quarta-feira, 30 de maio de 2007

Pesadelo de casamento


Uma coisa que detesto fazer é ir a casamentos, quer sejam de amigos ou família. Mas pior que esses, só mesmo aqueles onde não conhecemos ninguém, excepto a pessoa que acompanhamos e responsável directo pela nossa presença.


Não falando já da tormenta que é encontrar o vestido, principalmente se o tempo está instável como este, ir ao cabeleireiro fazer uma peruca à maneira, a ideia de perder 10 horas da nossa vida no casamento de outras pessoas que nem sequer conhecemos e cuja felicidade nos é indiferente, dá cabo da paciência.


E a missa? Pessoalmente, não tenho coragem de ficar cá fora durante a missa. Quer dizer, se todos fizéssemos isso, os noivos não teriam convidados naquele que é (supostamente) o momento mais importante de toda a cerimónia. Mas, o que me lixa toda são os padres chatos, que não andam nem deixam andar, mal se percebe o que dizem, excepto que não se calam e a cerimónia demora horas.


O último casamento a que assisti, já foi há uns 5 anos e foi o da minha SistFixe. Foi, talvez, o verdadeiro dia de trabalhos forçados... para mim, irmã da noiva.


Mas, ainda antes desse dia, uma semana, mais coisa menos coisa, o padre da freguesia que ia celebrar o dito casório... fugiu! Oh! Oh!


Não foi bem fugir, de fugir, foi mais "andou naquela de ajoelhar e rezar e engravidou a moçoila (feia como um bicho) e teve de abandonar o trabalho de Nosso Sinhor Jisu Cristo". Imaginam a cara da minha irmã quando soube? Passa-vos pela cabeça o que tive de aturar? (Tirando a parte engraçada que era ver toda a freguesia em reboliço!)


Mas, a coitada (que andava há quase um ano a programar o acontecimento) lá se desenrascou e arranjou um padre amigo da familia do meu Cunhadito.


Adiante.


Há meses que andávamos para tirar um árvore enorme do jardim cujas raízes ameaçavam partir o muro e até já tínhamos falado a um homem desse serviço. O obtuso lembra-se de aparecer lá no dia anterior ao casamento. Não estava ninguém em casa e ele já estava a preparar-se para o serviço, quando (abençoada mulher) a minha tia (que também é vizinha) tem a presença de espírito de o impedir de fazer o arranque. Depois do padre, o que não seria chegar a casa e encontrar o jardim com um buraco de 1,00 mt de diâmetro por 1 de fundo!


Chega o dia.


1º Acordar cedo como o raio para ver se está tudo em ordem na casa.

2º Cada uma vai para o seu cabeleireiro. A hipopotama (a Black Cat diz que uso sempre animais com cornos) da minha cabeleireira atrasou-se e eu fico à espera quase uma hora até ser atendida (nunca mais pus lá os pés).

3º Está a Babe a ser "emperucada" quando lhe liga a SistFixe a dizer que tem de ir ao cabeleireiro dela levar-lhe os ganchos do cabelo que se esqueceu em casa. 'DASSE! Mainada? Lá apresso a fedorenta da gorda da cabeleireira e saio disparada em direcção a casa e posteriormente em direcção ao salão.

4º Finalmente chego a casa, mas estou tão atrasada que só me apetece chorar.

5º Chega a SistFixe já toda produzida do pescoço para cima. Entretanto chegam as amigas dela para ajudar com o vestido (Sim, porque a SistRanhosa nem vê-la. Devia estar a curvar a cabeça aos comandos do idiota do meu Cunhado-Parvo!)


Depois disso, vai chegando a famelga, o fotógrafo, e nada da ranhosa da minha irmã mais velha com o filho que era o menino das alianças!!! Lá me passei durante 30 segundos (enquanto recebia os cheques dos convidados) e ligo-lhe 500 vezes. Finalmente lá chegam!


E pronto! Parte a comitiva para a igreja. Tudo acalma (supostamente).


O padre-amigo-da-família era porreiro e foi rápido. Na parte de assinar o livro e tal, o padre-substituto-daquele-que-fugiu (para quem não sabe, quando um padre está doente, ou foge, a diocese vai arranjando quem o substitua nas missas; mas no caso de casamentos e funerais pode ser complicado, por isso a minha irmã, para não ter mais problemas, arranjou um para o casamento dela) põe à frente do sogro da minha SistFixe um post-it amarelo (!!!) a dizer "50€". O homem que não sabia que tudo estava já pago (o que há a pagar) lá deu a nota ao chupista! Ou seja, o chulo do padre que nem sequer teve trabalho pediu dinheiro por... existir!


Aliás, deixem-me que vos conte o que originou isto: uma tia da minha mãe, senhora muito religiosa e dada às obras da Igreja, foi na semana seguinte ao casamento, quando soube da história dos 50€, perguntar ao padre a que se destinava o dinheiro, uma vez que ele nem sequer tinha celebrado a missa. O padre-de-meia-tigela disse que também precisava de viver. Estão a ver, não lhe chega o carro novo e a casa paga, mais o salário que lhe pagam, e as ofertas. E na missa falou do caso, mas dizendo que o dinheiro se destinava às obras da igreja e que quem questionava um padre provavelmente nem devia ter as ofertas em dia! Estalou a guerra! A minha tia, que estava sempre pronta para ajudar e participar nos eventos da Igreja deixou bem claro que não voltava a pôr lá os pés enquanto ele lá estivesse. E cumpriu!


Voltando ao dia do casamento. Chegámos à quinta onde seria o copo d'água (água, pois... só se fosse a do lago). Tudo muito bem, até vir a SistFixe implorar que fosse a casa buscar-lhe um calçado confortável, que já não aguentava os sapatos. E eu cheia de fome... mas fui. E voltei... e comi.


Depois disso, foi a seca total de todos os casamentos, com a típica pergunta da parentela "E tu? Não tens namorado? Não estás a ir para nova. Quando é que casas". Dado que o enlace foi no dia 20 de Abril de 2002, e no dia seguinte eu fazia 21 anos, realmente não estava a ir para nova... 'Dasse!



Isto tudo para dizer: NÃO FAÇAM CASAMENTOS CHATOS, RAIOS! Aluguem uma disco night, um DJ à maneira e façam uma festa de jeito!

15 comentários:

Ana disse...

Odeio ir a casamentos, seja de amigos, família, conhecidos ou desconhecidos!Felizmente há já muito tempo que não tenho nada disso por estes lados!

É por essas e por outras que eu tenho assim uma espécie de "ódio de estimação" em relação á Igreja e muito dificilmente me apanham dentro de uma!

Bjs

Marta disse...

Ehhhh

É por essas e por outras que não vou à missa nem quero cá nada com essa gente! Irra! :)))
A casamentos até vou, quando conheço as pessoas, gosto, divirto-me! O ultimo que fui, há 15 dias, foi à tarde ( porreiro ), não houve missa, a cerimónia durou apenas 15m ( excelente ) e a noiva contratou 8 professores de salsa para animar a noitada! Fantástico, vês? :)

Topo de Gama disse...

Eu adoro casamentos! isto talvez porque sou um sem vergonha que nao tem problemas de assistir a missa, fora da igreja, ou até mesmo de aparecer na altura da comerzaina!! tenho alergias a padres, missas e afins...

Ahhhh e sair do casorio com uma moca do caneco!!! sem ter de pagar nem mais um centimo!! Maravilha! estou ansioso ke os meus amigos comecem a casar!! TODOS!

:D

bjins

Precious disse...

Parti-me a rir o teu post, Babe.
Também não gosto de casamentos e hoje em dia só vou às cerimónias de que não posso escapar ou das pessoas de quem gosto muito.

VF disse...

Pois que felizmente o meu grupo de amigos, amigos mesmo têm uma especie de urticária (espera um pouco deixa-me coçar um pouco) quando se fala em casamento (estou novamente a coçar-me) portanto não sou obrigado a ir a muitos casamentos (toca a coçar), ainda assim tenho um trauma de um dia de um casamento (tou a coçar-me), quando pedi em casamento (ai que comichão) publicamente a minha namorada de então.

Felizmente passou-me... já a comichão ficou!

Mulheka disse...

Detesto casamentos! A maior parte deles consigo baldar-me. As minhas últimas desculpas foram que estava a trabalhar aos fins-de-semana e que era impossível trocar, tinha nuita pena, bla bla bla mas que não podia ir.
Para infelicidade minha, este ano tenho 3 casamentos... de amigos meus que conhecem esta minha alergia e que já me avisaram: "Connosco não vão resultar as tuas técnicas de esquivanço".
Ainda por cima, dois deles são só com uma semana de diferença... isto é que vai ser um enjoo. Enfim, lá terei que fazer um esforço!

Anónimo disse...

Tb detesto casamentos. Já disse às minhas amigas que se quiserem que eu vá ao delas (que me parece no dia de S. nunca à tarde como o meu) tem de ser em Las Vegas com a viagem paga. nessas condições vou. ah pois que vou! :-D

Firehawk disse...

Amiga tenho tido casamentos hilariantes e muito porreiros. Normalmente eu e os amigos (somos sempre os mesmos mais coisa menos coisa) somos os animadores da coisa, seja ela pimba ou ultra sofisticada. Claro que já apanhei cada coisa...especialmente de família...mas a esses tendo escapar. Doenças, trabalho, tretas mil. Mas a verdade é que sábado tenho um e pela primeira vez estou com medo do que possa acontecer. Uam coidsa é certa...à pergunta do: E quando é que tu casas? Seguir -se á a resposta. E a senhora, quando é que morre?

Anónimo disse...

Pelo menos de uma coisa tenho a certeza, se o Céu realmente existe o teu lugar está garantido e uma vez que não estas a ir para nova é menos uma coisa com que te preocupares! :P
E concordo, os casamentos são uma seca!! O pessoal devia ter mais juízo.

Inês Almeida Lima disse...

Tenho tido muita sorte. Os casamentos a que tenho ido têm sido bastante divertidos. Tem-se comido bastante bem e dançado até já não poder mais!
Curiosamente acho que o pior de todos foi mesmo o meu! Não, não estou nada arrependida (ao fim de 21 anos), mas a lembrança do dia do meu casamento causa-me uma certa angústia.

Babe Certificada disse...

Ana, és como eu nesse aspecto. Fujo sempre que posso.
Em vez de "Noiva em fuga" é mais "Convidada em fuga".

Marta, felizmente que muitos dos noivos têm a percepção que nem todos se divertem nesses acontecimentos.

Topo, um gajo como tu tinha de encontrar alguma coisa positiva no casamento (na festa). E se não conheceres ninguém?

Miss Precious, só quando não se consegue evitar.

Vitor, serás então a versão masculina de "Noiva em fuga"?

Mulheka, o mal de partilharmos os nossos truques com os amigos é mesmo esse. Já sabem e não te deixam escapar.

Babe Certificada disse...

Kitty, Las Vegas não me chama, mas eu sempre disse que se me casar um dia, aluga-se uma quinta, de preferência com uma piscina ou um riozito, o pessoal vai todo informal, contrata-se um DJ à maneira e mainada!

Psyhawk, realmente se temos os nossos amigos lá, a coisa corre sempre melhor. Mau mau é não conheceres ninguém ou só teres familia à volta.

Belinha, diz lá se eu não sou um anjinho na terra?

Inês, foste uma das noivas stressadas que programa o casamento com 1 ano de antecedência e põe a familia maluca?

Inês Almeida Lima disse...

Nada disso. Abdiquei do que queria para fazer a vontade à minha mãe (e disso não me arrependo). Coitada, teve 5(!) filhas e eu fui a única que teve um casamento convencional (com vestido de noiva e almoço alargado para família e amigos). Como fui a última a casar senti-me nessa obrigação.
Ou seja, estava ansiosa que chegasse ao fim para me livrar daquilo tudo!
A escolha da data foi a mais próxima que nos deixaram (a primeira vez que falámos em casar foi em Junho e casámos a 1 de Novembro), não não estava grávida...
Os meus sogros estavam inconsoláveis por eu lhes estar a roubar o filhinho que eles achavam que nunca iria casar e iria ficar a tomar conta deles para o resto da vida (o meu marido é médico), por isso fizeram-nos um bocado a vida negra aos dois (a minha sogra chegou a dizer que não nos dava 5 anos... já vamos em 20!)
Por tudo isto, quando me lembro do dia lembro-me também de um certo clima que havia à volta do acontecimento e fico angustiada...

Gaja Boa 1 disse...

Nem me fales de casamentos.. Foda-se, não ganho pa mais nada...

Adiante...

Babe Certificada disse...

Gaja boa, aí está um aspecto que nem falei: o raio das prendas, caras como tudo!