quarta-feira, 4 de julho de 2007

Ainda as esperas


Uma vez, um ex-namorado pediu-me um tempo.


Já há algum tempo que o sentia diferente, distante, sem grande entusiasmo. Estávamos juntos há uns 7 meses, mas posso dizer que o último não contou, porque ele começou a evitar-me. O trabalho era sempre a desculpa. "Não te liguei porque estava numa reunião..." ou "Não posso sair porque tenho de ir a um cliente..."


Uma Babe (Certificada, ainda por cima) percebe, desde o primeiro instante, quando algo muda. Mas, eu deixo estar. Passa um dia, depois outro, uma semana, depois outra... Ao fim de umas 3 semanas, 1 mês, lá lhe perguntei directamente (sim, antes ia perguntando, sondando). A resposta, mais uma vez, foi que estava com muito trabalho, blá, blá, blá. E, aproveitou o momento para me pedir um tempo, para se reorganizar, medir prioridades, etc, etc, etc (tangas, meus amigos, tangas).


Na altura eu ainda não tinha 21 anos (faltava um mês, mais ou menos), era novinha em idade e experiência. Foi o meu primeiro namorado, mesmo e a sério! Nada daquelas curtes e tal. E ele já tinha uns 28 anos, por isso, era adulto... supostamente.


Ora bem, eu acedi ao pedido do tempo, julgando que era isso mesmo. Claro que não era. Nunca mais me atendeu o telefone e disse aos amigos que tínhamos tido uma discussão e a relação acabara. Enfim, um cobarde!



Esta coisa de pedir um tempo, de pôr alguém à espera, é a maior tanga que já ouvi. Por isso mesmo, se me pedissem novamente um tempo, eu diria que não. Mas, afinal, que raio é isso de se pedir um tempo??? Tipo: Dá-me um tempo para eu pensar se é melhor estar só ou ficar contigo? Dá-me um tempo para eu comer "noutros lados" e se não forem melhores eu volto para ti?


A partir daquele momento, a expressão "dar um tempo" passou a significar o mesmo que "acabar". Não ponho de parte, as pessoas reconciliarem-se, mas se me pedirem um tempo, eu considero a relação terminada e sigo a minha vida. E quando digo "Queres um tempo?" é o mesmo que perguntar se quer acabar. Se a pessoa disser que sim, eu digo "Adeus".


Pedir um tempo... É o mesmo que pôr uma pessoa à espera. À espera do quê? Que volte quando estiver cansado? É brincar com os sentimentos das pessoas, pô-las em sofrimento, em dúvida... O mal é que quando se gosta, muitas vezes agarrámo-nos a todas as possibilidades de esperança. É uma tristeza, mas é verdade. Por mim, que já lá estive, a resposta é NÃO!

15 comentários:

Ana disse...

Pois eu tento imaginar em que circunstâncias pediria um tempo a alguem de quem gostasse realmente... e a única resposta que consigo dar é: NUNCA!
Se eu gosto, quero estar; se eu gosto, nao preciso pensar; se eu gosto, não tenho dúvidas; se eu gosto,gosto e pronto!

É como tu dizes... "pedir um tempo" é apenas uma forma muito estúpida de dizer "vou ali e não volto!".

Bjs

Babe Certificada disse...

Ana

Pedir o tempo é pedir afastamento. Se a relação está num mau momento, resolver o problema é um trabalho a dois, juntos!
Se eu gosto de uma pessoa, eu quero estar com ela. Se eu tenho dúvidas quanto aos meus sentimentos, é estando com ela que eu vou saber. A distância cistuma alterar a nossa percepção das coisas. Às vezes esquecemos o que tanto nos aborrecia, outras valorizamos demasiado o que gostávamos. Depois, volta-se e nada é como imaginávamos.

Mulheka disse...

Isso do "tempo" não dá com nada!
Tenho dois amigos que acabaram. No entanto, o que ele lhe disse a ela é que era melhor darem um tempo p/ por as ideias em dia. Isto foi o que ela me contou. E ela disse-me tb que p/ ela dar um tempo é acabar mas como ele lhe disse que não era terminar tudo mas sim só um tempo, ela vai ficar à espera.

No outro dia falei c ele e toquei-lhe no assunto de eles terem andado... ele diz que já não há nada entre eles e que acabaram tudo.

Como são os dois meus amigos, lá vou ter que lhe dizer a ele que vai ter que falar com ela pois ela tá a pensam que só tão a fazer um break...

Isto do tempo, é sem dúvida a mesma coisa que acabar. Mas se uma das partes dá a entender qq coisinha, a outra fica sempre "naquela".

Diabba disse...

Nunca tive tempo para esse tipo de "tempo"!

beijo d'enxofre

Mariza (P.Gira) disse...

Nestas circunstâncias costumo dizer que tempo dão os relógios. E como não sou um (nem sequer os uso)...
As pessoas estão ou não estão presentes numa relação. E não estando presentes ela não tem razão para existir. O resto é tanga, retórica, redundância. Estar só por estar, não obrigada!

Marta disse...

Quem pede um tempo normalmente é quem ´não quer perder o controle da situação. Não quer a pessoa, mas ao mesmo tempo não sabe se quer perde-la e deixa a outra em stand by até que se decida! A questão é que a pessoa que fica em espera muitas vezes também se sujeita a isso porque também não quer perder, também tem medo de libertar a outra, logo também não quer perder o controlo da situação!
Viver em espera é viver na ilusão de que ainda se tem alguma coisa, quando na verdade já nada existe! E como eu disse hoje no meu post, eu já não aceito nada pela metade, como tal, lido muito mal com a espera! Ficar em espera é uma excelente forma de fugir de aceitar a perda e a rejeição. A espera é uma ilusão!

Babe Certificada disse...

Mulheka

Se o teu amigo disse que não era terminar, agora que tenha a decência de se corrigir. Não deve haver maior sofrimento quando uma relação termina, que a falta de uma conversa franca.

Diabba

Ora nem mais!

Mariza (a 3ª ou 4ª?)

Realmente, ou estamos ou não estamos presentes. Ninguém precisa de favores. E se gostamos mesmo de alguém mas já não queremos uma relação com ela, ao menos deixá-la livre para ser feliz.

Marta

Escrevi um post sobre um tipo que não me atendeu o telefone nem devolveu as chamadas. Na altura disse "Já foste", pois ou quer ou não quer. Não há meios termos.

Vício disse...

dás-me um tempo pra pensar no assunto?





ok! concordo contigo! nunca passei nem fiz ninguem passar por isso mas assisti a algumas situações.
nunca entendi a lógica porque para mim uma relação tem logica de existir se as duas partes se sentem bem juntas, se isso não acontece, não vai ser um tempo de afastamento que vai melhorar! muito pelo contrario e por isso concordo com a tua expressão! "Adeus" ;)

Neo disse...

É um eufemismo, minha cara... Nada mais. E alguma falta de tomates, tambem!

Trinity disse...

Também nunca entendi bem o conceito de "dar um tempo". O tempo pede-se quando queremos entregar um trabalho mais tarde que a data prevista (mesmo à tuga), pede-se um tempo quando estamos meia-hora atrasados.
Agora numa relaçao é ridiculo, dar um tempo é um genero de limbo: nem se esta nem se deixa de estar.

Firehawk disse...

Também tenho uam frase para esse tal de tempo: tempo dão os relógios. para mim ou vai ou racha. Ou se fala do assunto ou é preferível cada um seguir o seu queridíssimo rumo. Agora tempo. Quem mo pediu, e já foi há muito tempo ficou com ele todo para si mesma.

Mercúrio disse...

Xii

Enfiei a carapuça...

;)

Babe Certificada disse...

Vicio

Tu não me peças tempo!!! :-)
Ao menos concordámos que o tempo não leva a nada.

Neo

Falta de tomates, sem dúvida!

Trinity

Como eu disse antes, para mim, pedir-me um tempo é dizer "deixa ver se encontro melhor, se não, fico contigo".

FC

Pediste um tempo??? Com que propósito, já agora?

Babe Certificada disse...

Psyhawk

Já vi que tu e a Mariza (P. Gira) andaram na mesma escola! Ela disse a mesma coisa. Quanto ao tempo... se há problemas é a dois que se resolve. Tempo para quê? Quando se gosta quer-se estar com aquela pessoa e mais nada!

Anónimo disse...

Se me permites... vou discordar, concordando!?

Traduzindo: quando a pergunta surge, a resposta é, inevitavelmente - SIM!

- Queres "um" tempo? Só ummmzinho? Mas eu sou tão generosa... Leva-lo todo!

O que está feito, feito está! E se não foi resolvido na época, não é com "esse tempo" que encontrará solução!

Teclo eu...