quinta-feira, 24 de maio de 2007

Conversas de café


Desde que tenho blog, e quem o lê frequentemente, já percebeu que a maioria das minhas ideias vêm das conversas de café, com as minhas meninas.


Certa vez, a Kitty até perguntou se eu passava o dia no café e eu respondi que o dia não, mas a noite sim. ;-)


Sempre julguei (aliás julgávamos, sim, este post é fruto de conversa de café) que o pessoal das cidades teria sempre grandes cenas para fazer, ou seja, pensávamos que não haveria noite que ficassem em casa. Quer dizer, não faltam cinemas, teatros, exposições e cafés (bares) ali, à mão de semear. Mas, aos poucos, fui-me apercebendo que não era bem assim. A maioria fica em casa à semana e tem sempre programa ao fim-de-semana.


Nós por cá ;-), embora não tenhamos tantas distracções (só indo ao Porto, Braga ou Guimarães) temos um poiso, um sitio onde sabemos que vai estar sempre lá alguém conhecido. Embora eu já não vá ter com o pessoal ao café (local) do costume, não dispenso sair 2 a 3 vezes à semana, para cinema ou simplesmente, coffee time.


Algumas das razões que nos ocorreram, corrijam-me se estiver enganada, têm a ver com o facto de a maioria ter casa própria e fazerem pequenos encontros com amigos em casa, a falta de transporte próprio (já que se usa muito o público) ou então, a distância a que vivem uns dos outros. Tipo, um vive em Gaia, outro no Porto, outro na Maia... sei lá.


Aqui a distância fica a escassos quilometros (quando não é na rua ao lado), somos obrigados (!) a ter carro próprio, porque o público é só em horário laboral (ou quase), e a maioria vive na casa dos pais.


É engraçado observar as diferenças que existem e que não se imaginariam.

8 comentários:

Marta disse...

Sabes que viver em meios pequenos também tem as suas vantagens! Têm mais facilidade em encontrar-se para tomar um cafezito, coisa que em Lisboa a um dia de semana é mais complicado, exactamente porque cada um mora numa ponta. Sabes o que costumamos fazer? Tomar café no messenger! Escrevemos mesmo...coffee time no messenger e conversamos todos na mesma janela, imaginando que estamos à mesa do café! : )

Ana disse...

Poderá ter a ver com as distâncias, com os horários, com o ritmo de vida de cada um, se bem que há muito pessoal aqui em Lisboa que sai frequentemente durante a semana, nem que seja para um cafezinho ou um cinema.
No meu caso, é mesmo muito difícil arrancarem-me de casa á noite durante a semana, não por falta de tempo (porque até saio cedo do trabalho), nem por questões de deslocação (porque tenho carro), mas porque falta-me mesmo a pachorra.
Aliás, quando arranjam saídas e jantaradas a meio da semana eu acabo por ir contrariada, sempre naquela "epá...mas quem é que se lembrou disto?"
Claro que o facto de ter a minha casa e morar sózinha tambem ajuda. Gosto de estar no meu cantinho, com as minhas coisas e, se quiser estar com alguem, posso faze-lo em casa.
No entanto, e mesmo quando morava com a família, não tinha o hábito de o fazer, simplesmente porque nunca gostei de estar mais do que 10 minutos dentro de um café.
São hábitos!

Beijocas

Mulheka disse...

No sítio onde moro não conheço lá ninguém a não ser o senhor da oficina que já lá foi umas quantas vezes à garagem pôr-me o carro a andar quando a bateria já estava nos finalmetentes, as meninas das perfumaria/depilação e as do cabeleireiro. Fora isso, népia!
Desde que me mudei para aqui (há mais ou menos 4/5 anos), é obviamente mais difícil estar com o pessoal (falo dos amigos do liceu). As vidas e hábitos de cada um mudaram, no entanto, continuamos a não dispensar as idas ao café ver os jogos do nosso Glorioso ou o festejarmos o aniversário de cada um todos juntos.
Existe um sacrifício maior de cada, especialmente da minha parte já que sou a que moro mais longe, no entanto, e sempre que posso, estou lá batida.

O mesmo acontece com Lisboa, tenho lá os amigos com quem costumo sair mais habitualmente e se quero estar com eles, lá tenho que pegar no carro e fazer-me à estrada. Ao fim-de-semana, sempre que haja pilim para isso, lá vou eu. Às tantas da manhã volto eu para casa e muitas das vezes já é mesmo de dia, a lutar contra o sono. Outras lá durmo em casa de alguém. Mas vale a pena!!! São separações que a vida nos faz tomar que não são realmente separações ;)

Babe Certificada disse...

Marta, a proximidade com as pessoas conhecidas é uma vantagem (tem dias que não...). Mas há coisas bem mais interessantes para se fazer nas cidades.

Ana, café tipo tasco, tb não aprecio, mas naqueles sitios onde vou dá sempre vontade de lá estar. Apesar de viver mt bem com o meu pai, às vezes gostava de ter aquele cantinho só meu para receber os amigos à vontade.

Mulheka, pois, era aí que eu queria chegar. Aqui fica tudo próximo, viver em Lisboa é relativo. O mais certo é nadar todo o mundo disperso.

Anónimo disse...

O pessoal da capital pode ter mais oferta mas também tem menos tempo... Eu que o diga!
Quase não combino nada durante a semana porque tenho sempre 1001 coisas para fazer, e ao FDS tento marcar coisas apenas para o sábado, porque o domingo é MEU!!!

Babe Certificada disse...

BC, aqui o povo também é muito ocupado. ;-D A maior parte dos dias é das 8 às 8h. Acredita. Vai daí vou buscar o jantar muitas vezes, porque doutro modo acabava de jantar depois das 10 e aí nem para arrumar a cozinha, qt mais sair de casa.

Topo de Gama disse...

Eu sempre fui um gajo movel!! e sempre vivi longe dos meus amigos "de escola"... Tirando agora, que nao saio na zona onde moro porque o pessoal que conheço é todo casado e ja com ninos, e uma vida completamente "casada"... Tirando esta altura da minha vida, sempre fui de ir.. e tb sempre tive amigos no sitio onde vivo...

bjocas

Babe Certificada disse...

Topo, mas a tua terra é quase como a minha... não é? Vives próximo das cidades "grandes" mas mesmo assim há mt pessoal amigo próximo de ti.