos de sair do 12º ano, sem intenção de fazer um curso superior, desejosos de um emprego com horário certo, limpinho e confortável.


Pois... semana e meia depois ainda não tive qualquer pedido de entrevista. Liguei para o Centro de Emprego a perguntar sobre a demora e a senhora que me atendeu disse que uma semana era muito pouco. Vamos lá recapitular. Quantas alminhas não entrarão naquele centro diariamente à procura de trabalho??? E numa semana, já nem me refiro aos pedidos arquivados no PC, não apareceu ninguém que correspondesse ao perfil??? Não houve uma só a quem dessem o contacto da empresa para nos ligar e marcar entrevista??? E querem diminuir a porra das taxas de desemprego neste país!!! E ainda dizem que uma semana é menos que o habitual!!! O habitual é o quê? 1 mês???


Por isso, estão a ver... não querem saber, é o que é! Custa-me a crer que não arranjassem logo 10 pessoas, pelo menos. As aulas terminaram em Junho/ Julho. O pedido foi feito em Setembro.


Alguém me explica o que se passa?

25 comentários:

Anónimo disse...

Babe, quando acabei o curso e devido ao facto de não conseguir colocação, tive a brilhante ideia de me inscrever no Centro de Emprego. Depois de uma espera interminável, uma surpresa! O funcionário disse que aceitava a minha inscrição (porque era obrigado a tal!) mas avisou-me logo que o Centro de Emprego não me iria arranjar trabalho porque eu era Doutora! Pois, se eu só tivesse apenas o 9º ano era mais fácil. E pronto, pedi desculpa por ser ‘Doutora’ e vim me embora...

Ana disse...

Muitas vezes não são eles que não arranjam pessoal, mas sim o pessoal que recusa as ofertas.
Há uns anos atrás, eu fartei-me de recusar ofertas que vieram através deles, por variadíssimos motivos e um deles era, de facto, os ordenados baixíssimos (claro que isto depende do que cada um considera baixo) que as empresas inscritas estavam dispostas a pagar, em relação ao tipo de trabalho.

Dou-te outro exemplo: Quando saí da empresa onde trabalhei alguns anos, fiquei a receber do Fundo de Desemprego. Já nessa altura estava a morar sozinha e com todas as despesas por minha conta.
Eu recebia bem do Fundo de Desemprego porque tinha tido um ordenado muito alto e, cada vez que me chamavam para uma entrevista, o ordenado que a empresa oferecia não chegava nem para pagar a minha renda de casa, logo...via-me obrigada a recusar ou não conseguiria pagar as minhas contas.

Não digo que seja este tipo de situação que acontecça com todos, mas que muita gente recusa, isso é um facto, e por variadíssimos motivos.

Bjs

Ana disse...

Corrijo:

"aconteça"

Bruno Fehr disse...

Sabes porquê?

Porque apartir do momento que pedimo alguém, eles demoram dias a processar o pedido.

Contactam os desempregados por carta a marcar uma reunião para 3/4 dias depois.

Eu antes de mudar de país, pedi 3 pessoas, esperei 26 dias até receber uma resposta. A essa altura já tinham respondido ao meu anuncio no jornal 27 pessoas.

Aqui na Alemanha, pedi 3 licenciados em letras, 2 engenheiros informáticos e 3 Assistententes. Em 4 dias recebemos 96 CV´s!

tavguinu disse...

babe,

a tua aventura nem sequer começou, ainda está na apresentação do filme !

tu vais-te passar completamente quando começarem a chegar os candidatos.

eu precisei de uns eng aqui para o business ! foi a loucura...

posso te dizer que acabou com o pedido meu ao exmo sr. director do centro de emprego a pedir um pouco de compreensão pelo meu pedido, já que tinha pedido engs e não modistas, pedreiros etc e tal.

trabalham tãoooo bem !

há gente estúpida não há ?

Francis disse...

a tradicional incompetencia.

Helluah disse...

é a tristeza do pais...

Vício disse...

o problema é os possiveis candidatos terem de corresponder a um perfil! tenta pedir uma pessoa de frente ou de costas!

Marta disse...

É por estas e outras que Às vezes mais vale pores um anuncio no jornal!


E já agora pede um alto, espadaúdo e tal..:)

Babe Certificada disse...

BC

Se eles trabalhassem bem, as empresas poupavam o dinheiro dos anúncios.

Anónimo disse...

Está muito calor, o A/C, deve de estar avariado e então os snrs e snras têm de vir para a pastelaria porque não conseguem lidar com os papeis, ficam todos mascarrados, pois ainda se preenchem as fichas a caneta de tinta permanente!...

Babe Certificada disse...

Ana

Pois, mas entretanto as leis mudaram e já não é possível recusarem assim tão facilmente.

Babe Certificada disse...

Crestfallen

É no centro de emprego, nas finanças, na segurança social... uma vez pedimos para reverem a baixa de um funcionário que sabiamos não estar doente e eles, ao fim de 2 meses ainda não tinham feito nada e claro, entretanto deixou de ser necessário.

Babe Certificada disse...

Tavguinu

Sim, eu sei. Uma vez pedi um serralheiro de 1ª, com experi~encia e só me mandavam miúdos que nunca tinham trabalhado!

Babe Certificada disse...

Helluah

Um pouco o país e um pouco as pessoas que não se interessam!

Babe Certificada disse...

Vicio

Sim, acho que vou pedir foto de corpo inteiro!

Bruno Fehr disse...

Lol, por isso é que gosto da Alemanha, esta gente vem trabalhar a cair de doente. Nós é que as temos de mandar para casa.

Gaja Boa 2 disse...

Nao percebo! Eu tenho uma colega à procura ha tanto tempo...

Babe Certificada disse...

Marta

Sim, vou pedir um todo bom para me fazer o trabalho todo e eu passar o dia a olhar para ele. ehehehe

Babe Certificada disse...

António

Pois... se eu tivesse uma pastelaria aqui perto do escritório tb usava a desculpa do ar condicionado!

Babe Certificada disse...

Gaja Boa 2

Ela que vá lá reclamar! De certeza que não fazem o que lhes compete.

Afgane disse...

Sabes Babe aquilo são centros de emprego para quem lá trabalha, tudo o resto é trabalho e disso eles não querem saber. Já passei por essa situação e acabei por contratar uma pessoa por anúncio o que até foi melhor pois lavei as vistas pelas entrevistadas, mas o dever obrigou-me a escolher uma feiota e magricelas, paciência. Mas era boa rapariga.
Beijos

Firehawk disse...

cara babe, infelizmente os centros de emprego funcionam como tudo na funcção pública: devagar devagarinho. Por vezes parado! Ou muitas vezes! O certo é que eles vão demorar algumas semanas a processar toda a informação que lhes deste. Vai demorar acredita. Há 6 anos, estava eu como pseudo chefe de redacção de uma revista quando me pediram para indagar no centro de emprego para um estagiário. Estávamos dispostos a pagar 75 contos (o que para primeira aventura não é nada mau) durante 9 meses. Foram precisos dois meses, uam enorme discussão com a mulher que me atendeu e uma sériue de chatices para que os 35 candidatos que se tinham inscrito logo no primeiro dia pudessem aparecer para a entrevista. Tudo porque eles dizem que têm os seus timings. Gostava de saber era quais eram?

MiSs Detective disse...

EU QUERO EMPREGO! isso fica onde??!! o centro de emprego nao resolve nada so complica. arranja reunioes que naop servem de nada, somos obrigados a ir se nao formos ficamos com ainscriçºao anulado. eu ja nao estouo inscrita no centro de emprego. deixei-me disso. nao adianta de nada.

S* disse...

Olha sei perfeitamente o que isso é. Estou a estagiar numa empresa de Recursos Humanos e quando temos de recorrer aos Centros de Emprego (Famalicão, Braga, Guimarães, etc)o atraso é de pôr os nervos à prova... aparecem-nos pessoas para responder a ofertas que já estão preenchidas à quinhentos séculos... Os tipos do IEFP não fazem rigorosamente nada!! Quando lá vou (ao de Famalicão) para responder a alguma oferta, passo-me com perguntas tipo "oh menina, mas tem a certeza que quer concorrer? olhe que é para muito longe..."... e eu quase a fazer uma porcaria de um desenho para explicar que sou uma pessoa informada e que estou disponível e interessada em ir trabalhar para longe... dahhh, só falta dizer que quanto mais longe da incompetência deles melhor :P

**