quinta-feira, 26 de julho de 2007

Filhos


Uma vez por mês, durante uns 5 minutos, penso em ter um filho. Dedico o primeiro minuto aos prós e os outros 4 aos contras. Acreditem que já é uma grande melhoria, dado que há um ano atrás a ideia nem se colocava.


Aliás, caso acontecesse o mais certo era fazer um passeio até Espanha. Hoje, bastaria ir ali ao hospital mais próximo, mas... já não o faria. Apesar de 4 minutos de contras, estes apenas servem para evitar uma gravidez. Caso esta acontecesse, eu teria a criança. Já não tenho um bom motivo que me leve a considerar a ideia de não ter. Tenho casa, emprego, família e amigos, sou fisica e mentalmente capaz...


Mas, a verdade, é que não penso ser mãe, pelo menos nos próximos 3 ou 4 anos. Sou demasiado egoísta. Pressão, responsabilidade e exigências, só gosto das do trabalho. No resto, quero é paz e sossego.


Aqui há dias, eram 8h da noite, estava a fazer o jantar e a SistFixe foi lá com a minha afilhada, a Nocas. A menina é a minha perdição, morria por ela, mas... naquele dia eu não a queria. Estava stressada, cansada, só queria deitar-me na caminha e "mainada"! E não é que a catraia quis ficar comigo??? E eu acedi. No final do jantar, levá-la-ia a casa. Mas, a verdade é que fiz um esforço enorme para estar com a menina. Com 4 anos, não se calam, perguntam N coisas, mexem nisto, mexem naquilo e eu só pensava em apertar-lhe o pescoço!!! Mas, mantive-me aparentemente calma, jantei em tempo record e pimba!... devolvi-a a quem de direito.
E pensei que aquilo foi só uma vez. Imaginem dias e dias assim! É preciso querer e gostar...

24 comentários:

Bruno Fehr disse...

Não tenciono ter filhos mas vez em quando penso nisso (acho que é a idade). A diferença é que nos meus 5 minutos, 4.90 são contras, só a ideia em si é positiva.

Sei perfeitamente que me canso com crianças. Trabalhei com crianças durantes uns anos, adorei. Aos 23 anos tive uma irmã, amo-a.

Sei que se tivesse um filho, não me iria cansar porque era meu. Ao termos um filho o "eu" desaparece e passamos a viver em função do bem estar dele. É por isso que não cansa. No entanto nada me assusta mais do que perder o "eu".

Maria Papoila disse...

Para ter filhos, é preciso gostar de crianças, ter tempo para estar com eles, paciência, altruísmo, dinheiro para lhes proporcionar o mínimo de conforto e um verdadeiro desejo de ser mãe.
Ainda ontem vi uma mãe no shopping agarrar o filho pelos cabelos.
Ainda disse em voz alta "que puta", mas depois contive-me. Por pouco não lhe fiz o mesmo. Só deve ter filhos quem os queira MESMO!

Anónimo disse...

Quero ter filhos. O relógio biológico agora parece funcionar cada vez mais rápido (aliado ao facto da irmã mais nova já estar casada e ter amigas parideiras que levam os petis atrás delas). Mas agora ia ser o descalabro! Pelo menos para mim...a minha mãe não se importava que ficasse prenha...ela é que cuidava da criancinha...se bem que...quando os tiver...ela também vai cuidar deles! Eheh! Daqui a 4 anos penso nisso a sério (sempre disse que aos 28 iria ser mãe...espero que corra tudo bem), agora não tenho pachorra nenhuma para aturar birras!

Babe Certificada disse...

Crestfallen

Acho que a tua última frase diz tudo.

Babe Certificada disse...

Maria Papoila

Exemplos como esse encontram-se ao virar de cada esquina. Não penso que chegasse a ser tão cruel, mas seria pouco paciente, sem dúvida. Já agora "esquento" por qq coisita... Mas, também já vi mães, pelas quais não dava um tostão e no final, revelaram-se mães maravilhosas.

Babe Certificada disse...

Physalia

Sempre disse que não queria ter filhos... mas, a idade avança e por vezes vejo-me a considerar a ideia. No entanto, o instinto maternal ainda não chegou...

Vício disse...

entendo-te perfeitamente!
a minha sobrinha de 5 anos também não me larga quando está comigo e por vezes tento despacha-la rapido mas enquanto está eu esforço-me para ela se sentir bem...
(ela deve sentir-se tão bem com os doces que lhe dou! acho que é por isso que ela gosta tanto de mim :S)

Blade disse...

Babe,

Há tempo para tudo mas também acredita que se ficas à espera do dia que vais ter a certeza de estar pronta para ser mãe o mais certo é ficares para Tia :) (ok tou a exagerar, não me espanques)

As tua prioridades vão concerteza alterar-se com um filho mas vais ter alegrias únicas.

Sobre o stress com a tua afilhada há dias assim, mesmo a mãe mais extremosa tem momentos de quebra. Somos apenas humanos...

Bjks,

Babe Certificada disse...

Vicio

Nesta idade, adoram-nos num dia e ignoram-nos no outro. Mas, como dizes, quando estou com ela faço para que se sinta bem.

Babe Certificada disse...

Blade

Não duvido nada do que dizes. A verdade é que não tendo uma relação estável com alguém, também não penso muito nisso. Ser mãe é dificil, mas mãe sem pai deve ser complicadíssimo.

Gaja Boa 1 disse...

hahahah

Apoiado!! Mas depois sinto-me uma má madrinha... As madrinhas deveriam ter paciência para os afilhados, o meu é amoroso... Mas a puta da paciência é que não há...

beijos pacientes

Ana disse...

Pois estou contigo!
Para ser sincera, o meu instinto maternal é do tamanho de uma ervilha e nem mesmo com o aproximar dos 36 isso se tem alterado.
Passo quase o dia todo com um bebé de 8 meses (filhote da patroa) lá na empresa. Sinceramente, tenho-me surpreendido muito com a minha paciencia para crianças (que se tinha esgotado há uns anos com a minha irma), mas...simplesmente "ainda" não me consigo imaginar no papel de mãe.

No entanto, se isso acontecesse, teria o filho, sim! Nem ponho isso em dúvida.

Bjs

Actriz Principal disse...

Curioso: eu dificilmente penso em filhos sem ter pensado num pai para eles e num companheiro para mim antes de mais...
Vejo os filhos como a consequência de algo, e não isoladamente.

Bico de Aguia disse...

Os nossos filhos diferem totalmente dos dos outros.
Sabem porquê?
Porque são nossos!
Não se explica, sente-se.
Todos os que são pais, principalmente de crianças pequenas, já passaram por momentos de autentico desespero em que, inclusive, pensam "para que raio fui ter filhos!", mas depois, num ápice, eles sorriem, fazem aquele sorriso especial e...
... ou (já mais velhinhos) dizem "És o melhor pai do mundo, gosto muito de ti!"; chegam a casa e dão-nos uns abraço "do tamanho do mundo", e o que se sente nesses momentos é AMOR, puro, simples e sincero. Não é comparavel a nenhum outro.

Tenho dito!

(tinha prometido a mim mesmo que não ia postar mais neste blog, mas o assunto merece que quebre a promessa. A ver se não volto a falhar!)

PP disse...

Concordo mais com a Maria Papoila. Instinto maternal e Paternal.., hà pessoas que têem e outras não.
E eu falo em pessoas e não mulheres,especificamente.
Eu gosto de crianças e as crianças , em geral, sentem isso e gostam de mim.
Inversamente tenho visto muita mulher que não tem paciência nenhuma pra crianças.
Inclusive mães.
Ser Mãe ( pai ) , é um dom.
Não se é mãe simplesmente porque se pare uma criança.
Dito isto.., os avós podem sempre dar um jeito.

Diabba disse...

Olha, não sou grande amante de crianças, acho-as chatas - na generalidade! (nem pensem em bater-me, estou armada com um tridente!)

Aos 38 decidi ter uma... ahhh não conseguiria viver sem ela, nem nos dias em que me moi o juízo com tanta conversa e brincadeira!

beijo d'enxofre

Babe Certificada disse...

Gaja Boa 1

Podes crer... principalmente quando olho para ela com cara má, por ela estar a fazer asneiras e olha para mim com aquele ar "vais-me bater?". Desarma-me logo!

Babe Certificada disse...

Ana

Eu tenho momentos de infinita paciência, mas no final, penso sempre que não quero aquilo para mim.

Babe Certificada disse...

Actriz Principal

Eu já pensei assim, mas da maneira que as coisas têm corrido... mais depressa tenho um filho, que um pai para ele.

Babe Certificada disse...

Bico de águia

Não resististe não foi? :-)

Tens toda a razão no que falaste. Já vi essa cara de desespero no meu cunhado e de deleite total, também. Às vezes penso que seria boa mãe, outras que não... mas acima de tudo, acho que ainda não estou preparada para deixar de ser a rapariga que sou e passar a ser a mãe de xxx.

Babe Certificada disse...

P

Já vi cada coisa e mesmo vendo não acreditei. Há monstros por aí escondidos em pele de santos. Mas, como já disse, também há aqueles que eu não imaginaria como bons pais e eles surpreenderam-me.

Babe Certificada disse...

Diabba

Mas não acontece com todos...

Marta disse...

Eu acho que não é fácil, mas acredito que seja uma delícia! :)

LurdesMartins disse...

Eu adoro crianças! Mesmo!!! Até quando conseguem ser mesmo chatas! Mas, por incrível que possa parecer a algumas pessoas, não penso ter filhos.

E compreendo-te perfeitamente!

Beijinhos