terça-feira, 31 de julho de 2007

No mínimo... surpreendente.


Estava a ler a ACTIVA do mês de Agosto quando vejo a carta de uma leitora a relatar um caso, no mínimo, surpreendente.


Esta leitora tem um problema de saúde e após alguns tratamentos sem sucesso, o médico disse que o transplante de medula seria o mais indicado. A senhora tem 2 irmãos que fizerem o teste de compatibilidade. Só a irmã era compatível. A irmã... recusou ser a dadora.


A leitora diz ainda que elas se davam bem e que a irmã até era licenciada. Queria ela dizer que não foi por ignorância ou falta de informação. Pois bem, foi porquê?


Já aqui disse algumas vezes que não tenho uma boa relação com a minha irmã mais velha. Na verdade quase não temos relação. Ignorámo-nos e evitámo-nos mutuamente. No entanto, se a vida ou saúde dela dependesse de mim, eu não hesitaria! Nem que fosse o vizinho da esquina. Como pode alguém recusar ser dador, quando isso não lhe traz maleficios e ainda pode salvar uma vida humana? Recusar à própria irmã ajuda para combater uma doença!!!
Já agora, para quem quiser ser dador:
http://www.chsul.pt/menu.htm

32 comentários:

Maria Papoila disse...

Babe, minha querida:

Já tinha lido essa história aqui pela blogosfera e tu não és a única que não entende. Acho que ninguém entende. Hoje em dia, até crianças são dadoras dos próprios irmãos!!

Lu disse...

Uma vergonha, só uma pessoa sem sentimentos é capaz de tal coisa!!! :p

Marta disse...

Eu não só dava à minha irmã, como a qualquer um que precisasse!

Nem sei que diga!

PP disse...

O caso não me surpreende excesivamente.
A fulana pode ser doida e ter fobia a agulhas..,ou cirurgias...;
Ou pode ser de uma seita religiosa.
ou pode detestar a irmã.
Tudo pode acontecer.

Bruno Fehr disse...

Ter uma licenciatura não é sinal de inteligência, ou de uma pessoa com informação. Todos nós conhecemos os marrões, que compensam a falta de inteligência com estudo 24h por dia, decorando tudo.

A irmã dessa senhora infelizmente é ignorante. No entanto a culpa dela deve ser partilhada com sistema de saude Português.

Fez este mês 9 anos, que perdi alguém que me era muito importante, por necessitar de um transplante de medula e não terem sido encontrados dadores. Nessa altura, já se falava na criação de um banco de medula óssea, esse banco custou para ser criado mas já existe em Portugal. No entanto não são feitas campanhas de sensibilização,para aumentar a capacidade desse banco.

A nossa medula óssea, poderá nunca ser usada, devido a sermos compatíveis com talvez uma centena de pessoas em todo um mundo. Mas dessa centena, podemos, sem saber salvar uma vida.

Existem campanhas para sensibilizar as pessoas a doar sangue, enquanto existe sangue suficiente e dadores suficientes para ninguém morrer pela sua falta. O sangue que damos é VENDIDO a outros países.

Na medula óssea isso não acontece, as pessoas nem sabem como doar. Pensam que vão ser operadas. Eu sou dador de medula, não por qualquer campanha de sensibilização, mas porque vivi uma perda. E ninguém merece um fim assim.

Babe Certificada disse...

Maria Papoila

Simplesmente, nem consigo visualizar a senhora a dizer à irmã "Não vou ser tua dadora".

Babe Certificada disse...

Luciana

É de facto, uma vergonha. Não consigo conceber tal.

Babe Certificada disse...

Marta

Pois claro. Estamos a falar da vida de uma pessoa!

Babe Certificada disse...

P

Nenhum dos motivos me parece válido quando está em causa a vida de outra pessoa.

Babe Certificada disse...

Crestfallen

Imagino o que sentes. Mas as coisas estão a mudar aos poucos.

Carracinha Linda! disse...

Também não entendo. Acho que isso é um exemplo de egoísmo e de estupidez da irmã que recusou ajudar.

Precious disse...

Coisas estranhas passam pela cabeça das pessoas. Mas cheira-me que é capaz de ser por motivos religiosos. Dentro da falta de sentido da coisa, será a que fará mais "sentido".

Actriz Principal disse...

Realmente, há coisas que são capazes de nos surpreender pelos piores motivos. E aquilo que para nós é básico, para outros poderá não ser evidente.
Eu estou inscrita no banco de dados para doação de medula óssea... e dou a quem precisar!

S* disse...

Bem, várias pessoas têm falado em motivações religiosas para esta recusa. Não conheço nem metade das religões que por aí andam (conheço aquela em que fui educada e muito mal), mas acredito que a ajuda ao próximo é regra em qualquer uma.
A recusa dessa irmã é demasiado cruel para ser compreensível. E quanto aos medos de agulhas e coisas assim, ela poderia de facto não estar devidamente informada de todos os procedimentos, mas a partir do momento em que se fizeram os exames para determinar as compatibilidades, parto do princípio que os profissionais de saúde tenham clarificado muito bem todos os procedimentos por que passariam.

A ser real esta história, é de uma crueldade e de uma frieza inimaginável.
Porém, questiono a veracidade da história - não será um mito que, de tão difundido (emails, revistas) já não desperta qualquer dúvida? Será que a história se passou mesmo assim como é contada?

Mesmo que seja um mito, vale pelas reflexões a que nos convida.

**

B* disse...

já agora, a quem estiver interessado em ser dador de medula, fica aqui o site (este é do centro do norte):http://www.chsul.pt/menu.htm

Eu já lá tou para se alguém precisar de mim... Não custa nada! ;)

Babe Certificada disse...

Carracinha linda

Nem mais! Estupidez e egoísmo.

Babe Certificada disse...

Miss Precious

Não tenho ideia de nenhuma religião que impeça tratamentos médicos, mas fanatismo há em todo o lado. Talvez seja possível, aliás como dizes e bem, será a desculpa possível, né?

Babe Certificada disse...

Actriz Principal

Realmente, deveríamos todos estar inscritos.

Babe Certificada disse...

LC

Tive conhecimento desta situação pela revista Activa, foi a carta vencedora. Se é verdade ou se é tal como a contam, não sei, mas se realmente existe alguém capaz de recusar ajudar... bem, já vimos coisas bem piores.

Babe Certificada disse...

Patricia

Vou colocar esse endereço em destaque. Obrigada.

Anónimo disse...

Ler uma historia destas precisamente e por concidencia no dia,alias,horas a seguir a ter doado sangue, revolta-me!!
Tambem sou doadora de medula e para alem disso doei o meu corpo á ciencia.
Historias como esta existem algumas, uns por motivos religiosos, outros por motivos psicologicos e outros simplesmente PORQUE SIM!!
Bem...dizem que tudo se paga não é...?

Bruno Fehr disse...

O Judaísmo, é a única religião que não permite assitência médica no que se refere a colocar no corpo algo de outro corpo. SãO Tão bons a fazer dinhEiro e com uns cérebros tão fechadinhos.

O Judeus aos poucos estão a aceitar a medicina. Mas à 2 anos, uma mãe Judaica (USA), estava disposta a deixar morrer o seu filho de 11 anos, ao não dar autorização para que lhe fosse feita uma transfusão de sange, mesmo sendo sangue do próprio pai.

Ao ser questionada sobre a possibilidade de perder o filho, ela responde, "É a vontade de Deus!".

A criança foi salva devido a uma acção em tribunal contra a senhora.

Babe Certificada disse...

Texuga

É revoltante, sem dúvida.

Babe Certificada disse...

Crestfallen

Já tinha visto filmes acerca disso, mas não me lembrava qual era a religião.

Precious disse...

Babe, as testemunhas de Jeová proibem as transfusões de sangue, penso que por terem o conceito que os pecados se transmitem de uma pessoa para a outra. Talvez se aplique a outras substâncias corporais como a medula.

Mulheka disse...

A tal até pode ser ignorante mas não creio que seja essa a razão de não ser dadora. Só me vem à cabeça duas palavras: estupidez e maldade!
Eu já estou inscrita há uns anos e não me vai custar nada ajudar se algum dia alguem precisar.

Anónimo disse...

Tal como tu,eu nao tenho um relacionamento "por aí além" com o meu irmão,mas era incapaz de negar ajuda a quem quer que fosse,muito menos a um irmao...
Quanto à história nao ser verdade,ja vi coisas piores entre irmaos e pais e filhos...
Infelizmente é o mundo que temos!
Ass:Cris

Babe Certificada disse...

Miss Precious

Acho que se fosse assim um motivo tão evidente, a senhora teria dito isso na carta, não?

Babe Certificada disse...

Mulheka

A recusa por si só é muito má, mas quando se trata da própria família...

Babe Certificada disse...

Cris

Realmente, também já vi coisas bem piores!

Anónimo disse...

Para mim os laços de sangue são uma treta! A minha família é quem gosta de mim e está comigo para o bem e -SOBRETUDO!- para o mal! E digo-te mais, e chama-me sacana se quiseres: se o caso fosse com uma irmã com quem não tenho relação, não faria nenhum sacríficio; mas se fosse com uma amiga que, mais do que amiga era irmã )no sentido fraterno da questão), faria todos os sacrificios possíveis e imaginários!

Babe Certificada disse...

Black Cat

Acho que teria de odiar uma pessoa para recusar ajudá-la, neste tipo de situação, fosse ela quem fosse.