quarta-feira, 9 de maio de 2007

Nunca é demais...


... falar da saúde em Portugal.



É uma coisa que me dá voltas à barriga. Ainda há tempos falei deste tema na minha "casa" anterior.



Então, foi assim: Por volta do dia 15 de Março quis a Babe marcar uma consulta com a sua médica de família para pedir uns exames e análises de rotina. Fazer uma revisão ao corpinho Danone. Vai daí, liga para o Centro de Saúde. As senhoras da secretaria/ recepção/ ou-lá-o-que-é disseram que o mês de Abril já estava todo ocupado, só para Maio. A Babe pede, então, consulta para Maio, já que não era nada urgente.

- Ainda não estamos a marcar para Maio - disse a senhora. Ligue em Abril.

2 ou 3 semanas depois, a Babe liga e pede consulta (penso que foi na semana depois da Páscoa, ou seja, ainda no principio do mês).

- Já temos Maio todo ocupado.



'DASSE!!! Comecei a sentir comichão no corpo, o sangue a correr feito doido... 'DASSE! 'DASSE!



Por essa altura, a minha irmã ranhosa, foi mais esperta que a je (vá lá, foi uma excepção à regra), liga para o Centro e pede para falar com a médica. Esta atende-a, ao fim de não sei quantas tentativas, e diz-lhe para passar lá. Ou seja, deu-lhe consulta. A minha irmã aproveita e pede consulta para o meu pai. A médica marca-lhe para dali a uma semana. O meu pai vai e pede à médica consulta para mim. E ela marca, para hoje. Ou seja... ou seja... perceberam???



As senhoras encarregues de marcarem consultas não marcam, sabe-se lá por obra de quem e basta pedir à senhora doutora que ela arranja logo um espacinho na agenda, sem cobrar mais por isso.



Sinceramente, alguém consegue explicar? É que eu ainda não percebi!

7 comentários:

Anónimo disse...

Bem, correndo o risco de ser torturada em praça pública, eu digo-te a minha opinião em duas palavras: funcionárias públicas!
Se o pessoal tem a pouca sorte de interromper o cafézinho, a fofoquice, ou até a leitura da "Maria", está lixado!

LurdesMartins disse...

O nosso Portugalinho...
Bem, PARECE que as sinhoras das marcações só têm "direito" a uma parte dos horários dos médicos para marcação de consultas. Orestante tempo fica disponível para eles próprios marcarem as consultas que entenderem e tratarem de trabalho borucrático. PARECE que é assim!

Beijinhos

Topo de Gama disse...

Lol

Ja por isso é ke nao vou ao medico :D é ke nao ha mesmo paciencia pra merdas dessas... Parece-me ke kem ker coisa bem feita (ou mais ou menos) tem de pagar forte e feio por ela!!

bjs!

Mulheka disse...

Eu marquei uma vacina, repito, UMA VACINA!!! em Março... para levar em Junho!!! Acho que não é preciso dizer mais nada...

Babe Certificada disse...

Agora que voltei da consulta, já posso comentar. ;-D

BC, as senhoras são umas antipáticas, novas ou velhas. Só não lêem a Maria pq o Zé Povinho é muito. Mas a vontade de trabalhar é pouca. As instalações são novas e até para saber onde era o quê tive de me informar com os outros utentes.

Lurdes, parece-me que elas podem marcar um x nº de consultas por dia e o restante fica por conta da médica. Mas é sabido, desde que o mundo é mundo, que as vagas já estão ocupadas ainda antes do Centro abrir de manhã. Ou seja, para os amigos há sempre uma vaguinha disponível. Por isso é vê-las receber umas camisolinhas e não sei o que mais no Natal.

Topo, eu tenho seguro de saúde para isso mesmo. Mas para marcar análises e afins tenho de recorrer à minha médica, de quem gosto muito, porque ela é mesmo interessada e preocupada.

Mulheka, uma vacina? Sério? Fogo, para vacinas é na hora... pelo menos era, mas a próxima é só em 2013.

Anónimo disse...

O serviço Nacional de Saúde é uma vergonha. E cada vez pior. Quem não tem seguro de saúde, morre à espera de uma conculta. :-(

Babe Certificada disse...

Kitty, por isso mesmo fiz um seguro...