quarta-feira, 18 de julho de 2007

Mata-se por qq coisita!


Um homem foi assassinado por ter lançado um piropo à namorada de outro. O assassino levou 11 anos de cadeia.


Outro morreu, atingido por ácido, por ter acabado a relação, em 2001. A namorada assassina levou 7 anos (???) e ainda não começou a cumprir, pois tem recorrido da sentença.


Uma mulher e as 2 filhas foram mortas pelo marido e pai, respectivamente, por alegados problemas financeiros.


3 jovens foram mortas, alegadamente (ainda decorre em tribunal) por um ex-GNR, por este ter dificuldades em fazer funcionar o zézinho. Se for culpado, não leva mais que 25 anos de cadeia.



É caso para dizer que hoje se mata e morre por qualquer motivo idiota. Um gajo bate no meu carro, é logo um tiro. O vizinho tem a música alta, mais outro tiro. A vizinha é chata? Tiro. Esta pode ser o ácido! :-p


E depois, as condenações? Dignas de um programa humorístico! Em Portugal, quer se mate 1, quer se mate 100, não leva mais de 25 anos e se tiver bom comportamento, sai ao fim de 10 ou menos!


Não sou a favor da pena de morte. Alguns crimes bem o merecem, mas mesmo assim, sou pela prisão perpétua e trabalhos forçados. No entanto, acho que é gozar e desvalorizar a vida humana quando uma mulher por ciúmes mata um homem com ácido, põe o pobre em agonia durante 23 dias e ainda alega que estava a sofrer de uma depressão (Lá está, que se matasse a ela.) e leva APENAS 7 anos de prisão. E ela ainda recorre? E está em casa à espera porque terminou a preventiva?


Não entendo esta justiça e até já fico admirada por não haver mais criminalidade. Afinal, vale a pena matar em Portugal.

12 comentários:

Maria Papoila disse...

Por outro lado, um gajo qualquer comete um crime fiscal e leva seis anos e até mais... Realmente os senhores Juízes não andam bons!

Ana disse...

Por mim, o castigo seria igual ao crime cometido.
Violou? Era violado por 2 ou 3! Espancou? Porrada p'ra cima! Queimou? Era ve-lo arder!

Epá, é o que dá vontade de fazer a certas bestas!

Babe Certificada disse...

Maria Papoila

Realmente, vida humana e crime fiscal parecem ter o mesmo valor para a nossa constituição.

Babe Certificada disse...

Ana

Pessoalmente, sempre que vejo noticias dessas, a minha ideia é mesmo essa, dar-lhes o troco na mesma moeda.

Mas, correríamos o risco de ser tão "animais" quanto essa gente, por isso, para mim era logo longos anos de cadeia e pô-los a trabalhar para merecer o que comem.

Vício disse...

realmente... a justiça portuguesa é melhor que um circo!
acho que a minha namorada não tem acido em casa (não penso em terminar mas...)

Babe Certificada disse...

Vicio

Eu prevenia-me. Afinal, não precisas de terminar para ela te fazer qualquer coisita... hihihh

Precious disse...

Babe, mandar alguém para a prisão 25 anos destrói uma pessoa. Não conheço nenhum caso de tornar a praticar algum crime após isso.
A justiça humana é falível, logo, não podes condenar ninguém à morte. O risco de erro é demasiado grande.
A prisão perpétua também não resulta. Olha para os EUA, com pena de morte e perpétua e uma taxa de crimes medonha.
Vais achar estranho o que te vou dizer, mas os assassinos (tirando os psicopatas como o tipo de Santa Comba e o pessoal profissional) são os presos mais calmos da prisão e geralmente não tornam a praticar qualquer crime depois de saírem.
Além disso, temos as prisões sobrelotadas e estamos a sustentá-los. Se mandares toda a gente dentro com perpétua, o sistema entra em colapso.

Babe Certificada disse...

Miss Precious

Como eu disse não sou a favor da pena de morte, por esse motivo que falas; sobre a perpétua... acho que há crimes, como este de Santa Comba Dão que o justificam, até pelos motivos que levaram ao crime.
O que mais me revolta, são os motivos gratuitos para se matar alguém e aquilo que acho serem castigos leves. Não imagino como é a vida numa prisão, mas bem vês que em caso de roubos, violações e outros tais, existe reincidência. Até acredito que quem mata uma vez num acto de loucura, se arrependa e não volte a fazê-lo, mas meia dúzia de anos de prisão não são castigo suficiente, pois não se perde só uma vida. Há filhos que perdem os pais e pais que perdem os filhos. Quando alguém morre há sempre quem sofra o impacto, mas é a lei da vida. Quando alguém morre por vingança ou egoísmo, o impacto pode ser irreparável.
Quanto a sustentá-los, bem é pô-los a trabalhar para merecer o que comem.

Bruno Fehr disse...

Claro que vale a pena matar... Quer dizer se achas que deves matar alguém, existem maneiras de influenciar a pena.

Exemplo: Queres matar o teu namorado, podes apanhar 25 anos, mas os crimes sentimentais não passam dos 10/15 anos. MAS SE matares o teu namorado, a gaja com quem ele tiver, o cão dele, o gato dela, os peixes de aquário, depois telefonares á polícia a contar tudo e convidá-los para beber um copo. Apanhas os mesmo tempo, mas num hospital psiquiátrico e sais ao fim de (no máximo) metade da pena cumprida.

Seja em qualquer tipo de crimes. As penas em Portugal são inversamente proporcionais á gravidade do crime.

Anónimo disse...

Alguem disse q 25 anos destruia uma pessoa, e está certa no q disse. A unica coisa q ñ concordo é q ñ sejam obrigados a cumprir pena na integra, com a devida fase de reinserção social.
Todos nós somos capazes de matar, disso ñ tenham a menor duvida, e quem for julgar, por inerência da sua condição humana é falivel na decisão. Será q quem assalta um banco para matar a fome à familia e por acidente mata uma pessoa, tem q ter a mesma pena q quem mata convictamente durante o assalto? Será q quem mata num acidente de transito, por ir em excesso de velocidade deve ter a mesma pena q quem mata no meio de uma "corrida de rua".
Acho q todas as variantes e factores tem q ser tidos em conta.

A propósito, sou Agente das Forças d segurança.

Babe Certificada disse...

Anónimo

Concordo quando diz que a pena deveria ser cumprida na totalidade. E também concordo que as motivações devem contribuir a decisão da pena. E penso que isso acontecerá, no entanto, matar por ciúmes, com contornos de malvadez (como o caso da tal jovem que deitou ácido no namorado)não é crime para levar unicamente 7 anos. Mas... esperemos que as coisas se alterem.

Babe Certificada disse...

Crestfallen

Infelizmente, é mesmo assim.