segunda-feira, 2 de julho de 2007

Lição de bom português


Esta manhã, como habitual, estava a tomar o pequeno-almoço e a ver as noticias no canal 1. Pelas 7h30m dá a rubrica "Lição de bom português" e a pergunta de hoje era se usávamos maiúscula ou minúscula quando escrevíamos o dia da semana.


Modéstia à parte, não costumo falhar, mas, aparentemente, hoje errei. Segundo eles escreve-se com minúscula.


Devo dizer que eu (e talvez 90% dos portugueses) sempre usei maiúscula para os nomes de qualquer coisa, pois foi assim que me ensinaram. Dias, meses, nomes de pessoas, de lugares...


Estive tentada a fazer 2 coisas:


Descer a rua, bater na porta da casa da minha ex-professora primária e perguntar-lhe porque me tinha ensinado mal.


Ligar à RTP1 e perguntar à senhora que faz as perguntas onde lhe tinham ensinado aquilo.


Depois, lembrei-me das centenas de livros que já li, jornais e afins, e verifiquei que erro é tão comum que já deve ser regra. Desde tradutores, a revisores, editores...


No entanto, espero que alguém mais informado que eu me esclareça afinal o que está bem e porque é desta ou daquela forma.

10 comentários:

Anónimo disse...

parece-me que essa é de fazer rir!..Sempre me ensinaram que a seguir a um ponto se começava com letra maiúscula e o nome de uma pessoa de dia de semana ou ano era sempre com maiúscula também, afinal onde anda o bom português?

Babe Certificada disse...

António Rosário

Pois... fiquei mesmo surpreendida. Fomos todos mal ensinados, ao que parece.

Unknown disse...

Não fomos mal ensinados... mas há regras que se vão alterando (inadequadamente, na minha opinião)! Esta é um exemplo!

Anónimo disse...

Depois de um ponto, qualquer palavra começa com maiúscula (ou maiuscula?).
Não pode haver dúvidas quanto a isso, António Rosário.
Já os dias da semana e dos meses, que não são substantivos próprios, começam, por isso, com minúscula, excepto, claro está, se for a seguir a um ponto.
Não concordo, mas é assim:
Na segunda-feira, dois de julho.
Janeiro, fevereiro, etc é como balde, pá, enxada, cama. São os nomes daquelas coisas e de nenhuma outra, mas não são substantivos próprios, logo, inicial minúscula (ou minúscula?). É que o acordo ortográfico que altera também a acentuação ainda não está em vigor. Se bem me lembro, só entrará em vigor lá para 2011.
Mas já está a ser aplicado. Num computador, se escrevermos janeiro, quando damos espaço ou fazemos pontuação altera logo para Janeiro.

Babe Certificada disse...

Blackstar

Neste caso, então, a minha pergunta é: E como podemos saber quando se dão mudanças nas regras?
Porque, posso pensar que escrevo muito bem, e afinal já ando a cometer erros ortográficos!

Miguel

Ao alterarem acentuações deitam por terra o que nos andarm a ensinar ao longo de, no mínimo, 12 anos! Ainda me lembro dos professores fazerem um círculo à volta das palavras mal-acentuadas, por exemplo.

Anónimo disse...

Não querendo entrar em teimosias pois muita coisa muda sem dar-mos por isso, agradeço contudo as jústificações dadas

Diabba disse...

Que me lembre os nomes próprios escrevem-se com MAIUSCULA!! e Segunda-feira é o nome do segundo dia da semana!

beijos d'enxofre

Diabba disse...

Ahhhh e não quero saber das justificações do Miguel... vou continuar a usar maiuscula para dizer o dia da semana!!

grunffff

Bruno Fehr disse...

Este texto está giro :).

Na verdade todos os que entraram para a escola antes dos anos 90, aprenderam errado... Na altura estava certo, passou a ser errado em meados dos anos 90.

Dias, meses, anos, escrevem-se agora com letra minuscula (a não ser obviamente no início da frase).

Depois há palavras que se escrevem com ou sem, por exemplo:

"estado" e "Estado", o primeiro relativo ao verbo estar, o segundo relativo à nação. O mesmo com "país " e "País", dependendo se falamos de um país qualquer, fictício ou não, ou se falamos da nossa pátria.

Assim de repente tudo o resto se mantém.

A única maneira de sabermos as mudanças que certos grupos de idiotas resolvem fazer na nossa língua, é comprando gramáticas.

Babe Certificada disse...

Crestfallen

Então terei de comprar um livro de gramática todos os anos, pois chego à conclusão que já não sei escrever!!!