segunda-feira, 23 de julho de 2007

As bestas dentro de nós

Este Domingo estive sózinha em casa. De manhã trabalhei, à tarde recostei-me no sofá a ver DVD's, ler e comer. São dias assim que me fazem relaxar (isso, ou uns enrolanços, mas à falta de gajo, fico-me pela preguiça).


No JN vinha a notícia de um tipo que matou o amigo por causa de um isqueiro. Estavam na disco, o tipo pede ao empregado do bar um isqueiro, este recusa, ele vai ao carro buscar uma arma, o amigo tenta impedi-lo e na luta leva um tiro. Chocou-me. Simplesmente, chocou-me. Pelo desperdício de uma vida, assim sem mais nem menos. A porra de um isqueiro!


Essa história não me saiu da cabeça o dia todo. Lembro-me que até a mencionei a um amigo pelo msn e ele nem se mostrou chocado. E a verdade é que isto já nem devia ser capa de jornal, tamanha a violência que reina nas nossas vidas.


E eu pensei no que leva a sermos assim, a não haver qualquer respeito pela vida e pela integridade das pessoas. E pensei que antes não era assim. MAS, FOI SEMPRE ASSIM!


Tudo o que temos agora, sempre existiu, apenas mudaram os nomes! Desde sempre que as crianças são abusadas, apenas agora dá-se o nome de pedófilos e abuso sexual de menores! Desde sempre se matou por ofensas, mas antes eram os duelos pela honra e agora são os crimes passionais! Desde sempre se roubou, mas antes eram os roubos por esticão e agora são os vírus informáticos! Sei lá... pensem, é verdade!


Dá a ideia de sermos bestas, com roupas bonitas!


Estava a ler um livro, um policial, "Irmão Grimm" de Graig Russel e encontri lá uma passagem, que me impressionou:


"Fabel também tinha tentado convencer-se de que o assassino em série era um fenómeno moderno: o produto de uma ordem social a desintegrar-se, de mentes doentias forjadas por maus tratos e alimentada pela disponibilidade de pornografia violenta nas ruas e na Internet. Nessa convicção, contudo, existia uma ligeira esperança: se a nossa sociedade moderna criava tais monstros, podíamos então resolver o problema. Aceitar que era uma faceta fundamental da condição humana significaria perder a esperança."



Dá que pensar, não acham?

16 comentários:

Marta disse...

Ou as coisas sempre foram iguais mas eram mais camulladas! Agora com a comunicação social são mais explicitas!

Anónimo disse...

OK... sempre foi assim... mas ultimamente certas coisas agravaram-se! - não venham com falsos moralismos!
Desde quando é que os miúdos de liceu andam armados??? Não sou velha e no meu tempo não havia nada disso!
Talvez por ver a podridão que se instalou no mundo, cada vez estou mais convicta de que não quero ter filhos! Por mim, a população envelhecida continuará a envelhecer... Talvez depois haja um renascimento de um melhor Ser Humano.

Peste disse...

realmente uma estupidez... aliás.. ter uma arma é uma estupidez.. é meio caminho andado para q aconteçam situações assim.

pk a quente... sai sempre asneira..

raios para o bixo humano.

Babe Certificada disse...

Marta

Sim, a comunicação social tem sido fundamental, para nos mostrar o que acontece e talvez tenha sempre acontecido. A pedófilia não é concerteza um fenómeno recente. E outras coisas como homossexualidade, que sempre existiu; mulheres independentes e lutadoras, não são de agora, a história fala nelas...

Babe Certificada disse...

Black Cat

Claro que não andavam. Mas sempre os houve rufiões e mal-tratantes. Se não eram as armas, eram outra coisa qualquer. Nuns aspectos as coisas estão a piorar, é certo, noutros estão a ser visiveis e corrigidas, mas o mal-fazer sempre existiu.

Babe Certificada disse...

Peste

Todos nós reagimos a quente, mas quantos, por muito enraivecidos que estejam, chegam ao ponto de matar? Mas, agora, é mesmo por qualquer coisa.

Mulheka disse...

Por tudo se mata!
É facílimo arranjar uma arma, só não tem quem não quer!

No entanto concordo com a black cat, no meu tempo de liceu não havia estas coisas, uns putos não andavam na escola cheios de navalhas e afins!

Concerteza que estas coisas já aconteciam antes mas não me parece que era tanto como agora.

Vício disse...

dás-me lume? :P

Babe Certificada disse...

Mulheka

Claro que não andavam. Nunca vi. E havia respeitinho aos professores. Mas o que eu quero dizer é que sempre houve violência sem medida, sempre houve má formação, sempre houve crime. Que pensamos que é só agora, mas na verdade a forma como acontece hoje, deve-se ao tipo de sociedade que temos hoje. E nas anteriores sociedades os crimes adequavam-se a elas. Se pensarmos bem, muitas jovenzinhas devem ter sido violadas e assassinadas e a falta de conhecimentos suficientes na altura, evitaram que se descobrisse a verdade.

Babe Certificada disse...

Vicio

Tem cuidado, podes queimar-te!

Bruno Fehr disse...

Não, nem sempre foi assim. Vivemos em constante "evolução", se bem que mais parece regressão. Tudo muda, as coisas aumentam de proporção ou transformam-se noutras. Nada é igual ao que foi!

O ser humano, está mais agressivo, está mais louco.

Há 300 anos, já haviam viciados em folhas de coca, no entanto não andavam a estacionar cavalos.

Ainda à 20 anos, podiamos ir e vir da escola a pé, ficar na rua a brincar até ser noite. Hoje? Se fosse pai, iria custar-me muito ter de limitar uma criança a brincar em casa, num espaço limitado, mas tem de ser.

O que acredito, é, temos tanto informação sobre a morte e como é fácil morrer e matar, que isso desperta uma mórbida curiosidade em certas mentes mais básicas.

Babe Certificada disse...

Crestfallen

Foi sempre assim, na medida em que houve sempre criminalidade e o grau de perigo desta era proporcional ao tipo de sociedade. Escravatura, tráfico de mulheres... crimes hediondos para nós, mas aceitáveis para outros e há uns anos atrás aceitáveis para nós também.

Lívio disse...

Há uma besta dentro de cada um de nós...uns nunca chegam a conhecê-la, outros apercebem-se a tempo e controlam-na e outros são-na quase sempre, muitas vezes sem se darem conta...
Basta olhar em volta...atentos.

Babe Certificada disse...

Lívio

Sem dúvida... basta olhar...

Toscarina disse...

(olhando para a quantidade de "premios" com que este blog já foi agraciado)

Temos candidato...

Eu volto!!

Babe Certificada disse...

Toscarina

Volta pelos posts, não pelos prémios!!!