quinta-feira, 10 de maio de 2007

Confiança e amizade


Por esta altura, já viram como é, vou tomar café com gajas e arranjo logo tema.


Imaginem que conhecemos uma pessoa. À primeira vista ela é simpática, divertida, amiga, interessada... Vamos tendo uma boa relação com ela, saídas, sms, conversas da treta, conversas sérias, cusquices... Mas um dia, um comentário, um gesto, uma simples palavra, leva-nos a pôr em causa essa pessoa e se realmente ela é quem julgamos... A partir dessa altura, deixamos de nos sentir confortáveis com ela, não falamos como antes... e cada palavra ou gesto é analisado até ao mais pequeno pormenor.


Isso significará que aquela amizade, afinal não era, nem nunca foi? Amizade pura e verdadeira é só aquela que dura toda a vida? Ou poderemos ter vários graus de amizade e várias amizades ao longo da vida?

26 comentários:

Precious disse...

Babe, não estarás a exigir a perfeição à pessoa? Todos temos defeitos, eu e tu também.
Agora depende do que foi o pequeno pormenor que te fez ganhar essa aversão. Há pequenos pormenores muito importantes.

Babe Certificada disse...

MP, aconteceu-me há uns anos uma situação que relatei ao pormenor a uma pessoa que considerava minha amiga. Sempre me apoiou, passei mt tardes com ela na galhofa, enfim confiava nela, bastante. Tempos depois e tudo sarado, fui-me apercebendo por comentários dela que os meus desabafos não ficaram bem no segredo dos deuses. Ou seja, com a desculpa de obter mais informações para meu proveito, ela acabava por contar o que eu estava a passar a pessoas que também me conheciam, ainda que de vista. É assim, sei que ela me ajudou e me deu dicas preciosas, mas a verdade é que ela comentou com outros o que eu lhe confidenciava. Isso fez-me retrair e nunca mais consegui contar-lhe nada.

Anónimo disse...

É triste isso que estás a dizer, mas já me aconteceu algumas vezes. Começamos a ver a pessoa de outra forma.
Mas oh babe só um aparte, então mas passas os dias nos cafés?? :-D

Babe Certificada disse...

Kitty, os dias não, mas as noites... e não são cafés-tascos, são sitios bonitos, com gente bonita!!!

Anónimo disse...

Babe, babe, babe,... Há vários tipos de amizade e de amigas.
Até corria o risco de dizer que temos amigas mais indicadas para umas coisas e outras mais indicadas para outras. Entendes?!
Sabes que de pessoa para pessoa as reacções são diferentes. Reações essas que são limitdas por diversas variantes.
Se calhar apanhaste-a num "dia" ou numa altura menos boa.
Isso não quer dizer que não seja Boa amiga.
Apenas tens de saber para que coisas e sitações é que podes contar mais com a amizade dela.
Tens mais amigas para além dessa jovem, não tens?!Pronto! Está resolvido então!

Babe Certificada disse...

Drini, vais levar qd te apanhar. Lê o que disse à Miss Precious. Não tem nada a ver com a jovem de ontem, duhhh. Achas que ia pôr isso em causa? Amanhã já levas!

Anónimo disse...

Fogo....então quem é carago?!?!

Babe Certificada disse...

Drini, olha, se tivesses ido conosco em vez de ficares em casa, saberias!!!

Anónimo disse...

Mas eu não fiquei em casa!! Fui ter com a Gini!!
Quero saber disso!!

Anónimo disse...

Babe... é ÓBVIO que podemos ter vários graus de amizade e várias amizades ao longo da vida!!!
Eu não gosto de todos os meus amigos da mesma maneira, pois eles são TODOS DIFERENTES, logo o grau de amizade também é DIFERENTE!
Eu tenho bons amigos de há muito tempo, mas também já fui 'traida' por uma amiga de há 20 anos... foram 20 anos de amizade que ruiram em 5 minutos! MAS... a vida continua! Sempre ouvi dizer que quando o Todo Poderoso fecha uma porta, abre uma janela... :-)

Mulheka disse...

Babe, quando traiem a minha confiança tb tenho muita dificuldade em voltar a confiar, fico sempre de pé atrás e a maneira de agir com essa pessoa muda, quer queira quer não.
Eu, nesse aspecto, sou um tumulo. Se é segredo, não conto. Mas há pessoas que o fazem. Umas sem ser por mal, contando a outro alguém e tentar ter uma outra opinião sobre o assunto para te tentar ajudar da melhor maneira, outros por cuscuvelhice do tipo "vou-te contar uma coisa mas não digas a ninguém" dps o outro faz o mesmo com o outro e por aí fora e existem aqueles que o fazem mm por maldade.
Qualquer das 3 opções, é normal ficarmos magoados com o sucedido. No entanto, no 1º caso e existe sempre a possibilidade de fazer ver á pessoa que não foi a melhor forma de te tentar ajudar.

Não considero que só as amizades que duram para sempre é que são verdadeiras. Tudo depende é de como elas "acabam".
Lembro-me de pessoas, de
Amigos que me mercaram pela positiva mas que simplesmente já não existe contacto... Amizades verdadeiras sobrevivem à distância, sem dúvida alguma, mas há circunstâncias da vida em que é invitável uma separação sem que o motivo da mesma tenho sido algo de mau... coisas da vida!

Babe Certificada disse...

BC, eu só aplico a palavra amizade se confiar na pessoa e tiver certezas do seu apoio em todos os momentos.
Tudo o resto, pessoal do café, das noitadas, dos jantares, das férias, da escola... nunca uso a palavra "amigo". É quase sempre "sim, conheço, faz parte do pessoal com quem costumo estar e tal". Ao falares dessa tua amizade de 20 anos, quer dizer, no fim não te sentiste totalmente defraudada? Não puseste em causa? Eu estou sempre a pensar que os verdadeiros amigos têm de se apoiar e respeitar e se isso não acontece é porque não há, nem houve, amizade sincera.

Babe Certificada disse...

Mulheka, lá está, o motivo pelo qual elas acabam... mas se é apenas a distância que impede o contacto, também é certo que quando existe reencontro até parece que foi ontem que estiveste com essa pessoa. Eu tenho um amigo de escola que vejo tipo 1 vez por ano. É de mais, abraçamo-nos e beijámo-nos como se estivéssemos sempre juntos e falámos de tudo. É o único gajo com quem falo na boa sobre mim. É assim, é preciso mt para eu perder a confiança, mas se a perco nunca mais consigo estar bem com essa pessoa. E amizade, toda, fica em causa.

Mulheka disse...

Ao ler o meu comment reparei lá nuns errozitos mas tb não vou tar a emendar lol

Sim! Quando a confiança é traída, não existe espaço de manobra para voltar a ser tudo como era antes. Até podemos continuar a falar com a pessoa em questão mas a desconfiança vai estar sempre presente e, confissões, medos, coisas pessoais não vão ser o tema de conversa entre as pessoas em questão.

Mas respondendo directamente à tua questão e não falando do caso que se passou ctg mas sim no geral: Por uma amizade ter acabado não quer dizer que nunca o foi (apesar de pensarmos isso). Pensando friamente na questão acho que é assim.
Podemos dar como exemplo o "gostar"... Gostas de uma pessoa, andas com ela, vivem coisas juntos, partilham experiências...e um dia acaba... quer dizer que nunca existiu?
Claro que existem pessoas falsas e cada palavra que dizem, acções que fazem é tudo uma mentira.. mas regra geral, tudo o que acontece mas acaba, quer dizer que nunca o foi?!?! Que não existiu nada de verdadeiro?

Gostas de uma pessoa... deixas de gostar ou um erro de qualquer uma das partes faz com que as coisas acabem, passas a gostar de outra pessoa.. isso quer dizer que nunca gostaste, com tudo o que tinhas, da pessoa anterior?!?

Epá, não sei se me estou a explicar da melhor maneira nem a dar os melhores termos de comparação mas isto é dificil de explicar :)

Babe Certificada disse...

Mulheka, não tinha visto a questão dessa forma. Creio que tens razão... realmente só o motivo pode ditar se foi ou não verdadeiro...

Mulheka disse...

Acho que resumidamente o que quero dizer é que por erro de alguém uma amizade pode acabar e não haver volta a dar, o que não quer dizer que o que existiu antes disso não tenha sido verdadeiro.
Afinal de contas todos erramos e às vezes existem erros que não podem ser redimidos!!!
É isso, acho que consegui explicar lol

Teresa disse...

É a primeira vez que aqui passo e confesso que só li o 1.º post, fiquei curiosa porque encontrei um comentário teu no Inferno da Diabba em que te dizias também ter sido visitada por aquele senhor que anda a visitar blogs sem se dar ao trabalho de os ler e toca de copiar a mesma mensagem para todos (eu recomendar-lhe-ia mensagens personalizadas, mas quem sou eu para dar conselhos?).

Telegraficamente, que estou cheia de pressa. Vários vezes, ao longo da vida, achei que estava a começar a construir uma grande amizade com esta pessoa, fosse por afinidades, por empatias, por qualquer coisa que nos tinha momentaneamente aproximado. O mais vulgar era as coisas acabarem por morrer naturalmente em pouco tempo. A confiança leva anos a ganhar-se e basta um minuto para se perder, não é? A mentira, por exemplo, é para mim o primeiro sinal de alerta, cria uma zona de desconforto de que não é fácil sair numa amizade recente. Numa amizade muito antiga e com provas dadas, é mais fácil fechar os olhos às falhas que surjam. Numa recente... pode ser a morte do artista.

Mas isto daria pano para mangas e eu estou mesmo com pressa, nem vou reler, desculpa eventuais asneiras. Hei-de voltar.

Um beijo.

Babe Certificada disse...

Teresa, obrigada pela visita. Qt ao motivo, realmente já tinha visto o comentário desse senhor em muitos sitios e por tal, comecei a fartar-me.
Sobre o meu post, tens razão, é mais fácil ir perdoando pequenas faltas em amigos de longa data, mas também com eles já temos confiança para isso. Como dizes a confiança constroi-se ao longo dos anos e certos erros são inaceitáveis quando não há essa tal confiança.

Anónimo disse...

Bem...este post...cuidado, é cada comentário testamento.. Nossa senhora. Babe,tá visto que o mulherio ficou passado. Ist das amizades e dos amores.. ai ai..

Babe Certificada disse...

Drini, o sucesso de um blog passa pelas grandes questões da vida... ou sexo... ;-p

Ana disse...

Para mim a confiança tanto deverá ser válida para uma amizade de longa data como para uma recente. Confiança é confiança e não se mede no tempo.
É triste qd confiamos em alguem e percebemos mais tarde que não o deveríamos ter feito. Quando levamos muitos tombos desses, acabamos por chegar áquele ponto em que deixamos de confiar.Há que saber com quem falar e desabafar certas coisas. Na dúvida, guardo para mim.

Bjs

Anokas

Topo de Gama disse...

Creio ke amigos temos poucos.. AMIGOS msm!! Concordo contigo babe, ha varios graus de amizade.. os conhecidos, os amigos a kem davamos a roupa ke temos no corpo, e akeles por kem dariamos a vida...

Bem.. tb ha pessoas ke confundem um pouco as coisas...

Mas enfim.. Confiança merece-se, amizade conquista-se... Como mta coisa na vida :D

Babe Certificada disse...

Ana, eu sempre confiei, demasiado até... agora tenho mais cuidado, como dizes nadúvida guardo para mim... felizmente ainda tenho amigas, daquelas verdadeiras com quem contar.

Topo, sim, concordo com a tua última frase.

Anónimo disse...

A amizade vale ouro. Para mim é super, hiper, mega importante! Desculpa, entusiasmei-me... e não, eu não assisto! Juro!
Agora a sério!rsrsrs Numa amizade, acima de tudo tem que existir confiança, respeito e, obviamente, afinidade.
Mas uma amizade tb merece oportunidades. No caso de um amigo cometer um erro ou ter uma atitude que cause mal estar, e se for uma amizade verdadeira, a sinceridade é o mais importante e deve-se resolver logo a situação para que não corras o risco de cometer uma injustiça e desperdiçar uma amizade preciosa. Pronto, ta dito!
Bjinhos.

Babe Certificada disse...

Ok Belinha, quando fizeres m**** eu dou-te a oportunidade de te explicares antes de te bater. ;-p

Anónimo disse...

Ok. Mas se tu fizeres m**** fica já a saber que não há conversa, parto logo pra ignorancia! Já sabes que sou muito violenta, rsrs