terça-feira, 15 de maio de 2007

Vou ali e já venho


Ok, não estou com muitas ideias na cabeça porque ainda não tomei o pequeno-almoço. É que a BABE vai ao Sr. Dr. fazer umas análises e uns exames.

Bem, vou então postar qualquer coisita sobre isto.


Meus amigos, eu não estou doente. Penso eu. Poderei estar e não saber. E só com os exames de rotina terei conhecimento, certo?


Vamos por partes. Na minha família não faltam casos de cancro, e da mama, foram 2. Uma vez que um desses casos foi a minha mãe e até mais estudos conclusivos sobre a hereditariedade, eu faço pelo menos de 2 em 2 anos, quando não é anual, uma ecografia mamária. Não dói. Não custa. E pode salvar.

Noto que muitas mulheres, ainda jovens, têm muito pouco cuidado com isso. Quer dizer, acham que por não terem sintomas está tudo bem. Não é assim. Os sintomas podem levar imenso tempo a manifestar-se e uma doença detectada a tempo, especialmente um cancro, tem muitas boas hipóteses de ser curada e com o menor número possível de sequelas. Vão pela experiência de quem viu.


Outra coisa, sexo sem protecção. Nos dias de hoje, é preciso haver uma dose de loucura (irresponsável) para se fazer sexo sem protecção. Isso é certo e sabido, mas ainda há quem o faça. Agora, pensem comigo, mesmo quando é protegido, e estou a referir-me ao preservativo, existem sempre contactos e tal. Ninguém me diga que o tipo mete a camisinha ainda quando se está a despir, que eu não compro essa! Vai daí, e isto não significa que somos umas p*t** como muita boa gente cheia de moral (!!!) acha, nada como umas análises de tempos a tempos a verificar se está tudo bem. Ah! E DST não é só Sida, ok?

Além do mais, numa relação estável, fazer amor sem preservativo é outra coisa, certo?


Bom, fico por aqui, que já me dói a cabeça. Isto de não tomar o meu pequeno-almoço é muito chato. Espero não desmaiar quando vir a agulhinha (?!) a entrar na veia.

10 comentários:

Mina disse...

Acho muito bem que tenhas esses cuidados, hoje em dia não será por falta de informação que o mal acontece.
Espero que corra tudo bem :)
Bjs!

Precious disse...

Estou no mesmo barco que tu no que respeita à porra da hereditariedade do cancro. E sim, temos de prevenir porque hoje em dia é uma doença perfeitamente tratável se detectada a tempo.

Mulheka disse...

Também já fiz as minhas análises todas há 2 anos, tá na altura de uma novo ronda.
É óptimo teres todas essas percauções... todos fossem assim!
Espero que os resultados sejam os esperados :)
Beijocas

Cusca disse...

Eu tb tenho que ir fazer as minhas ... apesar de ter feito em Novembro ... :))) Mal vale estar prevenida :))) Bjs

Anónimo disse...

E eu também vou fazer brevemente toda a panóplia de exames que sou "obrigada" a fazer de 6 em 6 meses.
Já ando a ficar nerbuosa! :-(
Mas há que pensar sempre positivo. E tu fazes muito bem, principalmente tendo casos na família.

Quanto ao uso do preservativo concordo claro. Mas não sou adepta daquela teoria de que quando se tem confiança na pessoa já não vale a pena usar e tal.
Não vale a pena usar se ambos forem fazer teste de hiv. Aí sim. Porque há muita gente que acha que se se conhecer bem o rapaz e tal, já não vale a pena usar. Isso não é bem assim.
Beijocas e boa sorte :-D

Topo de Gama disse...

Bem.. é um facto.. tambem ja la vao uns anos desde o meu teste DST... ta na altura nao??

A ver vamos.. Ke te corram bem as analises :)

bjocas!

Anónimo disse...

Eu faço controlo anual. "so far, so good"...
Em relação ao preservativo, em tempos escrevi sobre isso, mas não me importa repetir as vezes que forem necessárias que sou A FAVOR!!! Por muitas e variadas razões! até porque (infelizmente) nunca se conhece a 100% a pessoa com quem se partilha a intimidade... :-(

Babe Certificada disse...

Ora bem, ora bem... entre análises e ecografias, estive 2 horas no hospital e nem tive oportunidade de comer. Mal vi uma pastelaria, ataquei-a!!!

Pelo menos da ecografia mamária, fui logo descansada. Nada a declarar, pois então!

As análises, só daqui a 1 semana...

Mina, tens razão, não falta informação, mas no nosso meio. Os que vivem mais no interior não têm tanto acesso à informação.

MP, é mesmo uma porra, mas pelo menos isso, ser detectada a tempo ajuda muito.

Mulheka, pois, se todos fossem assim...

Cusca, nunca é demais, mas penso que basta 1 vez ao ano... Penso eu de que...

Kitty, pois, para ti é diferente... e vai correr bem, de certeza. Ah, essa da confiança é boa, é. Até podemos confiar na pessoa com quem estamos, mas poderemos confiar com quem ela esteve antes?

Topo, sim, está na altura. ;-D

BC, exactamente. Nunca conhecemos a 100%.

Unknown disse...

Comecei a fazer ecografias mamárias desde os 13/14 anos... Ou seja, basicamente desde que "tenho" peito! Não porque tenha o mesmo problema que tu, mas porque apareceram uns quistos que têm de ser vigiados!

Tal como dizes, não custa nada e pode ajudar muito!

Babe Certificada disse...

Blackstar, é que não custa mesmo nada. Acho que algumas mulheres confundem ecografia mamária com mamografia, por isso julgam que vai ser doloroso ou, pronto, que só acontece aos outros. Nada mais errado!