terça-feira, 24 de julho de 2007

Agradável



"És agradável." - foi o que eu disse.


Podia ter dito uma série de parvoíces, que todos dizemos, porque sabemos que vão gostar de ouvir, porque queremos acreditar que é mesmo assim. As mesmas que me dizem, e que eu detesto por serem tão comuns e tão pouco sentidas. Mas não, eu disse aquilo que pensei. Se tivesse reflectido, talvez não o dissesse. Agradável??? Isso é lá forma de elogiar um homem? Por acaso é, e foi o elogio mais sentido e verdadeiro que fiz até hoje.

Mas, apanhei-o de surpresa, eu sei. Agradável??? Deve ter pensado que eu não estava nada entusiasmada! Mas estava, estava muito. Quando nos referimos a algo como agradável, pensa-se em conforto, simpatia, empatia, bem-estar... E então? Não significa que não existisse tudo o resto: atracção, desejo, paixão... Mas, naquele momento "agradável" foi a palavra mais adequada para demonstrar a minha satisfação, por estar ali com ele.


Lembrei-me disto, porque estava a pensar noutras ocasiões em que fui elogiada, no tal modo comum e pouco sentido. E pensei na forma como eu demonstrava o que pensava da pessoa com quem estivesse na altura. Dou-me conta que elogio muito pouco. Sou um tanto ou quanto contida, nesse aspecto. Noutros, serei mais "dada", mas quando tenho de pôr em palavras o que sinto, estas não saiem.


E ele disse "És bonita". Tão simples e tão básico, e o melhor elogio que me fizeram. Não foi "és tão bonita", nem "és a mais bonita". Não. Foi apenas uma constatação do que ele via quando me olhava. E foi tão... agradável!

20 comentários:

Bruno Fehr disse...

Para mim é de facto difícil elogiar alguém, pois se não sinto, também não finjo sentir. Por este motivo, quando falo, sinto, mas a palavra sentida nem sempre é "agradável" de ouvir.

Por isso, se uma rapariga me dissesse, "és agradável", sei como eu iria assimilar isso:

- O meu cérebro iria buscar a definição da palavra.

- De seguida iria buscar as situações onde a uso.

Por fim, iria agradecer, pois é de facto um elogio. No entanto, iria ficar com a ideia:
"Sou agradável", ou seja não sou mais bom do que mau, não aborreço mas também não impressiono, sou tolerado pois não sou desagradável. Agradável tal com, quando me perguntam, "gostas da comida?" e eu respondo, "come-se".

No entanto, iria valorizar mais esse comentário, se essa rapariga me dissesse que "agradável" é a palavra que melhor define o que sentiu naquele momento.

Eu disse uma vez a uma rapariga que ela era "gira", não podia dizer outra coisa, foi o que achei e senti no momento. Ela sentiu-se ofendida, os meus amigos chamaram-me idiota por a ter deixado escapar. De cara e corpo era uma mulher linda. O problema é que ao estar com ela, a inteligência e personalidade, também entram na equação. Por isso ela passou de "linda" para "gira", é caso para dizer: Ela era "agradável".

Marta disse...

Eu também não o faço muito, mas quando o faço é mesmo sentido!

Maria Papoila disse...

Conheço quem diga só aquilo que os outros querem ouvir. No entanto, não há nada melhor do que ouvir aquilo que realmente os outros sentem. É... agradável e mesmo que não sejam as palavras que sonhamos ouvir, o que interessa é que sejam sinceras.
Beijos

Anónimo disse...

Este teu post fez-me um lembrar um meu post antigo sobre o dizer "AMO-TE"... nunca disse, penso que nunca direi... esse verbo deve ser conjugado em actos, não em palavras. Mas a maioria das pessoas não entende… eu não sou eu quem lhes irá explicar!

Babe Certificada disse...

Crestfallen

A palavra e a forma como é dita é muito importante. Será que ela ficou chateada por dizeres num tom desinteressado? Ou simplesmente, queria ser admirada e "gira" é uma palavra muito pequena?

Babe Certificada disse...

Marta

A verdade é que detesto elogios de "toma lá". Porque podem dizer "és a mulher mais bonita que já conheci" e isso vai saber-me a nada. Tenho espelho em casa e olhos na cara... coisas assim!

Babe Certificada disse...

Maria Papoila

A quem disse ser agradável, disse também para nunca me dizer o que não sentisse. E a verdade é que ele cumpriu e no final, o que recordas é que tudo o que existiu foi sincero.

Babe Certificada disse...

Black Cat

Já usei e ouvi essa palavra, mas nem na altura acreditei no que estava a dizer/ouvir. Depois disso... a verdade é sempre bem melhor. Pode não ser romântica, mas sabe bem.

Vício disse...

é um bom exemplo da velha expressão que diz que as coisas simples por vezes são as mais importantes!

e quando ele te perguntou: Agradável??? Isso é lá forma de elogiar um homem? podias ter-lhe dito:
Preferes que eu seja simpatica ou sincera? ;)

Babe Certificada disse...

Vicio

Na verdade, ele não perguntou isso, eu é que pensei depois de lhe dizer. Ele reagiu muito bem, porque sentiu a minha sinceridade! Lá está, o tom que usamos diz tudo.

Ana disse...

Também não sou muito boa com as palavras, não para elogiar... mas tenho a certeza que acabo por faze-lo da melhor maneira com atitudes, olhares, gestos, expressões...

Nem sempre as palavras são a tradução mais fiel daquilo que queremos realmente dizer. E nem sempre quem as ouve, entende o verdadeiro sentido que lhes queremos dar.

Mas sim... há momentos em que elas simplesmente saem, com a mesma naturalidade com que as sentimos.

Babe Certificada disse...

Ana

Lembro-me como se fosse hoje, aquele momento. Não sei do que falamos, sei que simplesmente me saiu da boca. Porque agradável foi a palavra que explicou a meu contentamento, o prazer da companhia dele. Tão simples e tão sincero.

Pedro disse...

Eu gosto muito de "agradável", acho abrangente, expressivo e contundente!

Babe Certificada disse...

Porthos

É isso mesmo...

Lívio disse...

Eu sentir-me-ia lisonjeado: é uma bela forma de apreciar a presença de alguém!

Topo de Gama disse...

Certamente ke apesar de "raro", conseguiste transmitir o ke kerias salientar.. e certamente sentiste o mesmo da sua resposta.. momentos assim sao poucos, e ficam na memoria.. as vezes devido a expressoes agradaveis e bonitas, mas acima de tudo, fora do normal..

bjs

Babe Certificada disse...

Livio

Foi sincero e dito com sinceridade. Julgo que bastou para entender o verdadeiro significado.

Babe Certificada disse...

Topo de Gama

Por vezes o mais simples é o mais raro e por tal o mais verdadeiro. Bjs

Vício disse...

concordo contigo!
uma desvantagens que este mundo virtual tem... não se vê a cara nem se ouve a voz na altura das palavras!
mesmo com boneco e expressões gráficas não é a mesma coisa!

resumindo... as relações cada vez têm menos valor.

Babe Certificada disse...

Vicio

As relações têm o valor que lhes damos!