sexta-feira, 3 de agosto de 2007

E nós, aqui, tão bem...

Quando soube da queda de uma ponte nos EUA o meu pensamento imediato foi "Afinal, não é só em Portugal".


Quando se deram estas últimas cheias em Inglaterra, pensei o mesmo.


Em França iam colocando um Le Pen no poder, mas nós é que somos racistas e xenófobos. Lá é tudo bom, mas não faltam greves. Há saúde, ensino... há carros incendiados e montras partidas também. Mas, em Portugal... somos uns atrasados.




Nesta altura do ano, voltam os nossos emigrantes, para rever a família e descansar. Até gosto, dá um colorido à terra. Os carros kitados, música alta, penteados exóticos. Na minha rua, metade das casas são de emigrantes, por isso, nesta altura há sempre muito movimento. É engraçado.


No entanto, depois deparamos com conversas do género "em Paris da França é muito melhor". E isso revolta um pouco. Não é assim tão melhor, é diferente, tem vantagens e desvantagens. Basta ligar a tv e ver as noticias. Têm tantos problemas como nós e safam-se da mesma maneira. Também caiem pontes, têm inundações, fogos, sem abrigos, crimes...


Ao menos, as probabilidades de atirarem com aviões contra os nossos edificios são bem menores. Ou de colocarem bombas nos combóios. Desculpem, se ofendo, mas é verdade.


Não lhes faltam políticos corruptos, nem lambe-botas, pois não?


Ganham campeonatos de futebol? Nós fartámo-nos de ganhar medalhas de ouro! Temos os melhores desportistas a todos os níveis.


Temos Saramago e Manoel de Oliveira.


E temos paz, sol e praia.




28 comentários:

Marta disse...

E tivemos o melhor Euro de sempre, as sete maravilhas, a expo, uma cozinha magnífica e um tempo fabuloso que vêm parar cá todos no verão!

Maria Papoila disse...

Ora tomem lá e embrulhem, que a Babe chegou para todos!!

Vício disse...

e como eu gosto de ver emigrantes!
é do melhorzinho ver cromos vaidosos! ehehehehe

PS: como será em Paris de outro país sem ser a França?

Precious disse...

Desde que comecei a viajar, com a tenra idade de 17 anos, que me dou conta daquilo que dizes, Babe.
Temos aspectos a melhorar como todos os países, mas a coisa não é tão má como pintamos por aqui.
Sempre critiquei a falta de civismo dos portugueses (de facto, podíamos estar melhor nesse campo), mas recém-chegada de Itália, acho agora que somos muito cívicos e educados...

Firehawk disse...

Por momentos pensei que te estavas a convencer do que pensavas. A verdade é que eles t~em tantos problemas como nós...são é resolviso de forma mais rápida e visívek. Nós é mais pastar....
O que achei curioso foi achares engrçado veres os migras por ai. Eu por aqui quer é v~e-los pelas costas. Normalmente os que me calham na rifa são snobs, irritantes e julgam-se os reis da cocada preta.

S* disse...

Existe muita coisa a melhorar em Portugal. E compreendo que em determinadas situações, o mais fácil seja ver um cenário negro e negativo. Mas, tens toda a razão. Apesar de tudo o que temos a melhorar (como em todos os cantos do mundo, não há país perfeito - muito menos a América do Tio Sam hehe), somos uns privilegiados neste cantinho à beira mar plantado - temos um clima de fazer inveja, uma gastronomia maravilhosa e deliciosa, paisagens lindas... e temos nós, tugas :)
Belo post, sim senhora :) (venham as raparigas desta bela terra mostrar como é :P )

Quanto aos emigrantes... há uma coisa que não entendo - porque é que chegam cá e não sabem falar português? Não me refiro aos filhos, nascidos lá e que se calhar nunca foram habituados a falar português em casa... paciência. Refiro-me àqueles que saíram daqui com vintes, trintas, vêm cá todos os anos e vão falando um português afrancesado que me irrita profundamente!! Enfim... (só para deixar um criticazinha no meio das coisas boas lol)

**

Anónimo disse...

Já sabes a minha opinião, pois já abordei este tema... Mas continua a ser opinião geral que NA França É QUE É BOM! Então ide! Ide para lá! E depois não vos queixeis...

Maria Papoila disse...

Um breve esclarecimento:
existe uma cidade chamada Paris fora do território francês.
Onde? No EUA, claro. Eu até desconfio que lá também têm uma "Aguada de Cima"...

Pedro disse...

Babe,

Essa do Saramago foi um bocado um tiro no pé!

Além de não gostar do gaijo (eu e mais milhares) ele não é nosso, é do espanhoís!!!

Podias substituir Saramago por António Lobo Antunes, o único Português verdadeiramente merecedor do Nobel!

Babe Certificada disse...

Marta

Temos, sim senhora!

Babe Certificada disse...

Maria Papoila

Muito obrigada... é do fds que está à espreita!

Babe Certificada disse...

Vicio

Que mau... eles não são SEMPRE assim...

Babe Certificada disse...

Miss Precious

Nada como sofrer na pele para perceber. Estou á espera dos pormenores!!!

Babe Certificada disse...

Psyhawk

Só é visivel porque tudo o que acontece no estrangeiro é digno de manchetes aqui. Achas que eles deram assim tão grande destaque às nossas tragédias?

Quanto ao resto... acho que os alfacinhas são um pouco sensíveis. eheheh

Bruno Fehr disse...

Nasci, cresci, licenciei-me em Portugal. Em 2004 recebi uma oferta de trabalho em Londres qem que triplicava o que ganhava em Portugal. Hoje estou em Hamburgo.

Não posso concordar com este texto, visto que sem conhecer os dois lados da realidade, não podemos dizer que lá fora é melhor ou pior.

Quanto ao Saramago e ao Oliveira... esse dois cromos não são motivo de orgulho nacional!

Babe Certificada disse...

LC

No aspecto da linguagem, acho que temos de lhes dar valor. Afinal, eles falam 2 linguas ao mesmo tempo. Por aqui o pessoal só sabe falar português e mal... :-P

(A minha tia foi com 30 anos para lá. Já vive em França há 30 anos. Casou com um francês, mas qd vem a Portugal, embora já com algumas dificuldades fala melhor que alguns que estão fora há meia dúzia de meses.)

Babe Certificada disse...

Black Cat

hehehe NA França é que é!!!

Babe Certificada disse...

Porthos

Também preferio o Lobo Antunes, mas ele não ganhou nenhum Nobel!

Babe Certificada disse...

Crestfallen

Não duvido do que dizes, mas continuo a achar que não estamos ASSIM tão mal como se pinta. E que os outros é que estão bem e são melhores. Sou muito feliz neste país.

Vício disse...

desculpa! tens razão!
há piores ainda...

Bruno Fehr disse...

Pois, mas afinal o objectivo é ficar melhor, ou estar contente porque não somos os piores?

Irlanda e Grécia eram os mais pobres da europa, agora somos nós. E nem me falem na Polónia pois o crescimento deles é assutador. Desculpem mas eu não fico feliz por pensar que a Albania está pior. Eu quero melhorar e não me conformo com esta situação.

Anónimo disse...

Eu acho que todos os países têm as suas merdas e as suas maravilhas, vantagens e desvantagens. Mas mesmo sabendo disso não se pode cruzar os braços e esperar que tudo o que está mal se resolva sozinho, como acontece com aquela imagem clássica do portuga que passa o dia ver ver futebol ou telenovelas. Pelo menos os outros incendeiam autocarros! lol

Babe Certificada disse...

Crestfallen / Skynet

Obviamente, que não quis dizer "ah! e tal... há pior..."

Não, quis dizer que não falta gente a criticar-nos e a gabar o que é dos outros, muito embora "os outros" também tenham os seus problemas e que são iguais aos nossos.

E cobiçam o que é dos outros, sem valorizar o que temos. Por exemplo, os desportistas. Ninguém se lembra que não nos faltam medalhas de ouro. Recordam as dos outros, menos as nossas.

Anónimo disse...

Sim nesse aspecto concordo plenamente. Eu é que quando começo a escrever, começo logo a divagar por outros assuntos :)

Bruno Fehr disse...

Mas é contra isso que eu falo. Não me interesso por medalhas de ouro, ou por ter equipas de futebol no top mundial. O que me importa é a qualidade de vida dos Portugueses.

Houve o Euro e anda tudo doido com o futebol, a malta nem reparou que o governo aproveitou a distracção com o futebol para passar uma lei do trabalho ridícula.

Euro e férias em 2004. O Português cagou na política, quando voltou a trabalhar em setembro disse: "foda-se, já me foderam".

Quanto às medalhas de ouro, isso é passado. Nos jogos olimpico ganhámos uma de bronze em 2000, de resto até aí ficamos a ver navios.

O que nos salva em medalhas de ouro, são os nosso excelentes atletas deficientes. Esses sim trouxeram imensas medalhas mas o governo não lhes pagou os subsídios dessas medalhas e muitos atletas tiveram de pagar as suas deslocações e estadias.

Portugal não precisa de um TGV. Com o dinheiro gasto na linha TGV, podiam recuperar TODO o sistema ferroviário do país.

Eu aqui ando muito de comboio, não é TGV nem é preciso mesmo tendo em conta que Portugal cabe várias vezes dentro da Alemanha.

Portugal é lindo, mas os Portugueses andam a dormir. Cegos com a ilusão do que já fomos. Precisamos de para de olhar para o passado e enfrentar a dura realidade.

Admite-se que colegas que se tiraram a licenciatura comigo ainda sejam professores substitutos, passados 9 anos ainda andam a dar aulas em part-time a preencher buracos nos horários? Enquanto eu tive professores na faculdade com 80 anos, já podres e desatualizados a ganhar fortunas?

Joachim Gonzales disse...

Bom... Pois.... Tens alguma razão... mas o Manoel de Oliveira tinha de fazer parte... se o vender-mos para espanha não ficamos melhores ainda...

Já agora o Saramago vive em Espanha, car amiga...

Lívio disse...

Isto de lá é que é melhor tem a ver com a escolha de cada um, e de facto já não é preciso muito para sermos os piores, é preciso ser realista! Tem a ver com mudança de mentalidades de todos. Todos, empresários, políticos e trabalhadores e enquanto isso não acontecer cada vez mais afundamos. O nosso problema principal é que cada um só quer saber de si e não tem a mínima preocupação com os outros, ninguém (ou quase) quer saber do colectivo, cada um que se desenrasque. Tem a ver com a mentalidade criada durante 48 anos que nunca foi alterada: as oportunidades eram só para alguns, hoje são só para quem tem compadrios e não há evolução possível se não houver mudança de mentalidades. Quem saiu do país acabou por ser influenciado por outro tipo de mentalidade que esquece quando chega a este jardim à beira-mar plantado (nem todos é claro).
Paro por aqui que isto dava pano para mangas.
Bom fim de semana

S* disse...

As pessoas como a tua tia, ao fim de 30 anos por lá e casada com um francês esforça-se por falar correctamente o português. O que não suporto é aqueles que estão lá à meia dúzia de anos, marido e mulher tugas e vêm cá todos os anos com as "vacances" e "non, oui" e mais sei lá o quê!! Não suporto.
Tenho um tio que esteve 60 anos na Argentina... nesse período veio cá umas 3 ou 4 vezes. Naturalmente que agora, com quase 90 anos, vai misturando o Espanhol com Português. Mas admiro a maneira como ele fala um Portanhol e um Espanholês mostrando esforço e vontade de reaprender o que esqueceu da língua de Camões. Afinal, 60 anos é uma vida lol

**