quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Requisito: Conta bancária


(Isto saiu um bocadito grande... sorry!)


A propósito de uma conversa que tive, achei por bem fazer um post.


A bomba lançada foi "a importância do saldo bancário na avaliação de um tipo para futura relação amorosa". As palavras não foram bem estas, mas fica a ideia.


Eu, como rapariga prática que sou, disse logo que sim, que achava que era importante e relevante!


E, antes de julgarem que só saio com gajos conforme o saldo deles, deixem-me expôr o meu ponto de vista.


Primeiro: A velha máxima "Amor e uma cabana" não resulta. Talvez na Globo, com o Rodrigo Santoro (que agora está mais para Hollywood que para o Brasil) e uma modelo qualquer. Aqui, no nosso Portugalzinho real, só é bonito durante um fim-de-semana.


Segundo: A forma como um homem (ou mulher) gere o seu dinheiro ou se empenha em ganhá-lo demonstra uma faceta vital do seu carácter.


Antes de mais, vamos pegar numa amostra tipo: homem, 30 anos, mental e fisicamente são.


- Vive com os pais. (Até aí tudo bem. As famílias portuguesas, de modo geral, ainda não têm o hábito de libertar as crias apenas porque são maiores de idade.)


- Vive à conta dos pais.


Aqui, o caldo já começa a entornar. Convém saber o motivo. Se este passa por uma situação pontual, tipo foi despedido recentemente (atenção, eu disse recentemente), ou está no meio de um projecto e de momento tem de aguardar por qualquer coisa (e mesmo assim já é abusar do motivo), aí tudo bem, desde que seja pontual e ele mostre ser capaz de dar a volta a situação.


Agora, esses meninos da mamã, que estão à espera d' O EMPREGO, aquele que todos queremos (ganhar muito e fazer pouco), ou têm pais ricos e por isso não se preocupam em ser produtivos, que vivem de esquemas, que trabalham apenas quando se acaba l' argent! Meus amigos, homens assim não vão longe, nem apresentam sinais de maturidade e independência, características indispensáveis para mim.


Como eu disse antes, amor e uma cabana não resulta. Qualquer relação precisa de ser alimentada e, para mim, os alimentos são as idas ao teatro, concerto, cinemas, os presentes ou pequenas lembranças, os fins-de-semana fora, os jantares a sós ou com amigos... para isso é preciso os euritos! Porque, também é assim, que vamos tendo temas de conversa, que vamos avaliando os interesses e gostos de cada um.


Não preciso que me paguem as coisas. Felizmente, desde os meus 18 anos que pago tudo o que tenho. Lá está, não me posso dar ao luxo de ir tomar o pequeno-almoço a Paris, assim de repente, mas posso perfeitamente fazê-lo num qualquer sitio chique que serve pratos enfeitados (mas comida nem vê-la). No entanto, e penso que já escrevi sobre isso, existe aquilo que se chama cavalheirismo e que eu aprecio. Ou seja, nem pensar em pedir-me para pagar as contas a meio! Sim, chamem-me o que quiserem mas é o pior que me podem fazer (e felizmente nunca mo fizerem). Convidam-me para jantar, pagam. Não sou daquelas que querem que as mantenham, eu também gosto de convidar e pagar (embora quase nunca me deixem), e quando pago seja o que for não quero ser reembolsada nem quero que se sintam mal por isso. Se somos adultos e independentes, são coisas normais e aceitáveis.


Caso prático (e real):


A minha estetecista, há tempos atrás, terminou a relação de 3 anos porque o namorado não só estava desempregado há uns meses, como não se dava ao trabalho de procurar emprego. Mais, ele tinha quem lhe desse trabalho, mas o que estava a ganhar de subsidio era mais aliciante. Ao fim de um tempo nesta situação, e com ele a arranjar cada vez mais desculpas estapafúrdias, ela começou a pensar que tipo de homem era ele e o que podia contar da parte dele caso viesse a precisar. Não gostou. Ao fim de alguns avisos, terminou a relação e meteu-se a comprar um apartamento sózinha. O tipo aí abriu os olhos e em menos de 2 semanas já estava empregado! Ela ainda o fez penar algum tempo até reatar, mas agora já estão a mobilar a casa nova e de casamento marcado.


O saldo conta... é uma forma de dizer que a maneira como as pessoas vivem, trabalham e regem os seus haveres é um indicativo das perspectivas de futuro, maturidade e independência de cada um. Homens ou mulheres!

28 comentários:

Precious disse...

É, de facto uma questão pertinente, Babe.
O dinheiro não deve ser factor decisivo na escolha de uma relação, a não ser na parte em que nos mostra o calibre de pessoa com quem lidamos. E aí tem a maior relevância saber se a pessoa é crava, generoso, gastador ou fuinha. Eu não me vejo com um tipo perdulário nem crava, por exemplo.
Já estar com alguém porque tem muito dinheiro, repugna-me. Aviso à navegação, o dinheiro não colmata as falhas da pessoa e pode acabar um dia.

VF disse...

Uma interessante perspectiva miúda, todavia estou em crer que existirão outras formas de avaliar a estabilidade do machedo sem que nos tenhamos de agarrar a valores materiais...

Helluah disse...

exactamente! oh mulher, tu tiras-me as palavras da boca! às vezes nem consigo comentar os teus posts por serem tanto de mim tambem!

Maria Papoila disse...

Parabéns!! A questão foi mesmo bem abordada por ti. Nada a acrescentar.
Beijos

Marta disse...

Não acho que seja bem o saldo que conte, mas talvez as escolhas deles! Tu não o estás a avaliar pela conta bancária, mas sim pelo nível de maturidade e isso pode-se reflectir de muitas formas!
Há por aí muita gente rica com relações de merda e que não sabem como alimentá-la!

Ana disse...

Acho tudo isso muito relativo... mas já discutimos esse assunto, né?

Beijocas

Babe Certificada disse...

Miss Precious

A tua última frase é excelente. A bem da verdade não é a quantidade de euros que está em causa, mas a atitude da pessoa, o seu modo de ver e reger a vida.

Babe Certificada disse...

Vitor

O dinheiro não traz a felicidade, mas a falta dele traz muita infelicidade. Óbvio que não vou avaliar alguém unicamente pelos bens materiais, mas só é possível pensar em futuro, num futuro agradável, se levarmos esse aspecto em conta.

Babe Certificada disse...

Helluah

Vou dar numa de modesta: quando se é certificada é natural acertarmos! ehehehe

Babe Certificada disse...

Maria Papoila

Muito obrigada. Fico contente.

Actriz Principal disse...

Pois eu acho que essa do amor e uma cabana só durar um fds acontecerá apenas de a cabana tiver ar condicionado!

Babe Certificada disse...

Marta

Agora até me lembrei naquelas excelentes pessoas que dedicam a sua vida aos outros, viajam para países sub-desenvolvidos a troco de nada. Óbvio que aí nem ponho em causa o carácter, mas a verdade é que não teria uma relação com futuro com alguém assim!

Babe Certificada disse...

Ana

Claro que é relativo. Esta é uma parte da questão. Mas todas juntas fazem os motivos para as nossas escolhas!

Babe Certificada disse...

Actriz principal

Por um fds eu consigo passar sem o ar condicionado. Água canalizada, frigorifico, microondas e tv é que pode ser pior!!!

Bruno Fehr disse...

Sou 100% contra esse ponto de vista. Mas é uma realidade.

Eu moro na Alemanha, é normal ver raparigas de 20 anos com homens de 40. A mulher Alemã, regra geral, pensa no conforto e depois no amor. Não se vê casais apaixonados, vê-se casais confortáveis.

Isso assusta-me. O facto de ter meninas 10 anos mais novas interessadas em mim, faz-me questionar os motivos.

A conta bancária, não significa nem deve significar nada. De que vale sacrificar a felicidade pelo conforto?

Aceito que um homem sem objectivos, não é interessante. Mas um homem com emprego, carreira e objectivos, perde contra outra de conta bancária gorda! Quantos homens de conta bancária gorda têm objectivos?

Conta bancária não é sinónimo de sucesso.

Foi feita uma sondagem em Portugal sobre o nível do parceiro deveria ter. 86% dos homens Portugueses no ensino secundário, não davam importância ao nivel de estudos da sua parceira. Esse valor descia para 78% no seio dos universitários.

Nas mulheres, 81% no ensino secundário não ligam aos estudos do parceiro, passando a uns 95% na faculdade querem um homem com o mesmo nivel de estudos ou superior.

Isso assusta-me. Eu construi uma carreira, um futuro e não quero uma gaja ao meu lado pendurada naquilo que contruí. Quero-a sim interessada em mim!

Babe Certificada disse...

Crestfallen

Pode ser triste, mas é a verdade. Eu não ponho o conforto em 1º lugar, mas tb não fica para último. Esse ponto só começa a fazer sentido depois de vermos que funcionamos nos outros. Não me interessa se o gajo é trolha ou advogado, interessa sim se me transmite segurança emocional e material, se me estimula a todos os níveis fisicos e psicológicos. Não quero que me sustente, mas tb não quero que dependa de mim! Infelizmente, basta olhares à tua volta. Quantos casais se aguentam quando questões tão estúpidas como dinheiro se colocam?

Afgane disse...

Concordo inteiramente com o post e acrescento ser igualmente importante que o parceiro ou parceir possuam algum nível cultural que ultrapasse as novelas e o futebol.
Beijos

Su disse...

Bom, já falámos sobre isto, certo? E acho que, abordado como o fizeste neste post, faz mais sentido. Acredita, que eu sei o que digo quando concordo que "casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão". Agora, o "pão" duns, não é "pão" doutros. Ou seja, o que importa é q o casal tenho os mesmos objectivos de vida e ambos se esforcem por os alcançar. Mais uma vez, o equilíbrio é q é importt!
E, tal como diz o Afgane, muito importt tb, são os interesses em comum, a nível cultural, intelectual, etc...
Bjks
Su

Babe Certificada disse...

Afgane

Concordo com o que dizes!

Babe Certificada disse...

Su

Às vezes, mas só às vezes, escrevo melhor do que falo!!! eheheh

Firehawk disse...

Ai a menina não gosta de dividir nada a meias? mas que bem! Ok, acredito que quando é uam coisa assim a dar para o date não deixo que ninguém pague nada, agora quando é uam coisa de amigos e todos sabem que o bolso já esteve mais fundo, esquece lá isso.

Babe Certificada disse...

Psyhamk

My love, claro que entre amigos a questão nem se coloca!

PP disse...

Não estou nada de acordo.
Alguém por não ter conta bancária nem ser ambicioso é menos que os outros?

Essa é perspectiva da mulher das cavernas.
A mulher das cavernas é que precisava de macho forte, ambicioso para correr atrás dos bois.
E caçá-los.
Isto é mesmo assim.
As macacas também são atraidas por machos dominantes.

Agora isso trará felicidade?
Olhe-se para os casamentos de holywood.
(É bom exemplo)
Eles são ambiciosos, bem sucedidos.

Ao fim de um ano o casal está divorciado.
Um fulano bem sucedido tem mais que fazer do que aturar familia ou filhos.
(Nem tem tempo para isso).

There is no free lunch.
Nada é de graça.
Quer um fulano rico bem sucedido ?
Ainda lhe sai é um fulano que depois nunca para em casa e amantes mais que muitas .

Quem procura machos bem sucedidos acaba por poder ter como brinde as amantes dele porque todas as mulheres adoram bem sucedidos e assim são mais de 20 lobas a um osso.

(Lógico que eu não tenho peninha delas. Querem fulano bem sucedido? Não se queixem que estão sózinhas porque ele afinal se casou com a carreira).

PP disse...

posso estar enganado mas a Babe precisava de um fulano MAL SUCEDIDO.
Tipo um fulano que deixasse andar.
Ela seria o homem do casal.
Agora ela ( Babe ) mandona.., e ele um ambicioso líder..,o que se espera?
As personalidades chocam-se e a coisa dá bronca.
Sem conhecer a Babe ou as relações dela.., é a reflexão que me ocorre.

Se mulher mandona se casa com chefe mandão de empresa..,o que hà a esperar?

Dois galos no galinheiro não coabitam bem.

PP disse...

Aliàs faz aí confusão . Maturidade e sucesso profissional não são sinónimos.
Um excelente exemplo no feminino : Marylin Monroe.
Foi a mais celebre estrela americana e suicidou-se.

No masculino tem o einstein que fez filha e a abandonou(por exemplo).

O filho dizia que ele era o unico projecto inacabado do Pai.

Instintivamente a mulher é atraida pelo poder.

Isso é uma reacção primitiva um pouco como o homem que gosta das mamas grandes.

Mas as mamas ( ou a conta bancária) não é tudo nem é sinónimo de maturidade,só por si.

Blade disse...

Babe cuidado com o que desejas...

Qualquer dia sai te na rifa um homem ambicioso e com uma boa conta bancária mas que depois não tem o mais importante...

Tempo para ti, já que estará demasiado ocupado com os seus projectos e a sua carreira/empresa.

Mas pronto, nem tudo é mau... Depois podes dedicar te a arranjar um amante :)

Beijos,

Babe Certificada disse...

PP

Não posso negar que tenho uma veia mandona, mas não aguento homens que baixem a cabeça a todas as minhas vontades! Acho que é preciso saber equilibrar. Já namorei com homens com feitio parecido com o meu e a relação não terminou por causa disso.

Quanto à conta e ambição... eu não quero, nem preciso de homem rico. Quero sim, alguém que se esforce para ter as suas coisas, para ter uma vida confortável sem recorrer a esquemas duvidosos, aos pais ou que crave os amigos!

Sempre me ensinaram que um homem quer-se honesto e trabalhador. O meu pai trabalhava muito e muitas horas, nunca faltou nada em casa e, principalmente, foi um marido e pai muito presente, por isso, nem é preciso vir com histórias de homens ricos e poderosos com amantes!

Babe Certificada disse...

Blade

Não nego que me entusiasmam os homens bem-sucedidos, mas notas logo de inicio quais são as suas prioridades e eu creio já ter aprendido com erros anteriores que não devo NUNCA pensar que posso mudar alguém!