terça-feira, 14 de agosto de 2007

Esperança


(Quando vier de férias, respondo aos comentários, ok?)


Dizem que do amor ao ódio vai um passo, a linha que os separa é muito ténue. Tem a sua lógica. Sinto algo muito próximo do ódio por uma pessoa a quem já tive sentimentos muito próximos do amor. Se podemos passar do amor ao ódio, o inverso é possível?


Mas, não é sobre o amor que vou falar, mas sim, sobre a confiança. Eu confio... demasiado. Confio nas pessoas sem problemas. Enquanto não me derem motivos para pensar o contrário, a confiança na sua bondade, no seu carácter, na sua honestidade, está lá. No entanto, a partir do momento que me dão motivos para desconfiar, e havendo algum tipo de prova, a confiança perde-se e nunca mais a recupero totalmente. Posso dar algum tipo de beneficio da dúvida, mas interiormente, já não confio.


No entanto, não gosto de pensar que as coisas são e serão definitivas. Acho que o arrependimento sincero e acções que o demonstrem, podem (em conjunto com a acção do tempo) alterar o rumo das coisas.


Tenho esperança que isso aconteça, mas, pelo menos comigo, nunca aconteceu.

31 comentários:

tavguinu disse...

ai..ai...

espero que não seja o que penso !

o tempo muitas vezes não FAZ NADA pelo menos para mim, sou da tua opinião !

mas...

BOA SORTE!

Topo de Gama disse...

Amor e Odio são palavras pesadas..

Ana disse...

Pois, comigo também nunca aconteceu... todas as vezes que perdi a confiança em alguém, o tempo só se encarregou de me dar mais razão.
Mas acredito que um dia ainda possa acontecer...

Será o que estou a pensar?

Bjs

PP disse...

Quem é a linda musa da foto...?
(Será a Babe ?).
A qualidade da foto é excelente.
19 valores em 20.
A perspectiva está optima..,a luz
excelente...;

Quanto à fotografada não dá para ver bem mas parece bem bonita.

Quanto ao tema em questão só se pode comentar..,pois...;
A Babe esteve próxima de sentir amor(se é que o não sentiu..) , a seguir perdeu a confiança e o amor transforma-se quase em òdio.

Entendo.

Bruno Fehr disse...

É possível passar do odio ao amor e vice-versa. Conheci uma miúda que não suportava e ela não me suportava a mim. 1 ano de convivência forçada (escola), com o tempo, quando demos por ela eramos os melhores amigos (1,5 anos), depois namorados (3,5 anos), por fim um ódio insuportável novamente. Foi o encerramento do circulo.

Quando a confiança se perde, está perdida, não voltamos mais a confiar. Mesmo que perdoemos uma pessoa, nunca esquecemos, por não esquecer a confiança é perdida para sempre.

Anónimo disse...

Babe:
Eu também era muito confiante mas as estaladas da vida refrearam essa confiança. Hoje sou mais contida e, tal como os gatos, tenho sempre um pé atrás… para escapar com o mínimo de dano possível…

Eu prezo-me por ser uma pessoa digna de confiança, mas se alguém quebra esse laço, acabou! Até posso continuar a dar-me com a referida pessoa (por exemplo, no trabalho) mas a confiança é inexistente.

E não sou apologista das segundas oportunidades: as poucas vezes que decidi dar uma segunda oportunidade, apenas confirmei a minha teoria… se não aproveitaram a primeira, porque haveriam de aproveitar a segunda?!

Bruno Fehr disse...

Como estás de férias, tens algo para ti neste link:

http://so-me-apetece-cobrir.blogspot.com/2007/08/power-of-schmooze-award.html

Anónimo disse...

Esquece a confiança, em toda a tua vida só vais ter 5 pessoas da tua confiança...mas lembra-te se confiaste em alguém e ela falhou contigo a culpa foi só tua...e o que chamas amor-ódio não é esse o significado que queres dizer mas sim amor e chamar atenção! Pois amor ódio não existe...existe amor_desilusão; amor_sofrimento; amor_chamar atenção; amor_rastejar; amor_volta para mim; amor_estou á tua espera......isto é a tradução para quando alguém diz que tem amor-ódio por alguém

Anónimo disse...

Com o tempo podemos perdoar uma pessoa que nos desapontou, mas eu acho uma traição nunca se esquece, e que a confiança que temos nessa pessoa não será a mesma de antigamente

Afgane disse...

Já me aconteceu detestar alguém que mais tarde vim a amar e o contrário também. Acredito e confio em toda a gente salvo se a minha intuição me advrtir do contrário, mas à primeira falha será a última e de uma vez para sempre. Acho que todos merecemos uma segunda oportunidade, é certo, mas não é menos certo que temos de provar ser dela merecedores. As pessoas são pelas acções que praticam e não pelo que dizem delas. Mas existe um ponto em que temos que concordar: as pessoas só nos fazem aquilo que nós, de uma forma ou de outra, permitimos.
Até breve

Lívio disse...

Babe, após meio século de existencia continuo a confiar nas pessoas, porque confio em mim, até motivo contrário. Se assim és mantém esse espírito, tens é que estar preparada para umas lambadas de vez em quando.
E definitivo só a morte, como escreveu o vício, "é a única aamante fiel".
Ódio e ciúme são palavras que não conheço, quanto muito indiferença.

P'rá frente. Força. Sê feliz!

Hugo Gonçalves disse...

Nada é definitivo... mas k é mt difícil haver um retrocesso é. Mas sabes que mais? Fuck it! Be happy! A vida são dois dias...

Maria Papoila disse...

Sim, é possível passar do amor ao ódio e do ódio ao amor.
Também é possível perdoar, mas depende daquilo que nos fizeram. Acho que há coisas imperdoavéis! De resto, o tempo não cura tudo, mas ajuda. Até ajuda a dar menos importância às coisas que nos magoaram!
Continuação de boas férias!!

Precious disse...

Tu é que estás certa, Babe. Devemos confiar nas pessoas até que elas nos provem que não são dignas dessa confiança.
Mas quando perdida a confiança, não devemos cair na asneira de lhas dar novamente com facilidade. Em alguns casos, não devemos voltar a confiar nessas pessoas.

Anónimo disse...

Parece-me que se está aqui a confundir um pouco a INDIFERENÇA com o ÓDIO; no meu ponto de vista, onde existiu amor, por muito pouco que fosse ou mesmo muito forte e que se desmoronou esse castelo, entendo eu nunca se chegar ao limite do ódio, diz-se isso realmente, mas será que nós sabemos o que é o ódio? Existem pessoas que sim, que sabem e muito bem o ke é ódio, mas essas pessoas não se podem enquadrar no sistema da vivência civilizada.
Por conseguinte, ganhar-mos, um pouquinho de raiva, deixar-mos de gostar, de simpatizar, de não dar-mos qualquer significado a a determinada pessoa é como que se ela tivesse morrido, tenha sido enterrada, tenha deixado de fazer parte do mundo dos vivos mas será que o ÓDIO ficou presente? Não acredito que alguem que por aqui ande e que por todas as razões de queixa tenha sobre alguem, sinta ódio por alguem.
Não sei se me fiz entender, peço desculpa.

White_Fox disse...

Já somos 2. Também confio demasiado nas pessoas! E depois lixo-me!

Babe Certificada disse...

Tavguinu

Oh, tempo volta para trás...!!!

No caso da confiança o tempo não faz muito, só mesmo as acções!

Babe Certificada disse...

Topo de Gama

Amor é uma palavra pesada?! Nem a palavra nem o sentimento. O ódio sim, pesa e destrói. Mas, não era sobre isso que falava.

Babe Certificada disse...

Ana

O tempo e as boas acções... quem sabe?

Babe Certificada disse...

P

Não sou eu, não!

Quanto à tua dedução, estás enganado. Se quase odiei, quem quase amei, foi por me magoarem.

O post é mesmo sobre a confiança, quer seja em namorados ou amigos.

Babe Certificada disse...

Crestfallen

Sinceramente, chamem-me ingénua, mas gosto de acreditar que nada é definitivo.

Babe Certificada disse...

Black Cat

Acredito no que dizes, mas ainda assim, gosto de pensar que é possível.

Babe Certificada disse...

Tomb Raider

Ao menos para ti a culpa é sempre de quem leva nas trombas, quer seja cornos ou más atitudes! Vai lá com calma, a vida são 2 dias. E se uma pessoa agir com respeito pelos outros e as pessoas falham, antes de mais são humanas e depois a culpa não é sempre da vítima, ok?

Babe Certificada disse...

Skynet

Traição, mentira, falta de apoio... a confiança pode perder-se de várias formas, mas a vida dá muitas voltas e até nós vamos mudando, por isso, se me provarem por A+B o arrependimento e a decisão de não repetir...

Babe Certificada disse...

Afgane

As segundas oportunidades não devem dar-se assim à borlix... mas se forem merecidas, porque não?

Babe Certificada disse...

Livio

Exactamente. Se nos achamos dignos de confiança e por vezes tb falhámos, porque não fazer aos outros o que queremos que nos façam a nós?

Babe Certificada disse...

Hugo

Brindo a isso!

Babe Certificada disse...

Maria Papoila

Sem dúvida que há coisas imperdoáveis, mas o passar do tempo, a vivência de uma série de outras experiências vai apaziguando os sentimentos menos bons e por vezes chegamos aquele momento que já nem nos lembramos do que aconteceu ao certo.

Babe Certificada disse...

Miss Precious

Infelizmente ainda sou daquelas pessoas que arrisca numa 2ª oportunidade. 3ª é que não!

Babe Certificada disse...

António

Daí eu dizer "quase" ódio. E sim, é possível ter um ressentimento mt grande por alguém de quem gostamos um dia. Tudo depende do que nos foi feito.

Babe Certificada disse...

White-fox

C'est la vie!